Pular para o conteúdo principal

Senador Álvaro Dias propõe reforma do sistema federativo

Brasil - O senador Álvaro Dias (PSDB) esteve ontem em Paranavaí. Foi uma visita de agradecimento pela votação recebida no dia 05 de outubro e também para pedir votos ao presidenciável do seu partido, Aécio Neves. Falando sobre o trabalho legislativo, defendeu a reforma do sistema federativo. Segundo ele, única forma de equilibrar a relação entre os municípios, estados e a União.
Reeleito com 77% dos votos válidos, condição que valeu o posto de senador mais votado da história democrática (desde 1946), Dias afirmou que o desempenho aumenta a sua responsabilidade. 
O líder tucano se revelou feliz pelo fato de que a votação reflete o trabalho feito no Senado e lembrou que na eleição todo político se iguala em discursos e promessas. “O que vale é o serviço prestado e o povo entendeu a nossa participação”, reforça, agradecendo também a imprensa pela divulgação do seu trabalho.
O senador, que obteve 84% dos votos na região, disse em entrevista que está à disposição para defender a duplicação da BR-376, uma reivindicação antiga da comunidade e que vem mobilizando lideranças locais e regionais. “Tenho conhecimento, é uma bandeira nossa e vamos levar aos governos (estadual e nacional) para que possa ser atendida”. 
Ao abordar o tema, Dias aproveitou para lembrar que teria mais condições com a vitória do presidenciável Aécio Neves, do seu partido, o que pode significar mais recursos. Mas, não condiciona o trabalho e adverte para a importância de deputados e senadores da oposição. 
SISTEMA FEDERATIVO - Ao defender a reforma do sistema federativo, Dias lamentou que atualmente os prefeitos vão a Brasília “com pires na mão” e ficam dependendo do humor de governantes, nem sempre a fim de atender as reivindicações. 
Por isso, reitera, a reforma vai garantir que estados e municípios tenham a sua fatia dos recursos, sem implorar ou serem forçados a acordos políticos nem sempre favoráveis ao povo. “As pessoas vivem nas cidades e, por isso, o prefeito deve saber o quanto vai arrecadar”, define. 
Ao tratar das reformas, Álvaro Dias aproveitou para defender mais uma vez a candidatura de Aécio Neves. Entende que o senador mineiro tem mais condições para liderar as mudanças e criar um ambiente que acabe com escândalos, tais como o da Petrobras. 
O ex-governador do Paraná falou para uma plateia de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e admiradores da sua atuação parlamentar. Reiterando sua posição pela mudança, afirmou que há um aparelhamento do Estado, com distribuição de cargos e favores pela atual estrutura governista. 
O PESO DAS PESQUISAS - Ainda sobre as eleições presidenciais, Álvaro Dias foi questionado quanto à influência das pesquisas de opinião nos resultados dos pleitos. Disse que defende uma regulamentação, autorizando apenas a publicação de pesquisas 15 dias antes da votação. Segundo ele, o senador eleito por São Paulo, José Serra (PSDB), já teria se comprometido a apresentar o projeto.
Os participantes se referiam a duas pesquisas de grande repercussão nacional divulgadas na segunda e terça-feira, dando vantagem de quatro pontos para a candidata da situação, Dilma Rousseff (PT), empate técnico no limite da margem de erro. Dias apresentou o contraponto, lembrando que outras pesquisas divulgadas nesta semana dão vantagem para Aécio, por margem ainda maior.
No primeiro caso, o público fez referência à pesquisa Datafolha, que trouxe anteontem vantagem de Dilma com 52% dos votos válidos contra 48% de Aécio. Foi divulgada pela Folha de São Paulo. O Datafolha ouviu 4.355 eleitores anteontem em 256 municípios. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01160/2014. 
O segundo caso o senador citou a pesquisa do Instituto Veritá, encomendada pelo Jornal Hoje em Dia, do Grupo Record, divulgada anteontem. Nela, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, tem 53,2% dos votos válidos no segundo turno. Dilma Rousseff, do PT, aparece com 46,8%. Margem de erro de é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. Foram ouvidos 7.700 eleitores em 213 cidades de todos os Estados brasileiros, entre 17 e 20 de outubro.

Senador Álvaro Dias propõe reforma do sistema federativo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.