Pular para o conteúdo principal

Gestão de combustível garante transparência e economia ao Governo

Paraná - O Governo do Paraná está levando para todos os municípios do Estado o Cartão Combustível, um novo modelo de controle informatizado do abastecimento para veículos da frota pública do Estado. O novo sistema começou a ser implantado em agosto e, entre as novidades, está a utilização do cartão de pagamento magnético, que possibilita gerenciamento individualizado dos veículos e economia projetada de 20%.
“Esse sistema foi planejado pela administração com objetivo de garantir controle sobre o abastecimento, com maior economia para o Estado e transparência nas informações, possibilitando melhoria na prestação de serviços à população”, disse a secretária da Administração e da Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara.

ÚNICO - A frota do Paraná é de 15 mil veículos distribuídos nos 399 municípios, com consumo anual estimado em 36 milhões de litros de combustíveis. Até agora, havia dois sistemas de gerenciamento do abastecimento, um para os postos próprios, administrados pelo Departamento de Transporte Oficial (Deto), unidade da Secretaria da Administração e da Previdência, e o outro realizado por cada um dos órgãos do Estado, que tem contratos em separado com postos comerciais e tratamento administrativo diferenciado.
O novo modelo, que está sendo implantado e operado pela empresa Nutricash, de Salvador, vencedora de licitação, possibilita gerenciamento único e descentralizado, ficando o Deto responsável pela coordenação geral e fiscalização.
“Antes precisávamos programar 900 processos licitatórios, acompanhar 900 contratos e emitir todos os empenhos. Agora tem um único contrato, uma única liquidação e uma única empresa”, salientou o diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, coronel Lanes Randal Prates.
A secretaria é responsável por 75% do consumo de combustível. “O sistema vem garantir economicidade, melhorar a eficiência e diminuir a pressão administrativa e a burocracia.”

HISTÓRICO - Aproximadamente mil postos de combustíveis foram credenciados, e outros estão sendo contratados. O sistema é operacionalizado com um cartão de pagamento magnético para cada carro. Na hora do abastecimento, os motoristas que utilizam o veículo precisam digitar login e senha. Somente assim é possível ter acesso ao combustível tanto nos 26 postos próprios, quanto nos comerciais.
Cada operação fica registrada, identificando-se posto, veículo e motorista, data, hora e quilometragem, tipo e quantidade de combustível, valor do litro e valor total da operação.

INDICADORES - O Estado também passa a ter indicadores que possibilitam estabelecer um parâmetro para carros submetidos a condições semelhantes de uso.
A partir deles podem ser estabelecidos mecanismos que impeçam o abastecimento ou que gerem eventos de alerta, caso seja observada qualquer divergência em relação ao padrão.
"A finalidade é identificar a necessidade de implantar medidas que visem à melhoria contínua, por meio da otimização do uso do sistema e redução dos custos de abastecimento”, disse o diretor do Deto, Ernani Augusto Delicato.
Em Curitiba, o gestor do contrato da Secretaria da Educação, Elias Ferreira da Silva, destacou a praticidade e a economia com a inclusão de novos postos e o sistema informatizado. “Anteriormente, de qualquer ponto da cidade precisava se deslocar até o Centro Cívico para abastecer no posto do Deto”, afirmou.
Às vezes, para um deslocamento de trabalho de cerca de cinco quilômetros, o motorista precisava percorrer outros 20 apenas para abastecer. “Agora ganhamos tempo e economizamos dinheiro”, disse Silva.

Cartão Combustível do Governo do Paraná.Curitiba, 30/10/2014.Foto: Antonio Costa/ANPr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Personagens Dos 30 Anos Da Praça É Nossa'

Velha Surda (Roni Rios) Um dos personagens mais lembrados da "Praça", Velha Surda ocupou o banco da praça durante 14 anos, da estreia do programa à morte de seu intérprete, Roni Rios, em 2001. Além da senhora que ouvia mal e irritava Carlos Alberto de Nóbrega e Apolônio (Viana Junior), o ator viveu Philadelpho, Explicadinho e outros papéis marcantes.  Vera Verão (Jorge Lafond) "Bicha, não! Eu sou uma quase mulher!" Quem não se lembra desta frase que Vera Verão gritava quando era chamada de "bicha"? A personagem imortalizou Jorge Lafond, que de bailarino virou ator, humorista e fez novela na Globo até se consagrar na "Praça". Morreu em 2003, aos 50 anos, e ainda rende audiência quando o quadro de Vera Verão é reprisado pelo SBT Pacífico (Ronald Golias) Amigo de Carlos Alberto e do pai, Manuel de Nóbrega, Golias atuou na "Praça da Alegria" (TV Paulista) e na "Praça Brasil" (Band), a...

Mostra De Profissões Da UEM Deve Receber 10 mil Visitantes Estudantes

Paraná  - A sexta edição da Mostra de Profissões que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza dias 10 e 11 de abril deverá receber cerca de 10 mil alunos do ensino médio, segundo previsão dos organizadores do evento. Eles irão passar pelos estandes de cursos, que estarão montados no estacionamento da Biblioteca Central da Universidade. Segundo o diretor de Ensino de Graduação da UEM, Eduardo Radovanovic, no ano passado a mostra foi visitada por estudantes de mais de 50 cidades do Paraná e também de São Paulo. “A Mostra de Profissões é uma iniciativa importante da Universidade, que abre seus portões para receber alunos que se preparam para a escolha de um curso superior”, diz Radovanovic. Segundo ele, a Mostra pode ajudar o escolher melhor a profissão. “No final das contas, o sucesso também reflete na Universidade, já que a escolha certa da futura profissão tende a diminuir os índices de evasão nos cursos”, avalia o diretor. “Quem fica nos estantes são universitários, que tê...

A Dor Mais Forte Do Mundo

Segundo os cientistas, a dor mais forte do planeta é causada pelo Peixe Pedra (Synanceia Verrucosa). Ele é um peixe que vive em águas rasas do Oceano Pacifico e Índico e é muito encontrado em águas australianas, mede entre 30 e 60 centímetros e seu cardápio é composto basicamente de pequenos peixes ou crustáceos. Tem cerca de 13 espinhos venenosos alinhados na região dorsal e se camufla facilmente entre corais, pois sua cor e formato é semelhante ao das pedras, como vive em águas rasas pode a maioria das suas vítimas são humanos que pisam nele. Quando uma pessoa pisa no peixe pedra é injetada uma grande quantidade de veneno que causa uma dor intensa e agonizante, se o ferimento causado pelos espinho do peixe for muito profundo o veneno pode causar choque, delírios, paralisia e a morte de tecidos e as vezes asfixia ou ataque cardíaco, se não for tratado rapidamente nas primeiras horas o veneno pode ser fatal, se uma pessoa com menos de 7 anos de idade um idoso ou alguém com sistema imun...