Pular para o conteúdo principal

Brigada garante retorno às aulas com segurança nas escolas estaduais

Paraná - Mais de 1 milhão de alunos da rede estadual de educação começam o ano letivo nesta segunda-feira (10) sabendo que estarão mais seguros dentro das escolas, ao longo de todo o ano. As escolas estaduais do Paraná receberam novos extintores e novas iluminações de emergência, dentro do Programa Brigada Escolar. Já foram formadas equipes de brigadistas, com no mínimo cinco pessoas, em todas as unidades, com o objetivo é passar informações sobre prevenção de riscos aos estudantes, professores e funcionários. Também já foram realizados treinamentos, com simulação de emergências. 
“O grande objetivo do programa é preservar a vida, fazer com que todas as pessoas fiquem em segurança. As brigadas escolares estão constituídas nos colégios e tudo isso faz parte de uma política pioneira no Brasil. É um investimento na segurança dos alunos”, afirma o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns.
Parceria entre a Secretaria da Educação, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar, o programa começou a ser desenvolvido em meados de 2012. 

Brigada Escolar garante retorno às aulas com segurança nas escolas estaduais. Foto: ANPr

15 MIL PESSOAS - Ao longo deste ano serão capacitados 15 mil funcionários e professores. Até agora, mais de 6 mil pessoas já foram capacitadas e são responsáveis pelo Plano de Abandono, que deve ser aplicado em casos de incêndio, explosão ou de outras situações em que seja necessário retirar a comunidade escolar das instalações.
O curso de brigadista tem duração de 60 horas, com aulas práticas e teóricas. Cada escola faz pelo menos uma simulação de risco por ano para treinamento do plano de abandono. Além disso, são 16 horas de curso presencial ministrado por bombeiros. No dia 17 de fevereiro vai começar um curso à distância para formar mais 2 mil professores dos 32 Núcleos Regionais de Educação dentro do Programa Brigada Escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença Entre Lider E Politico

Março, 2011 , conhecido como Águas de Março, quando chuvas continuas atingiram alguns municípios do litoral paranaense, deixando muito estrago e também vitimas. Pontes desabaram, comunidades ficaram isoladas, ruas viraram rios, pedras e entulhos causaram quilômetros de estragos. Dezembro 2021/Janeiro 2022 ,  fortes temporais alagam cidades inteiras no sul da .Bahia, mais de 600mil pessoas afetadas Maio, 2024 , Rio Grande do Sul, passa por uma de suas maiores tragédias ambientais, mais de 55 mortos, 317 municípios atingidos pelas fortes chuvas. Estado de calamidade declarado. Semelhanças: Em 3 casos, 2011 Dilma sobrevoou, 2021 Bolsonaro foi passar férias em SC, passear de jet-ski e 2024 Lula, enquanto a primeira dama se divertindo no show da Madona, sobrevoa RS. E os governos dos estados? Bom, na Bahia, Rui Costa sobrevoou sobre a tragédia, o mesmo que Leite faz no RS em 2024... e no PR em 2011? O então governador, junto com a primeira dama, na época secretaria da assistência social nã

Tradução Simultânea - Porta Dos Fundos

Charge