Pular para o conteúdo principal

Granizo causa estragos em todo o Paraná. Foz decreta emergência

Paraná - Foz do Iguaçu decretou estado de emergência na manhã desta terça-feira. A medida foi tomada por causa das fortes chuvas de granizo durante a madrugada, que afetaram pelo menos duas mil pessoas no município. Segundo relatório da Defesa Civil estadual, pelo menos 500 casas foram danificadas pelo temporal.
Além de Foz, outros dois municípios, em pontos diferentes do estado, também decretaram situação de emergência. O caso mais grave é de Goioxim, na região de Guarapuava. A Defesa Civil estadual estima que 2,5 mil pessoas tenham sido afetadas pelo granizo no município – quase um terço da população. Segundo a prefeitura, há a possibilidade de decretar estado de calamidade pública na cidade.
Já em Nova Esperança, no Noroeste, 300 casas foram danificadas pelo granizo, atingindo 1,2 mil pessoas. A cidade decretou estado de emergência.
Em todo o estado, pelo menos 6.870 paranaenses foram afetados pelas chuvas na madrugada. Além do granizo, vendavais danificaram cerca de 160 casas nas cidades de Ampére, Capanema e Planalto, no Sudoeste. Cinco pessoas ficaram feridas.
Pela manhã, seguiu chovendo forte em todo estado. Em Londrina, a estação meteorológica do Simepar registrou queda de 24,8 milímetros em apenas uma hora. A Defesa Civil deve lançar novo relatório por volta do meio dia.
Em Foz, as ocorrências mais graves foram registradas na região sul da cidade. Segundo a prefeitura, o atendimento aos desabrigados está sendo realizada na Escola Municipal Adele Zanotto, antigo CAIC Porto Meira. As aulas na região foram suspensas e as merendeiras das escolas municipais foram deslocadas para preparar refeições para os desabrigados.
Uma edificação em construção de cerca de quatro andares chegou a desabar por causa da chuva, no início da noite. Ninguém ficou ferido.
A prefeitura informou, também, que está realizando um levantamento aéreo da situação para avaliar se deve ou não decretar estado de calamidade pública. A maior preocupação, no momento, é a aquisição de lonas para as famílias desabrigadas – o estoque da cidade está zerado. Equipes foram deslocadas para adquirir material em cidades vizinhas.
O Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) está recebendo doações para os desabrigados. São necessários colchões, roupas, cobertores e lonas. As doações estão sendo recolhidas em três sedes do Provopar em Foz, no Centro, no Jardim São Paulo e na Vila C, além do Barracão da Solidariedade, no bairro Campos do Iguaçu.Previsão
Nas próximas horas, o tempo deve continuar instável. Segundo o Simepar, há risco de mais chuvas de granizo na região norte do estado, enquanto no sul os temporais devem continuar intensos. Regiões que sofrem com problemas constantes de alagamento devem ficar em estado de alerta, pois há risco de subida rápida nos níveis dos rios e córregos.

telhado fozfoz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Romanelli é o novo líder do Governo

Paraná - Na reunião com o secretariado, que acabou agora há pouco no Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa (PSDB) anunciou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), como novo líder do governo na Assembleia Legislativa. Romanelli e o atual líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB) acompanharam a reunião que demorou três horas. Romanelli vai para seu quarto mandato no legislativo paranaense e já ocupou o posto no governo de Roberto Requião (PMDB). “É claro que me sinto horando com o convite e com a nova missão. Sei também que estamos vivendo uma conjuntura difícil no plano estadual e federal, mas temos que trabalhar forte para enfrentar os ajuste que a economia está apresentando”, disse.

Pente-fino em benefícios deve economizar R$ 1,6 bi por ano facebook twitter google

Um pente-fino feito pelo governo federal demonstrou mais uma vez a irresponsabilidade da gestão de Dilma Rousseff com o dinheiro público. Após analisar os 87.517 benefícios de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez concedidos há mais de dois anos por ordem judicial, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) cancelou 73.352 auxílios, ou 84% dos casos, após descobrir, por meio de perícia, que essas pessoas eram saudáveis e não necessitavam do benefício. O governo ainda cassou os pagamentos a outras 11.502 pessoas que não compareceram à reavaliação. As informações são de matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (13). À reportagem da Folha, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, lamentou a negligência do governo Dilma com os recursos públicos. “Isso caracteriza um descontrole importante com o dinheiro público. Não havia regra nenhuma, ficou tudo solto. O governo anterior tratou isso como uma coisa natural. Não entendemos que isso seja u

Paraná Turismo - Buraco Do Padre

A Furna do Buraco do Padre é um dos mais belos atrativos naturais dos Campos Gerais, no estado do Paraná, Sul do Brasil. Está localizada dentro do Parque Nacional dos Campos Gerais, na borda leste da Bacia do Paraná, a aproximadamente 24 km a leste/sudeste da cidade de Ponta Grossa, distrito de Itaiacoca. É uma furna que ocorre no cruzamento de falhas geológicas e fraturas que cortam as rochas arenosas da Formação Furnas. Estas falhas e fraturas causaram erosão subterrânea do arenito. O acesso ao interior da furna se dá através do leito do Rio Quebra-Pedra, com a ocorrência de uma imponente cascata. Dentro do Buraco do Padre ocorrem notáveis exposições de arenitos da Formação Furnas, com suas típicas estratificações cruzadas e plano-paralelas.