Pular para o conteúdo principal

Globo vai brincar com a própria imagem em 'Tá no Ar'

Quem tem menos de 30 anos poderá ver, pela primeira vez na vida, um comercial sendo satirizado na tela da Globo. O feito é um dos ingredientes do novo humorístico da casa, Tá No Ar: A TV na TV, que estreia nesta quinta-feira, 10, às 23h30. Concebido a partir de uma ideia de Marcius Melhem e desenvolvido pelo próprio, em parceria com Marcelo Adnet e o diretor Maurício Farias, o programa promete derrubar tabus criados em boa parte pelo surgimento de tantas militâncias em torno do que é politicamente correto ou não e pelas amarras da classificação indicativa.
Mas o veto ao deboche a marcas que ajudam a pagar as contas da casa no intervalo, por exemplo, era pura obra de autocensura, o que parece estar em franca e bem-vinda decadência na emissora. Ponto alto no velho e bom TV Pirata, a sátira a filmes publicitários foi liberada novamente, enfim, a começar pela propaganda da carne 'Fribode'. No lugar de Tony Ramos, garoto-propaganda do comercial original, estará Toni Tornado, o 'seu Toni'.
"A gente criou o programa sem nenhum tipo de censura, da nossa cabeça. Às vezes a gente dizia: 'acho que estamos passando do limite', para depois concluir que não tem problema, 'vamos passar'. A gente pode até errar a mão aqui ou ali, mas, no todo, estamos numa missão importante, de expandir as fronteiras do humor, pra fazer coisas que não sejam todas iguais, que sejam mais empolgantes, mais vivas", diz Adnet ao jornal O Estado de S.Paulo.
Também era obra de autocensura outro tabu que cai no programa de hoje: lá estará uma imitação rápida de Silvio Santos, por Adnet, claro. Não quer dizer que todo e qualquer nome de outro canal venha a ser satirizado na Globo. "O Silvio Santos é quase uma licença poética", explica Melhem. "É uma piada, ele fala 'o que é que eu tô fazendo aqui?'." Adnet vai além: "É preciso abraçar o mundo como ele é. O Silvio Santos é o maior comunicador do País, talvez da América Latina. Temos que abraçar isso com leveza, com reconhecimento, isso não diminui ninguém".
Mais nove atores contracenarão com Adnet e Melhem. "A gente terá seriado policial, seriado médico (Dr. SUS, uma paródia de House em hospital público), e um talk show de PM chamado Tenente que Toma Entrevista, em que os convidados vão até lá à força", conta Melhem. Tem ainda programa policial em tom de educação infantil - são casos banais, como a discussão da redução da maioridade penal para um ano e meio a partir da destruição de castelinhos de areia. Ainda na edição desta quinta-feira, 10, o público verá a campanha Fiança Esperança, paralelo claro com o Criança Esperança, em que um partido político arrecada dinheiro para pagar a fiança dos corruptos que estão presos, conta Melhem.
Para coroar o deboche, um crítico aparecerá entre um zapping e outro fazendo críticas à programação da própria Globo, para quem nada nunca está de acordo com seu gosto.
"Trabalhamos para que os textos fossem críticos, atuais, mas não ofendessem. Nossa missão é divertir, não ofender, mas, ao mesmo tempo, não dá pra não falar do que está acontecendo", diz Melhem. "E tivemos o cuidado de fazer sempre a pergunta: 'em que a gente está batendo? Qual é a crítica?' Tivemos total liberdade. Se der errado, a culpa é nossa mesmo."Para Adnet, críticas fazem parte do 'jogo democrático'
'Tá no Ar: a TV na TV' é o primeiro programa de Marcelo Adnet na Globo do qual ele participa integralmente, da concepção à edição, passando pela redação de textos, escalação de elenco e produção musical. A cada passo que dá na Globo, vêm as cobranças de órfãos da MTV Brasil por algo parecido com a comédia que fazia no canal segmentado.
"A gente está no meio do processo democrático, ou no início dele, ainda. Outro dia, me perguntaram como eu lido com as críticas nas redes sociais. Disse que as pessoas têm o direito de se expressar à vontade, é o jogo democrático, mas não sou obrigado a parar o meu trabalho por isso."
O humorista credita parte das cobranças a um certo preconceito com a comunicação de massa. "A partir do momento em que a MTV fechou as portas, não posso mais trabalhar lá, escolhi trabalhar na Globo por um desafio. Em vez de me esconder num canto, a ideia é tentar falar para o maior número de pessoas possível", diz. Para ele a "elite fica se masturbando no Facebook, escrevendo coisas para si mesma e desdenhando da massa, como se a massa fosse burra, fosse incapaz, o que é uma mentira." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Coca-Cola

Existem vários tipos de vícios, Vícios por drogas ilícitas e licitas, Vícios por Vídeo Game, Internet, TV, Celular, Rede Social. Vícios com chocolate e outros mais. E existe o Vício por Coca-Cola . É impressionantemente como esse Refrigerante entra na vida das pessoas, Principalmente dos jovens. É raro quem não goste, quem não tome. Algumas pessoas dizem que vícia porque tem cocaína, Outros dizem que é a cafeina, a receita ninguém sabe, Não está no rótulo. Dizem que Coca-Cola faz mal a saúde, Mas é um mal que compensa, Pois é o melhor refrigerante do mundo! Curiosidades Sobre A Coca-Cola • A agência antidrogas do Peru, afirmou que a Coca-Cola Company compra 115 folhas do coca do Peru e 105 da Bolívia. • Um laudo da Polícia Federal Do Brasil concluiu que a Coca-Cola usa folha de coca como matéria prima na fabricação de extrato vegetal. • Quando criada em 1886, um copo de Coca-Cola custava US$ 0,05. • Em muitos estados dos EUA, ...