Pular para o conteúdo principal

Grandes Cidades Serão Beneficiadas Com Subsídio Para O Transporte Coletivo

Paraná - Cidades paranaenses com mais de 150 mil habitantes poderão ser beneficiadas com subsídio do Estado para o transporte coletivo, conforme texto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19/03). 

A proposta amplia a abrangência do projeto de lei enviado pelo governador Beto Richa ao legislativo propondo isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel usado no transporte público de sistemas integrados. O substitutivo foi apresentado pelo deputado estadual Ademar Traiano. 
O deputado justificou que a proposta anterior atenderia ao transporte público de Curitiba e cidades do entorno, e que agora o projeto passa a beneficiar as cidades de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, São José dos Pinhais e Colombo – as duas últimas já integradas à rede metropolitana da capital. 
O governador deu aval à mudança e ressaltou a importância da desoneração do ICMS. “Pela primeira vez na história do Paraná um governo propõe apoio aos municípios para reduzir o impacto do diesel no preço das tarifas. Esta foi uma solicitação que fiz ao Estado quando era prefeito, mas não fui atendido”, afirmou Richa. 
“O governador demonstrou grande sensibilidade ao ouvir as ponderações dos deputados e autorizar um substitutivo de amplo interesse social, que vai beneficiar com subsídio que pode deixar a tarifa de ônibus mais barata nessas cidades”, disse Ademar Traiano. “O critério adotado para aplicar a isenção do imposto é justo porque vai atender os municípios com grande fluxo de passageiros no sistema de transporte coletivo”. 
Com a mudança no texto, o governo estadual deixará de arrecadar cerca de R$ 30 milhões anuais, segundo estimativa da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). O Estado deverá compensar a perda de arrecadação em função das altas no preço dos derivados de petróleo já autorizadas pela Petrobras, que somam 10,7% no caso do óleo diesel. 
O substitutivo foi aprovado por unanimidade pelos membros da Comissão de Constituição e Justiça. “O substitutivo representa um importante benefício social e não altera a essência do projeto do Executivo, que foi mantido”, completou Traiano. O projeto segue para as comissões de Finanças, Fiscalização e Assuntos Metropolitanos antes de chegar ao plenário. 

PESQUISA - O secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, voltou a destacar a importância da realização de uma pesquisa sobre origem e destino dos passageiros que utilizam a Rede Integra de Transporte (RIT) na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo ele, o Estado pode dar apoio na realização do trabalho. 
Em reunião com os prefeitos de Pinhais, Luizão Goulart, que também é presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), e de Piraquara, professor Marquinhos Tesserolli, o secretário afirmou o governo estadual tem total interesse em apoiar medidas que ajudem a estabelecer o real valor da passagem de ônibus da RIT e oferecer esta informação para a sociedade. “Os maiores prejudicados com a desinformação são os cidadãos. Temos que evitar isto”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Traumann pede demissão

Política - A presidente Dilma Rousseff (PT) aceitou nesta quarta-feira (25) o pedido de demissão do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann. É o segundo ministro a deixar o governo Dilma em menos de uma semana. Traumann assumiu o cargo em janeiro de 2014. Desde 2012, porém, ele já atuava como porta-voz da presidência. Sua permanência na pasta sofreu desgaste nas últimas semanas quando um documento produzido pela Secom que avaliava erros e estratégias do governo se tornou público. Com informações doUOL. No documento, a Secom avaliava a comunicação do Palácio do Planalto como “errada e errática”. O documento vazou dois dias depois de manifestações contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) ter levado 2 milhões de pessoas em diversos Estados e cidades do Brasil. A demissão acontece no mesmo dia em que duas comissões da Câmara dos Deputados aprovaram um convite para que ele explicasse detalhes sobre o documento vazado. Um dos pontos que os deputado

Minons Cantando 'Eu Juro' - Meu Malvado Favorito 2

Beto Richa lidera pesquisa em todos os cenários

Política  - Pesquisa divulgada com exclusividade pela revista Ideias, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas apenas entre os eleitores de Curitiba, mostra o governador Beto Richa na liderança da disputa eleitoral em todos os cenários. A grande novidade nessas sondagens é Ratinho Jr, do PSC, que ao ser incluído no rol de candidatos aparece em segundo lugar, logo atrás de Beto Richa e superando por boa margem a candidata do PT, Gleisi Hoffmann, e o senador Requião, do PMDB. Ratinho Jr já declarou que não será candidato a governador e que apoia a reeleição de Beto Richa, do qual é secretário de Desenvolvimento Urbano. Em confronto direto, Beto Richa vence Gleisi Hoffmann por 43,58% a 37,86%. CENÁRIO 1 Beto Richa- 26,26% Ratinho Junior – 25,19% Gleisi Hoffmann – 19,64% Requião – 13,01% Joel Malucelli -3,81% Não sabe – 6,46% Nenhum – 5,63% CENÁRIO 2 Beto Richa – 35,87% Gleisi Hoffmann – 28,33% Requião – 16,57% Joel Malucelli – 5,63% Não sabe -7,37% Nenhum – 6,21% CENÁRIO 3 Beto Richa