Pular para o conteúdo principal

Richa abre colheita nacional da soja, Paraná terá a maior produção da história

Paraná - O Paraná iniciou a colheita da safra de grãos de verão 2013/14 com a perspectiva de uma safra recorde de soja. O clima colaborou, os produtores apostaram no grão e o resultado aponta para uma colheita de 16,4 milhões de toneladas, a maior da história do Paraná, superando o volume recorde atingido no ano passado quando foram colhidas 15,83 milhões de toneladas de soja no Estado.
O governador Beto Richa participou neste sábado (1°) da abertura oficial da colheita nacional da safra de soja 2013/2014, na Fazenda Boa Sorte, município de Quarto Centenário, região Centro-oeste do Estado.
"É um grande evento que marca o início da colheita nacional da soja, um dos produtos rurais que fortalecem a economia brasileira, criando oportunidades e renda aos nossos agricultores e riquezas para o Paraná", disse Beto Richa, acompanhado do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
Ambos também participaram na sexta-feira (31/01), no mesmo local, da abertura do Fórum Soja Brasil “Logística da Safra 2013/2014 – Grandes desafios e poucos avanços”. O Fórum Soja Brasil e a abertura da colheita é uma ação da Aprosoja Brasil e do Canal Rural com coordenação técnica da Embrapa, consultoria de Safras & Mercado e apoio local da Aprosoja Paraná e das prefeituras municipais de Goioerê e Quarto Centenário. "Parabenizo os agricultores pelo empenho em produzir uma quebra de produção recorde e reafirmar o compromisso do Governo do Estado no apoio ao agricultor paranaense", destacou Richa.
Governador Beto Richa, acompanhado do secretario da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, de produtores e demais autoridades, participa da abertura oficial da colheita da safra de soja 2013/2014, no município de Quarto Centenário, Centro-Oeste do Paraná, na sede da fazenda Boa Sorte.Quarto Centenário, 01/02/2014.Foto: Antonio Costa/ANPr,Governador Beto Richa, acompanhado do secretario da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, de produtores e demais autoridades, participa da abertura oficial da colheita da safra de soja 2013/2014, no município de Quarto Centenário, Centro-Oeste do Paraná, na sede da fazenda Boa Sorte.Quarto Centenário, 01/02/2014.Foto: Antonio Costa/ANPr

APOIO - O Paraná é o segundo estado produtor de soja e o primeiro em produtividade do País: 3.380 quilos por hectare. Richa destacou que o governo estadual caminha ao lado das instituições, cooperativas, sindicatos e produtores rurais para promover o aumento da produção e o fortalecimento do setor.
"O Estado não fica paralizado e faz a sua parte, toma medidas para incentivar a produção no campo e melhorar a infraestrutura de transporte e logística que continuam sendo o gargalo da soja e do agronegócio brasileiro", destacou Richa. Ele lembrou de investimentos como o programa de recuperação de estradas rurais, as Patrulhas do Campo, a recuperação de 12 mil quilômetros da malha viária do Estado com investimentos de R$ 840 milhões, e da parceria com as concessionárias em obras de duplicação de rodovias em todo o Anel de Intergração.
Richa ainda destacou melhorias no Porto de Paranaguá, como as dragagens e compra de novos equipamentos para embarque e desembarque de mercadorias. "O porto bateu recordes de movimentação de cargas por três anos consecutivos, entre 2011 e 2013. Temos que dar condições de escoamento e exportação dos grãos produzidos no Paraná e no país", afirmou o governador. Paranaguá vai escoar cerca de 25% das exportações nacionais de soja, o que equivale a 10 milhões de toneladas do grão.
"Os produtores de soja são organizados e o governo está em permanente diálogo com o setor para congregar o sentimento dos agricultores. A produção de soja ajuda a construir os municípios", afirmou Ortigara.
O presidente da Aprosoja do Brasil, Glauber Silveira, apontou que o Paraná tem uma grande importância no setor, responsável por 25% da produção agrícola nacional. "O produtor paranaese é guerreiro e faz a diferença na produção. Basta olhar para este Estado e ver a pujança do agronegocio no Paraná", disse Silveira.
Sobre os investimentos do governo, o presidente da Aprosoja afirmou que conhece alguns projetos em execução como a retomada do programa de distribuíção de calcário aos produtores e as melhorias no Porto de Paranaguá. "O Governo do Paraná tem diversos programas fundamentais para o agricultor, fez melhorias fantásticas na infraestrutura e busca avançar de acordo com o crescimento do Estado", afirmou Silveira.
Participaram da solenidade, a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman; osecretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller; o senador da República, Sérgio Souza; deputados federais e estaduais; o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino; o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Mounir Chaowiche.
O encontro reuniu também produtores, pesquisadores, líderes e autoridades do agronegócio brasileiro.

Governador Beto Richa, acompanhado do secretario da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, de produtores e demais autoridades, participa da abertura oficial da colheita da safra de soja 2013/2014, no município de Quarto Centenário, Centro-Oeste do Paraná, na sede da fazenda Boa Sorte.Quarto Centenário, 01/02/2014.Foto: Antonio Costa/ANPr,Governador Beto Richa, acompanhado do secretario da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, de produtores e demais autoridades, participa da abertura oficial da colheita da safra de soja 2013/2014, no município de Quarto Centenário, Centro-Oeste do Paraná, na sede da fazenda Boa Sorte.Quarto Centenário, 01/02/2014.Foto: Antonio Costa/ANPr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Em Três Anos E Meio Foram R$ 1,7 bilhão em obras nas estradas pedagiadas

Paraná - A verdade tem que ser dita. Foi com Beto Richa que as obras do pedágio foram retomadas, depois de suspensas na administração anterior devido a desentendimentos entre o então governador e as concessionárias. O governo Beto Richa não desistiu de nenhuma ação judicial e a relação entre governo e as empresas de pedágio é estritamente comercial, com objetivo claro de beneficiar o Paraná e seus habitantes e fazer valer o interesse público. No governo Beto Richa, os investimentos das concessionárias nas rodovias somam, hoje, R$ 1,7 bilhão. BR-277: duplicação de Medianeira a Matelândia - concluído Duplicação de Matelândia a Ramilândia – obras previstas para esse ano BR-376: contorno de Campo Largo – já entregue  Prosseguem obras de duplicação de 231 quilômetros da Rodovia do Café de Ponta Grossa a Apucarana Duplicação de Mandaguaçu a Nova Esperança – será executado a partir do ano que vem Contorno de Mandaguari - em obras BR-369: duplicação de Apucarana a Jandaia - e...