Pular para o conteúdo principal

Fotografia É Memória...

Na fotografia encontra-se a ausência, a lembrança, a separação dos que se amam, as pessoas que já faleceram, as que desapareceram ou de momentos que marcaram...
Para algumas pessoas fotografar é de extrema paixão, de dar imortalidade ha algo que já existe, já para outras é a necessidade de prolongar o contato, a proximidade é o desejo que o vínculo persista.
A fotografia captura um instante, põe em evidência um momento, ou seja o tempo que não para de correr e de ter transformações. Ao olhar uma fotografia é importante valorizar o tempo em que o objeto foi clicado e o presente em que se admira a imagem, porém a ocasião fotografada é capaz de conter o antes e o depois.
Confia-se, portanto, na capacidade da câmera fotográfica para guardar os instantes que se consideram valiosos. Tirar fotografias ajuda a combater o nada, o esquecimento.
Para recordar é necessário reter certos fragmentos da experiência e esquecer o resto. São mais os instantes que se perdem e os que podemos conservar. De acordo com Strelczenia: "A memória se premia recordando, fazendo memorável; se castiga com o esquecimento".
Fotografar-se para recordar, por que os acontecimentos terminam e as fotografias permanecem, porém não sabemos se esses momentos foram significativos em si mesmos ou se tornaram memoráveis por terem sido fotografados.
Á memória e constitutiva da condição humana, desde de sempre temos nós ocupado em produzir sinais que permaneçam mais além do futuro, que sirvam de marca da própria existência e que lhe deem sentido, a fotografia traz consigo mais daquilo do que se vê. Ela não somente capta as imagens do mundo, mas pode registrar o tudo expressão que tudo se resume, a vida.
Por meio da fotografia descobre-se a capacidade de obter emoções, que estão escondidas na memória, significados para o observador, ferem, atravessam e que mexem com sua interpretação, sendo possível também descobrir e obter novas significações que naqueles momentos não estavam explícitos. 
Fotografar é mais que uma emoção imortalizada é uma arte.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença Entre Lider E Politico

Março, 2011 , conhecido como Águas de Março, quando chuvas continuas atingiram alguns municípios do litoral paranaense, deixando muito estrago e também vitimas. Pontes desabaram, comunidades ficaram isoladas, ruas viraram rios, pedras e entulhos causaram quilômetros de estragos. Dezembro 2021/Janeiro 2022 ,  fortes temporais alagam cidades inteiras no sul da .Bahia, mais de 600mil pessoas afetadas Maio, 2024 , Rio Grande do Sul, passa por uma de suas maiores tragédias ambientais, mais de 55 mortos, 317 municípios atingidos pelas fortes chuvas. Estado de calamidade declarado. Semelhanças: Em 3 casos, 2011 Dilma sobrevoou, 2021 Bolsonaro foi passar férias em SC, passear de jet-ski e 2024 Lula, enquanto a primeira dama se divertindo no show da Madona, sobrevoa RS. E os governos dos estados? Bom, na Bahia, Rui Costa sobrevoou sobre a tragédia, o mesmo que Leite faz no RS em 2024... e no PR em 2011? O então governador, junto com a primeira dama, na época secretaria da assistência social nã

Tradução Simultânea - Porta Dos Fundos

Charge