Pular para o conteúdo principal

Nova Tentativa Do PT De Controlar Meios De Comunicação É Autoritária, Critica Otavio Leite

Brasília – Autoritarismo. Com essa palavra, o deputado Otavio Leite (RJ) resume a tentativa incansável do PT de controlar os meios de comunicação. Defendida há anos pelos petistas, a aprovação de um novo marco regulatório da mídia é vista pelo tucano como uma forma incompatível com o modelo democrático. A proposta não é aceita nem pelo principal aliado do partido, o PMDB.Uma resolução do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores divulgada no último sábado (02) convoca a militância a iniciar uma campanha de coleta de assinaturas para propor um projeto de iniciativa popular a favor do controle da mídia. A proposta, no entanto, não foi acatada nem mesmo pelo PMDB, que 24 depois aprovou moção informando que fará a “defesa intransigente da liberdade de imprensa.” A informação é do jornal “Folha de S.Paulo”.
A proposta do PT de controlar a imprensa é a reafirmação da sua vocação autoritária, frisou Otavio Leite. Para ele, a liberdade de opinião é imprescindível para a vida democrática. De acordo com o deputado, quando houver excesso é preciso buscar no Judiciário a reparação de danos. “A insistência nessa direção demonstra, mais uma vez, que o PT é mais partidário de um estado totalitário do que democrático”, apontou.
O PSDB comandará a Comissão de Ciência e Tecnologia em 2013. O líder da bancada na Câmara, Carlos Sampaio (SP), afirmou que uma das prioridades da legenda à frente do colegiado é evitar a aprovação de qualquer proposta na direção apontada pelo PT. Leite destacou a importância de manter o tema em pauta por considerar inaceitável limitar a informação.
“A liberdade de imprensa é um pressuposto básico. O PT quer estabelecer mecanismos de domínio dos meios de comunicação, o que é incompatível com a liberdade democrática”, concluiu.

Resposta ao PT
→ Numa das moções aprovadas na convenção do último sábado (2), o PMDB informou que fará a “defesa intransigente da liberdade de imprensa”. Fez isso 24 horas depois de o diretório nacional do PT ter aprovado resolução a favor da colega de assinaturas para um projeto de regulação da mídia.
→ Signatário da moção do PMDB, o deputado baiano Lúcio Vieira Lima não deixou dúvidas quanto à intenção do texto. Trata-se de uma resposta ao pseudoaliado PT. “Não podemos permitir que uma agremiação defenda o cerceamento da liberdade de imprensa. A sociedade é devedora da imprensa, que é peça fundamental na democracia. Essa moção é em defesa do Brasil”, disse.
→ “O PT se associará à campanha por um projeto de lei de iniciativa popular em favor de um novo marco regulatório das comunicações”, diz o texto, aprovado em reunião do partido em Fortaleza. No governo Lula, o ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins chegou a elaborar um projeto sobre o tema, mas Dilma decidiu não levar o debate para frente.



Do Portal do PSDB na Câmara

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Traumann pede demissão

Política - A presidente Dilma Rousseff (PT) aceitou nesta quarta-feira (25) o pedido de demissão do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann. É o segundo ministro a deixar o governo Dilma em menos de uma semana. Traumann assumiu o cargo em janeiro de 2014. Desde 2012, porém, ele já atuava como porta-voz da presidência. Sua permanência na pasta sofreu desgaste nas últimas semanas quando um documento produzido pela Secom que avaliava erros e estratégias do governo se tornou público. Com informações doUOL. No documento, a Secom avaliava a comunicação do Palácio do Planalto como “errada e errática”. O documento vazou dois dias depois de manifestações contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) ter levado 2 milhões de pessoas em diversos Estados e cidades do Brasil. A demissão acontece no mesmo dia em que duas comissões da Câmara dos Deputados aprovaram um convite para que ele explicasse detalhes sobre o documento vazado. Um dos pontos que os deputado

Minons Cantando 'Eu Juro' - Meu Malvado Favorito 2

Beto Richa lidera pesquisa em todos os cenários

Política  - Pesquisa divulgada com exclusividade pela revista Ideias, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas apenas entre os eleitores de Curitiba, mostra o governador Beto Richa na liderança da disputa eleitoral em todos os cenários. A grande novidade nessas sondagens é Ratinho Jr, do PSC, que ao ser incluído no rol de candidatos aparece em segundo lugar, logo atrás de Beto Richa e superando por boa margem a candidata do PT, Gleisi Hoffmann, e o senador Requião, do PMDB. Ratinho Jr já declarou que não será candidato a governador e que apoia a reeleição de Beto Richa, do qual é secretário de Desenvolvimento Urbano. Em confronto direto, Beto Richa vence Gleisi Hoffmann por 43,58% a 37,86%. CENÁRIO 1 Beto Richa- 26,26% Ratinho Junior – 25,19% Gleisi Hoffmann – 19,64% Requião – 13,01% Joel Malucelli -3,81% Não sabe – 6,46% Nenhum – 5,63% CENÁRIO 2 Beto Richa – 35,87% Gleisi Hoffmann – 28,33% Requião – 16,57% Joel Malucelli – 5,63% Não sabe -7,37% Nenhum – 6,21% CENÁRIO 3 Beto Richa