Pular para o conteúdo principal

Ex-Assessor De Requião É Condenado A Prisão

Condenação atinge ex-funcionário da Casa Civil no governo Requião, Delcio Rasera,


Paraná - A Vara Criminal de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, condenou o policial civil Delcio Augusto Rasera a 20 anos e nove meses de prisão, além da perda do cargo, pelos crimes de quadrilha e diversas escutas ilegais. A sentença, que abrange outros denunciados além de Rasera, foi proferida com base em denúncia apresentada pelo Ministério Público do Paraná.
Rasera havia sido preso no início de setembro de 2006 por uma equipe da Promotoria de Investigação Criminal (PIC), atual GAECO, durante o período eleitoral, sob a suspeita de executar escutas ilegais (os chamados “grampos”) e de portar armas ilegalmente. No mesmo mês, o GAECO denunciou 12 pessoas à Justiça de Campo Largo, acusando-as dos crimes de quadrilha armada e de interceptação clandestina de telefones - sem a devida autorização judicial.
O esquema teria como mentor o policial civil Delcio Augusto Rasera, que mantinha uma empresa de investigação particular, onde atuavam dois de seus filhos. Na época, Rasera estava afastado da Polícia Civil para trabalhar na Casa Civil.
As investigações do MP-PR apontam que a quadrilha, além de fazer interceptações clandestinas de telefones, obtinha extratos de ligações clandestinas e dados pessoais de titulares, para o fim de interceptações, junto a pessoas que trabalhavam em empresas de telefonia. Foram apreendidos equipamentos eletrônicos, gravações e e-mails que comprovaram as interceptações perante a Justiça.
Na época em que o caso veio à tona, Rasera trabalhava na Casa Civil do governo Requião. Gravações obtidas pelo MP na ocasião apontaram que o policial negociava com empresas a compra de equipamentos para o Estado em nome do então governador Roberto Requião (PMDB), que disputava a reeleição. As ligações entre Rasera e Requião foram amplamente exploradas na campanha. A oposição acusava o policial de “grampear” adversários do governador a mando do peemedebista. Requião sempre negou as acusações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades

Era Uma Casa Muito Engraçada....

Richa dá posse a Fernando Francischini como secretário da Segurança Pública

Nova Gestão - O governador Beto Richa deu posse nesta segunda-feira (15/12) ao deputado federal Fernando Francischini como secretário estadual da Segurança Pública. É o primeiro nomeado para compor a equipe de governo na segunda gestão de Richa no Estado. Ele substitui a Leon Grupenmacher. Delegado licenciado da Polícia Federal, formado em Direito, com especialização em repressão ao tráfico de drogas e combate à lavagem de dinheiro, Francichini já participou da equipe de Beto Richa na prefeitura de Curitiba, como titular da primeira Secretaria Municipal Antidrogas do País. “Francischini é um profissional testado e aprovado. Por onde passou já demonstrou capacidade e muita competência”, disse o governador. “Agora, entra para nossa equipe com a determinação de dar continuidade ao trabalho de combate à criminalidade no Estado”, afirmou Beto Richa na solenidade de posse, que reuniu cerca de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O governador enalteceu o trabalho p