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Viapar Anuncia R$ 1 Bilhão Em Investimentos

Paraná - Uma série de obras de grande porte está programada para os próximos anos em várias regiõesA VIAPAR planeja investir, nos próximos 9 anos, R$ 1 bilhão em obras diversas ao longo de sua malha nas regiões norte, noroeste e oeste do Paraná. O montante prevêduplicações em vários trechos, construção de contornos, implantação de terceiras faixas, vias marginais, interseções, restaurações e outras melhorias.
Só em 2012 os recursos somam R$ 117,8 milhões, parte dos quais destinada à construção do contorno de Mandaguari (que terá 10 quilômetros de pista dupla), da duplicação da BR-376 entre Jandaia do Sul e Apucarana, da duplicação de trecho da BR-376 próximo a Iguatemi (município de Maringá) e restaurações.
“A maior obra rodoviária do Paraná, no momento, é da VIAPAR”, comenta o presidente da empresa, Marcelo Machado, referindo-se ao contorno de Mandaguari - que vai retirar o tráfego rodoviário de dentro da cidade.
Segundo ele, o aporte de R$ 1 bilhão se soma a outros R$ 500 milhões que a concessionária já investiu desde 1998, quando assumiu o Lote 2 do Anel de Integração do Paraná.

Seis trechos, em várias regiões, serão duplicados

O QUE ESTÁ PROGRAMADO 
- Restauração em toda a malha.
- Duplicações:
BR-376 (Jandaia do Sul-Apucarana) – 2012/2013
BR-317 (Floresta-Peabiru) – 2014/2015
BR-158 (Peabiru-Campo Mourão, incluindo contorno de Peabiru) – 2015
BR-376 (Mandaguaçu-Nova Esperança) – 2015/2016
BR-369 Sul (Campo Mourão-Mamborê) – 2017/2018
BR-369 Sul (Ouro Verde-Cascavel) – 2017/2018



- Contornos:

Mandaguari – 2012/2013/2014
Arapongas – 2015/2016
Norte de Maringá – 2018
- Implantações:
18km de terceiras faixas na BR-376, entre Nova Esperança e Paranavaí – 2017
49km de vias marginais em vários municípios – 2015/2016/2017
18 novas interseções na BR-376 e 8 na PR-444 – 2016/2017
Barreira rígida e alargamento de pista em toda a PR-444 – 2016/2017

- Correção geométrica 5km na PR-444 – 2016/2017

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