Pular para o conteúdo principal

Razão Ou Emoção?



O dilema que cada um vive diariamente é sempre o de se deixar levar pela razão ou pela emoção. Não que a resposta óbvia seja diferente da “razão”, mas sabe-se que seres humanos são seres imprevisíveis com o livre arbítrio e, por mais que pareça lógico ou óbvio, nem sempre o movimento que se escolhe reflete a coerência do contexto, para todos.
Então é certo afirmar que muitas vezes uma ação que parece não ter sentido, na verdade faz todo o sentido quando percebida como emocional. Porém igualmente há a razão: àquela que se refere à emoção.
Sem a pretensão de ser uma avaliação psicológica, na verdade este dualismo que cada pessoa vive é um fato incontestável e que sempre põe a prova o que a pessoa é e faz.
É comum se ter conceitos pré-estabelecidos como: se você é muito duro, rígido ou organizado então é racional, se você conversar mais com as pessoas, sabe o contexto que elas estão e sempre está aberto a apoiar então é você é emocional.
Nada é bem assim, seria muito “ortodoxo” porque nada é tanto ao norte ou a sul. 
A confusão se dá não pelo que as pessoas são, mas como as outras pessoas as percebem. 
As pessoas não são necessariamente como você as percebe. E isso não é ruim, é, na verdade, humano.
Não é problema, por exemplo, ser exigente ou não ser, tudo depende do contexto, e de como os seus movimentos refletem no resultado do que você está fazendo.
No mundo dos negócios, o bom senso deve prevalecer. Ninguém poderá lhe definir qual é a “receita de bolo” para você se movimentar ou para atuar coerentemente. 
Você tem a responsabilidade em entender o que traz equilíbrio para as situações que você mesmo atravessa e por conseqüência, estar ciente dos seus movimentos e das conseqüências que eles geram. 
Usar a razão ou a emoção não faz você ser mais ou menos profissional, mas ter o bom senso em equilibrar isso é que faz você um profissional melhor.
Busque o seu entendimento. Cada um é único e, como uma impressão digital, o que cada um é, não se repete.
Você deve a si mesmo este movimento. Então nunca iniba esta auto-avaliação. Se perceba, assim você perceberá mais os outros e como você os afeta.
Se for complicado, não desista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro

Era Uma Casa Muito Engraçada....