Pular para o conteúdo principal

19 pessoas morrem em chacina em Osasco e Barueri nesta madrugada

do El País:

Brasil Cerca de 30 pessoas foram vítimas de ataques a bala na região metropolitana de São Paulo na noite desta quinta-feira, 13 de agosto, sem razão aparente. Os episódios, que fizeram desta a noite mais violenta do ano no Estado, aconteceram num intervalo de duas horas e meia, em dez pontos diferentes de Osasco e de Barueri.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, cancelou seus compromissos nesta sexta-feira e convocou o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, para definir uma força-tarefa para apurar os fatos. Em uma coletiva de imprensa nessa manhã, Moraes afirmou que a polícia trabalha com algumas teses de investigação sobre a série de mortes. Entre elas, a de que foi uma reação à morte de um homem da Guarda Civil, ocorrida há três dias, ou a de um policial militar, assassinado há uma semana. Também trabalha com a possibilidade de que seja um embate da “guerra do tráfico”. “Sejam ou não policiais [os assassinos], vamos atuar rapidamente para prender”, afirmou o secretário.
Com 19 mortos e nove feridos, segundo dados da Polícia Militar, a chacina começou às 20h30, em um bar de Osasco, no bairro Jardim Munhoz Júnior, próximo ao limite com Barueri. Quatro pessoas morreram no local e outras seis, no hospital, depois de receberem socorro. Ao programa Bom Dia São Paulo, da TV Globo, uma testemunha que não quis se identificar deu sua versão do ocorrido: “Chegaram dois carros com vários indivíduos, em frente ao bar. Não procuraram por ninguém. Chegaram aqui, bateram em todo mundo que eles viram e saíram correndo rapidamente”, disse.
As execuções, segundo os relatos anônimos, prosseguiram com novas investidas até as 22h em outras ruas de Osasco: Moacir Sales D’Ávila, Suzano, Vitantônio de Abril e Professora Sud Menucci e nas avenidas Eurico Cruz e Astor Palamin. A partir desse horário, a violência continuou em Barueri, cidade vizinha, onde uma pessoa foi morta na rua Carlos Lacerda às 22h15. Pouco mais de uma hora depois, dois homens foram baleados na rua Irene, enquanto tomavam bebida em um bar. Um vídeo da ação foi divulgado pelo Bom Dia Brasil, também da TV Globo. Ele mostra dois homens de capuz entrando em um bar em Barueri, rendendo as pessoas e depois atirando.
Parte dos feridos foi levada para o Hospital Municipal de Barueri e para o Hospital Geral de Itapevi, e as vítimas, ainda não identificadas, aguardam o início do processo de investigação que será conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). “Nunca vi uma noite com tantos mortos em São Paulo”, adiantou, espantado, um dos peritos da Polícia Civil. Várias equipes trabalharam de madrugada na investigação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.