Pular para o conteúdo principal

Com chefes de núcleos regionais, Richa faz balanço e destaca futuras ações

Paraná - O governador Beto Richa reuniu-se nesta segunda-feira (31), em Curitiba, com cerca de 350 chefes de núcleos regionais do Governo do Estado, em todo Paraná, para fazer um balanço da gestão e discutir o planejamento para os próximos anos.
Richa disse que o sucesso do governo depende da união de todos. “Assumi o compromisso de mudar o Paraná. É preciso lembrar da responsabilidade, da obrigação que temos com todos os paranaenses” disse ele, durante o encontro. Apesar dos resultados positivos das medidas de ajuste fiscal, Richa reafirmou que é preciso manter austeridade no planejamento das ações. “O resultado de nossas ações tem que aparecer na ponta. Temos que ser exemplo de administração ética, transparente, competente com resultados positivos em todas as regiões”, afirmou Richa.
O secretário chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, explicou que o encontro tem o objetivo de fazer um raio x das ações do governo e alinhar as estratégias. Esse é o maior evento do gênero já realizado no Estado, com participação dos secretários e de representantes de núcleos regionais da Educação, Saúde, Desenvolvimento Urbano, e de órgãos como Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

RESPOSTAS – A secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara, ressaltou que o evento ajuda a ter uma visão de unidade de gestão. “É importante para tiramos dúvidas e darmos mais velocidade nas ações de governo, gerando respostas para a sociedade em tempo mais curto”, afirmou.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, trata-se de uma oportunidade para trocar ideias. “O governo é muito grande e esta é uma oportunidade de ver como a estrutura está funcionando”, disse. O encontro é importante para criar padrões e verificar pontos de conflito e convergência na estrutura, de acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

AJUSTE – Em tom otimista, o governador ressaltou que o Paraná foi o primeiro Estado a fazer o ajuste fiscal e que será o primeiro a sair da crise. “O Paraná não é uma ilha, principalmente com o cenário de retração econômica e queda brutal de arrecadação em todas as esferas da administração pública por causa da crise financeira brasileira. Mas fizemos nossa lição de casa e isso vai permitir que possamos voltar a investir de R$ 3 bilhões a R$ 5 bilhões a partir do próximo ano”.
O governador afirmou que contribuíram para o ajuste recomposição de alíquota de impostos (como ICMS e IPVA), a redução das estruturas de cinco secretarias e corte de mil cargos em comissão. “Hoje somos o Estado com o menor número de cargos em comissão proporcionalmente ao número de servidores”, disse.
O Paraná, disse Richa, está conseguindo equilibrar suas contas em um momento em que outros Estados ainda estão tentando driblar as dificuldades financeiras. Atualmente seis estados não estão conseguindo honrar suas folhas de pagamento.

SOCIAL – Ao fazer um balanço do governo nos últimos quatro anos e meio, Beto Richa ressaltou a mudança na forma de administrar o Estado, com uma gestão aberta ao diálogo, tanto com a iniciativa privada quanto com os municípios. Ele também destacou o atual ciclo de investimentos, impulsionado pelo programa Paraná Competitivo, e os ganhos sociais promovidos nos últimos quatro anos. “Nenhuma administração se justifica se não melhorar a vida das pessoas”, disse, ao lembrar que o Paraná é o Estado com o segundo menor índice de desigualdade do País, segundo o IPEA.

INVESTIMENTO – Entre as ações com grande impacto social, Richa lembrou o recorde na entrega de casas populares, nos primeiros quatro anos de gestão, os investimentos na contratação de pessoal – 24 mil professores e 10 mil policiais – e o reajuste de 62% nos salários dos professores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aécio defende coerência e reforça necessidade de força política

Eleições - O candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves (PSDB), usou nessa sábado seu programa eleitoral para chamar o eleitor a comparar seu trabalho especialmente com o da ex-senadora Marina Silva (PSB), com quem disputa vaga em um eventual segundo turno das eleições. Segundo o tucano, já ficou claro que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) deu errado e que o brasileiro quer mudança, mas o presidenciável disse aos insatisfeitos que “não basta tirar o PT” do poder. “Para governar, para fazer acontecer, é preciso ter uma equipe sólida, ideias já testadas, e principalmente força política para fazer a mudança acontecer de verdade”, afirmou. Aécio citou nominalmente Marina e disse acreditar nas boas intenções da adversária, mas disse ter certeza de que o brasileiro quer uma “mudança sem risco”, para fazer tudo o que Dilma não fez. “Ninguém quer errar de novo.” O senador reforçou que “sem experiência, sem força política, o sistema engole as boas intenções”. Em tel...

Beto baixa imposto. PT quer a volta da CPMF

Paraná - “As diferenças entre o governo do PT e o governo do Paraná ficaram ainda mais claras hoje”, disse o presidente do PSDB, deputado Ademar Traiano, ao comentar o anúncio do pacote de medidas anticrise, divulgado hoje pelo governador Beto Richa. “Enquanto o governo Dilma tenta ressuscitar a CPMF, o governo do Paraná anuncia a redução de impostos, criação de um fundo de combate à pobreza; apoio as pequenas empresas; mais crédito para o setor privado; a manutenção de incentivos fiscais as empresas e a antecipação do décimo-terceiro dos servidores,” enfatizou o presidente do PSDB. Traiano destacou nas medidas anunciadas a redução do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) que, a partir de agora, terá ônus menor para quem tem menos. “Muitas vezes a dor da perda de um ente querido é agravada por um problema financeiro criado por tributos decorrentes do legado. A partir de agora 55% dos contribuintes estarão isentos desse imposto e outros 40% terão redução. Apenas 5% (a...

PM Recupera Motos Roubadas

Paranacity/PR -Umas das primeiras apreensões aconteceu em Paranacity, a equipe policial militar do destacamento da cidade recuperou uma motocicleta furtada no dia 17 deste mês no mesmo município. A motocicleta se encontrava abandonada na Rua Estados Unidos do Jardim Elise, dentro de uma construção. O veículo foi encaminhado para a delegacia local para as providências cabíveis. A segunda apreensão foi realizada em Cruzeiro do Sul, equipes da polícia militar encontraram após solicitação da Polícia Civil, uma motocicleta abandonada em uma plantação de mandioca em ao lado de um cemitério da cidade. Ao ser consultado, tratava-se de um veículo furtado na cidade de Colorado na data de 13 deste mês. A motocicleta foi encaminhada para a delegacia de polícia de Paranacity para providências.