Pular para o conteúdo principal

Richa inaugura escola e faz balanço da Educação no início do ano letivo

Educação - “A Educação é um instrumento de emancipação humana e social e de construção da cidadania da pessoa”, afirmou o governador Beto Richa ao inaugurar, nesta segunda-feira (10), o Colégio Estadual Jardim Universitário, de Sarandi, no Noroeste do Paraná. O ato, com a presença do vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, marcou a abertura do ano letivo de 2014 para 1,3 milhão de estudantes da rede estadual de ensino em todo o Paraná. O prefeito de Sarandi, Carlos de Paula, professores e alunos também participaram da solenidade.
O governador afirmou que o Estado vai entregar 70 novas escolas até o final deste ano dentro do plano de obras da Secretaria da Educação, além de contabilizar centenas de ampliações e reformas. “São quase três mil obras de reforma, ampliação e construção de escolas espalhadas pelo Paraná”, afirmou Richa. Só ao longo de 2013 foram construídas e concluídas dez novas escolas, sendo que duas delas são Centros Estaduais de Educação Profissional, colégios que oferecerem cursos técnicos profissionalizantes gratuitos.
“Além da melhoria e aprimoramento da infraestrutura, para garantir mais conforto e segurança aos alunos e professores, aumentamos em 50% o salário do magistério estadual e atendemos a uma antiga reivindicação da categoria com a ampliação da hora-atividade”, ressaltou o governador Beto Richa.
Outro importante avanço foi em transporte escolar. Os repasses do governo estadual para as prefeituras aumentaram 200% em relação a 2010. Naquele ano foram R$ 28 milhões. Em 2013, foram repassados R$ 91 milhões para as prefeituras gerenciarem o serviço, que beneficia 250 mil estudantes em todo o Estado. Além disso, o repasse foi regularizado, em dez parcelas anuais. “Esses avanços comprovam a prioridade absoluta do nosso governo à educação”, afirmou Beto Richa. Houve também aumento de recursos para merenda escolar, que, além disso, passou a receber alimentos oriundos de agricultores familiares.
SARANDI - Governador Beto Richa, junto com o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, entrega o novo prédio do Colégio Estadual Jardim Universitário. Sarandi, 10.02.2014 - Foto Jonas Oliveira/ANPr

ESPECIAIS - O vice-governador Flávio Arns ressaltou ainda a iniciativa, pioneira no Brasil, de trazer as escolas especiais das Apaes e entidades parceiras para dentro da Rede Estadual de Ensino. Ele lembrou que primeira vez o ano letivo das escolas especiais começa com a garantia de ter os mesmos direitos e recursos que o governo destina às escolas regulares.
Em 12 de agosto de 2013 o governador Beto Richa sancionou a lei que instituiu o programa Todos Iguais Pela Educação, garantido apoio permanente às escolas especiais, o que deu segurança para as 413 instituições conveniadas que atendem aproximadamente 43 mil alunos com deficiência. “Este avanço representa uma luta de 40 anos que está sendo concretizada agora”, afirmou Flávio Arns.
Em 2013, foram destinados R$ 436 milhões às escolas de educação especial do Paraná, para melhorias e adequações nas instalações físicas e ações pedagógicas. Os recursos são para investimentos em pessoal como diretores, professores, pedagogos e demais profissionais de educação; para custeio administrativo e infraestrutura, equipamentos, reformas, merenda escolar, além de ônibus para o transporte.

NOVA ESCOLA – O governador afirmou que o novo prédio do Colégio Estadual Jardim Universitário, de Sarandi é o exemplo de uma estrutura mais funcional, moderna e segura, que vai atender as necessidades dos alunos, professores e profissionais de ensino.
O prefeito de Sarandi, Carlos de Paula, lembrou que somente com recursos municipais não é possível construir uma escola com essa estrutura. “Os alunos tinham que sair de ônibus, passar por uma rodovia de grande fluxo e agora pais e alunos têm mais tranquilidade e com essa estrutura, poderemos avançar ainda mais em Sarandi”, disse.
A escola recebeu R$ 3,2 milhões em investimentos do Governo do Estado. Até então, o colégio funcionava em prédio alugado, somente pela manhã e tinha 400 alunos. Com a nova estrutura, o ano começa com 800 alunos já matriculados, de acordo com o diretor colégio, Juliano Castro Gabriel. “Com toda essa estrutura, os professores e os alunos estão mais motivados e isso reflete na qualidade de ensino, aumentando o nível de aprovação e diminuindo a evasão escolar”, ressaltou o diretor.
O novo colégio foi construído em uma área de 3.400 metros quadrados e conta com 20 salas de aula, salas administrativas, laboratórios de Química, Biologia e Informática, cozinha, depósito e refeitório. Para Maria Luiza de Brito do Nascimento (14), estudante do primeiro ano do ensino médio, o novo prédio equipado com laboratórios vai ajudar na aprovação do vestibular. “Aqui tem laboratórios bem equipados e é pertinho da minha casa. Antes tinha que pegar ônibus e acordar bem mais cedo”.
A nova estrutura também foi aprovada pela aluna Telma Cristina Silva Carvalho, também estudando do 1 ano do ensino médio. “Agora temos uma coisa que é nossa”, afirma. O prédio tem banheiros adaptados para alunos com necessidades especiais, elevador e rampa, pista tátil e corrimão para alunos cegos, além de saídas de emergência.
Também participaram do evento os deputados estaduais Evandro Junior, Dr. Batista e Wilson Quinteiro.

SARANDI - Governador Beto Richa, junto com o vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, entrega o novo prédio do Colégio Estadual Jardim Universitário. Sarandi, 10.02.2014 - Foto Jonas Oliveira/ANPr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...