Pular para o conteúdo principal

Indústria do Paraná retoma crescimento e avança 2,4% em fevereiro

Paraná - A produção da indústria do Paraná avançou 2,4% na passagem de janeiro para fevereiro de 2015. Na média nacional houve recuo de 0,9%. Os números são da Pesquisa Industrial Mensal Regional - Produção Física, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
O Estado reverteu o resultado negativo verificado no mês anterior, de -6,1%. Com isso, o índice trimestral registrou variação negativa de 1,6% nos três meses encerrados em fevereiro frente ao nível do mês anterior. Entre os 14 locais pesquisados no País, seis apresentaram diminuição no ritmo da produção industrial. 
Os ramos que influenciaram positivamente no índice geral do Estado foram fabricação de veículos automotores, fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, máquinas e equipamentos, máquinas, aparelhos e materiais elétricos e produtos de metal. 

COMPARATIVO - Em fevereiro de 2015, na comparação com fevereiro de 2014, o setor fabril paranaense recuou de 15% e o brasileiro, 9,1%. A retração foi registrada em 12 dos 15 locais pesquisados. 
Os setores que afetaram negativamente o desempenho no Estado foram fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-42,7%), produtos minerais não-metálicos (-26%), de móveis (-19,4%), produtos alimentícios (-11%) e produtos químicos (-10,5%). Em sentido oposto, os setores de bebidas (8,6%), celulose e papel (7,2%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,5%) exerceram as influências positivas. 
No índice acumulado no primeiro bimestre de 2015, a indústria do Paraná desacelerou 13,2% em comparação com o mesmo período de 2014. Houve redução de 7,1% na produção nacional. Dos treze setores pesquisados, nove diminuíram a produção, puxados por fabricação de veículos automotivos (-39,5%), de produtos de minerais não-metálicos (-21,6%), de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-13,4%), de produtos de metal (-12,9%) e de borracha e de material plástico (-9,5%). 
No índice acumulado nos últimos doze meses, terminado em fevereiro de 2015, a indústria do Paraná desacelerou 8,3%, versus retração de 4,5% na produção nacional. Os setores que afetaram negativamente o desempenho do Estado foram a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-29%), de máquinas e equipamentos (-15,6%), de móveis (-8,7%), de produtos alimentícios (-6,5%) e de produtos de metal (-5,4%). 
Os números da produção industrial reproduzem o enfraquecimento da economia brasileira, determinada pelos efeitos da política econômica praticada pelo governo federal, que priorizou medidas como as intervenções excessivas, levando à redução da eficiência geral da economia e do funcionamento de mercados específicos. 
O setor mais emblemático é o automotivo, que passa por uma forte retração das vendas internas e aumento dos estoques nas fábricas e revendas. Como consequência, as grandes montadoras vêm adotando medidas de corte de produção, suspensão temporária de contratos de trabalho, férias coletivas e programas de demissão voluntária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença Entre Lider E Politico

Março, 2011 , conhecido como Águas de Março, quando chuvas continuas atingiram alguns municípios do litoral paranaense, deixando muito estrago e também vitimas. Pontes desabaram, comunidades ficaram isoladas, ruas viraram rios, pedras e entulhos causaram quilômetros de estragos. Dezembro 2021/Janeiro 2022 ,  fortes temporais alagam cidades inteiras no sul da .Bahia, mais de 600mil pessoas afetadas Maio, 2024 , Rio Grande do Sul, passa por uma de suas maiores tragédias ambientais, mais de 55 mortos, 317 municípios atingidos pelas fortes chuvas. Estado de calamidade declarado. Semelhanças: Em 3 casos, 2011 Dilma sobrevoou, 2021 Bolsonaro foi passar férias em SC, passear de jet-ski e 2024 Lula, enquanto a primeira dama se divertindo no show da Madona, sobrevoa RS. E os governos dos estados? Bom, na Bahia, Rui Costa sobrevoou sobre a tragédia, o mesmo que Leite faz no RS em 2024... e no PR em 2011? O então governador, junto com a primeira dama, na época secretaria da assistência social nã

Tradução Simultânea - Porta Dos Fundos

Charge