Paraná - O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), garantiu ontem que nenhuma escola estadual será fechada sem que a questão seja amplamente debatida com as comunidades envolvidas. Romanelli admitiu, ainda, que houve “inabilidade” do Núcleo Regional de Educação de Curitiba que comunicou a diretores o fechamento de escolas, sem que a questão tivesse sido discutida previamente com pais, alunos e professores. As informações são de Ivan Santos, do Bem Paraná.
“O governo não vai fechar escolas. Tem um estudo para debater com as comunidades escolares”, explicou o líder governista. Romanelli lembrou que o País vive uma crise econômica, e que por conta disso, muitas famílias devem transferir seus filhos de escolas particulares para o ensino público. “O Estado está se preparando para enfrentar esse drama”, disse, afirmando que a economia que será feita com as mudanças deve ser reinvestida na melhoria do sistema.
Romanelli lembrou que o governo já voltou atrás na decisão de fechar algumas escolas em cidades como Irati (Campos Gerais) e Maringá (Norte do Estado). E afirmou que no caso de Curitiba, há escolas que estão sediadas em imóveis alugados que precisam de reformas, mas que os proprietários se recusam a investir nos mesmos – daí a necessidade de realocação. “É claro que aqui em Curitiba houve uma inabilidade por conta do Núcleo Regional”, reconheceu o líder da bancada de situação na Assembleia.
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSC), anunciou que no próximo dia 4, a secretária da Educação, Ana Seres Trento Comin, vai até o Legislativo para debater o assunto. “O governador Beto Richa não quer fechar escola por fechar. Nada vai acontecer sem discussão nesta Casa”, assegurou.
Comentários
Postar um comentário