Maringá é uma cidade de economia diversificada, de um povo empreendedor que atua incansavelmente no desenvolvimento e na manutenção da qualidade de vida que ela proporciona aos seus moradores e encanta a todos que aqui chegam.
Os traços cortando as ruas no entorno das nascentes, as reservas de mata nativa que a fazem uma cidade diferente, sua gente hospitaleira e dinâmica, essa é Maringá.
Cidade onde os pioneiros chegaram com um sonho a realizar, e as gerações seguintes não deixam de participar e partilhar deste sonho.
Com urbanismo inovador, sua área urbana possui farta arborização, sendo uma árvore para cada quatro habitantes, totalizando uma média de 55m² de área verde por habitante.
Maringá é uma cidade progressista, boa para trabalhar e fazer negócios. E para quem não tem o privilégio de viver aqui, uma cidade que vale a pena conhecer.
Bosque Das Grevíleas: É popularmente conhecido como Bosque das Grevíleas, por possuir em seu interior somente uma espécie de árvore, a grevílea, numa área de 34.973 m².
É um local bonito e singular. Possui uma pista interna para cooper, ciclovia e local para ginástica, além de uma bela vista de bouganvílias que circundam o bosque, na qual floridas, enfeita o visual do local, que floridas, exibem um espetáculo de rara beleza.
Capela Madre Paulina: A Capela possui arquitetura no estilo americano na parte externa e europeu na interna. Foi doada pelo engenheiro Dr. Varcilei Just e inaugurada em 1998.
Catedral Nossa Senhora da Glória: Menor Nossa Senhora da Glória é símbolo da cidade pela arquitetura moderna e arrojada, projetada pelo arquiteto José Augusto Belucci e construída entre 1959 e 1972. Tem capacidade para 3.500 pessoas. A altura da construção é de 114 metros que somados aos 10 metros da cruz, totaliza 124 metros, com altura livre interna de 84 metros. Seus 16 vitrais - os 4 maiores, de quase 20 metros de altura, simboliza os quatro pontos cardeais, e os 12 menores de 12 metros de altura, lembra os 12 apóstolos, cuja autoria é de Lorenz Helmair, foram confeccionados em cristal francês, num jogo de luzes e cores em linhas abstratas, representando a história da criação, a queda do homem e sua caminhada para a salvação.Seus 16 vitrais, é criação de Lorenz Helmair, confeccionados em cristal francês.
Em seu interior, a Catedral abriga trabalhos dos artistas Zanzal Mattar e Conrado Mozzer. Uma escada com 466 degraus leva os visitantes a um mirante, onde encontrarão uma belíssima vista da cidade.
Os alicerces da catedral começaram a ser edificados em 1959 e a construção em concreto, com 5 mil metros cúbicos, ficou pronta para o aniversário de 25 anos de Maringá, em 10 de maio de 1972.
Calcula-se que foram usados 30.000 sacos de cimento, 600 toneladas de ferro, 3,6 mil metros cúbicos de areia, 4,1 mil metros cúbicos de pedra britada e quase 2 mil metros cúbicos de granito para o piso. Além disso, são 16 vitrais,
A primeira missa na catedral inacabada foi em 31 de dezembro de 1972, realizando-se a sua congregação no dia 3 de maio de 1981. O título de Catedral Basílica menos Nossa Senhora da Glória foi concedido em 21 de janeiro de 1982. A antiga catedral, em madeira, foi desmontada e teve as tábuas destinadas à construção de casas populares.
Espelhos d′água: O sistema permanente de iluminação com software exclusivo é composto por 202 projetores em LED instalados sobre as capelas e no topo, que possibilitam milhares de combinações e formas de apresentação. O sistema de projeção controlado por computador conta ainda com iluminação submersa e quatro fontes luminosas entre os três níveis de espelhos d’água.
São 4.708m² de espelhos d′água, sendo 26 metros de largura por 20cm de profundidade.
Comentários
Postar um comentário