Pular para o conteúdo principal

Preço da eletricidade no curto prazo cai com previsão de menor demanda

Brasil - O valor médio da energia no mercado de curto prazo, dado pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), caiu cerca de 20 por cento para a próxima semana, impactado por revisão em projeções de demanda por eletricidade no país nos próximos anos, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O PLD caiu para 649,96 reais por megawatt-hora (MWh) em todos os submercados para a próxima semana, ante 809,43 reais estabelecidos para esta semana, informou a entidade.
Os valores das cargas pesada, média e leve também recuaram entre 19 e 20 por cento.
Na manhã desta sexta-feira, a Aneel aprovou revisão para baixo da previsão de demanda de energia no Brasil até 2018. A agência já estimava que a revisão levaria a uma redução de cerca de 160 reais no PLD da próxima semana, o que acabou sendo confirmado pela CCEE.
Em seu sumário executivo semanal de operações, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que o maior impacto na redução dos preços foi a revisão da carga aprovada pela Aneel.
No documento, o ONS prevê estabilidade de chuvas da próxima semana no Nordeste, em relação à semana que está terminando, e recuo das afluências nas demais regiões.
O ONS ressalta que vem operando o sistema priorizando o uso de hidrelétricas das regiões Norte e Sul, além da usina de Itaipu, de modo a buscar a preservação dos reservatórios das usinas das cabeceiras dos rios Grande, Paranaíba e São Francisco.
Além disso, lembra o ONS, esses recursos vem sendo complementados pelo pleno acionamento do parque de termelétricas.
O ONS estima que, no fim de agosto, os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste estarão operando com 30,6 por cento da capacidade, ante os 33,83 por cento de armazenagem registrados na quinta-feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença Entre Lider E Politico

Março, 2011 , conhecido como Águas de Março, quando chuvas continuas atingiram alguns municípios do litoral paranaense, deixando muito estrago e também vitimas. Pontes desabaram, comunidades ficaram isoladas, ruas viraram rios, pedras e entulhos causaram quilômetros de estragos. Dezembro 2021/Janeiro 2022 ,  fortes temporais alagam cidades inteiras no sul da .Bahia, mais de 600mil pessoas afetadas Maio, 2024 , Rio Grande do Sul, passa por uma de suas maiores tragédias ambientais, mais de 55 mortos, 317 municípios atingidos pelas fortes chuvas. Estado de calamidade declarado. Semelhanças: Em 3 casos, 2011 Dilma sobrevoou, 2021 Bolsonaro foi passar férias em SC, passear de jet-ski e 2024 Lula, enquanto a primeira dama se divertindo no show da Madona, sobrevoa RS. E os governos dos estados? Bom, na Bahia, Rui Costa sobrevoou sobre a tragédia, o mesmo que Leite faz no RS em 2024... e no PR em 2011? O então governador, junto com a primeira dama, na época secretaria da assistência social nã

Carro bate em árvore, tomba e motorista morre

O Diário Paranacity/PR - Um homem de 46 anos morreu em um acidente na PR-494, em Paranacity, na tarde de sábado (6). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, ele conduzia um Fiat Palio Weekend Stile (placa de São João do Caiuá) quando, ao passar pelo quilômetro 6 da rodovia, perdeu o controle da direção em uma curva e bateu em uma árvore da margem esquerda. Com o choque, o veículo tombou. Segundo as equipes de resgate, o corpo da vítima ficou sob o automóvel. O acidente aconteceu por volta das 17h20. O motorista, identificado apenas pelas iniciais D.B., morreu no local.

Mudança No Tráfego BR-376

Paraná  - A partir desta quinta-feira (20), os motoristas que trafegarem pela BR-376, sentido Jandaia do Sul a Mandaguari, deverão acessar a pista da direita, na altura do quilômetro 213. De acordo com a concessionária Viapar, a mudança se deve ao ínicio das obras do Contorno de Mandaguari, que deverá desafogar o trânsito da cidade. Não há prazo para a conclusão do serviço.