Pular para o conteúdo principal

Brasileiro será executado ‘em breve’, afirmam autoridades indonésias

Mundo - Autoridades indonésias disseram nesta quinta-feira (23) que esperam anunciar em breve a data de execução de um grupo de condenados por tráfico de drogas, depois que o tribunal mais importante do país rejeitou o recurso final de todos, com exceção de um. As informações são da EFE/Gazeta do Povo.
No grupo está o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 41 anos, preso há dez anos no país, acusado de tráfico de drogas. Mais da metade do grupo de 10 prisioneiros que devem enfrentar o pelotão de fuzilamento são estrangeiros. O caso tem abalado as relações do governo de Jacarta com Austrália, França e Brasil.
“Esperamos que a decisão da Suprema Corte sobre o último caso aconteça o mais rápido possível para que possamos determinar a data (de execução) em breve”, disse Tony Spontana, porta-voz do gabinete da procuradoria-geral do país. O recurso que falta ser analisado é de um cidadão indonésio.
A Suprema Corte rejeitou nesta semana os recursos de um francês e de um ganês, segundo relatos da mídia. Os demais membros do grupo são de Austrália, Brasil, Filipinas e Nigéria.
O vice-presidente filipino, Jejomar Binay, se reuniu com seu colega indonésio, Jusuf Kalla, durante uma conferência em Jacarta nesta semana para fazer um apelo por clemência em nome do prisioneiro filipino.
“Esse é um apelo baseado em considerações humanitárias”, disse Binay a jornalistas no final da quinta-feira. Questionado se previa um estremecimento diplomático entre os dois países vizinhos caso a execução vá adiante, ele disse: “Duvido”.
O presidente francês, François Hollande, alertou a Indonésia na quarta-feira que a execução causará danos nos laços entre os dois países, segundo relatos da mídia.
O governo da Austrália fez repetidos pedidos de clemência para os australianos Andrew Chan e Myuran Sukumaran, mas o presidente da Indonésia, Joko Widodo, os rejeitou.
Após a execução do brasileiro Marco Acher pela Indonésia em janeiro deste ano, a presidente Dilma Rousseff se disse “consternada e indignada” com o ocorrido e convocou o embaixador brasileiro em Jacarta para consultas.

brasileiro - indonésia1

Brasileiros Rodrigo Gularte nasceu em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, e foi preso no aeroporto de Jacarta em julho de 2004. Segundo as autoridades indonésias, ele foi flagrado com 6 kg de cocaína escondidos em pranchas de surf.
No dia 17 de janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado na Indonésia. Ele foi o primeiro brasileiro executado no exterior. Archer foi preso em agosto de 2003, ao entrar no país, pelo aeroporto de Jacarta, com 13,4 kg de cocaína escondidos em uma asa-delta. Ele fugiu do aeroporto, mas foi localizado após duas semanas, na ilha de Sumbawa.
Em fevereiro, a presidente Dilma Rousseff decidiu adiar o recebimento das credenciais do novo embaixador da Indonésia em Brasília para reavaliar a situação bilateral entre os dois países. A Indonésia tem punições duras a crimes relacionados a drogas e retomou as execuções em 2013, depois de um período de cinco anos sem aplicar a pena capital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença Entre Lider E Politico

Março, 2011 , conhecido como Águas de Março, quando chuvas continuas atingiram alguns municípios do litoral paranaense, deixando muito estrago e também vitimas. Pontes desabaram, comunidades ficaram isoladas, ruas viraram rios, pedras e entulhos causaram quilômetros de estragos. Dezembro 2021/Janeiro 2022 ,  fortes temporais alagam cidades inteiras no sul da .Bahia, mais de 600mil pessoas afetadas Maio, 2024 , Rio Grande do Sul, passa por uma de suas maiores tragédias ambientais, mais de 55 mortos, 317 municípios atingidos pelas fortes chuvas. Estado de calamidade declarado. Semelhanças: Em 3 casos, 2011 Dilma sobrevoou, 2021 Bolsonaro foi passar férias em SC, passear de jet-ski e 2024 Lula, enquanto a primeira dama se divertindo no show da Madona, sobrevoa RS. E os governos dos estados? Bom, na Bahia, Rui Costa sobrevoou sobre a tragédia, o mesmo que Leite faz no RS em 2024... e no PR em 2011? O então governador, junto com a primeira dama, na época secretaria da assistência social nã

Richa confirma equipe de gestão para o novo período de Governo

Paraná - O governador Beto Richa confirmou nesta sexta-feira (19/12) o nome dos secretários que formarão a equipe de governo que vai auxiliá-lo na gestão a partir de 1º. de janeiro de 2015. A nova administração terá 17 Secretarias de Estado. “São nomes dos mais qualificados, dos mais respeitados que vão nos ajudar no segundo período de governo a superar as ações e os avanços conquistados para o Estado no primeiro, que foram muito boas”, afirmou o governador. Richa afirmou que estabeleceu metas ousadas de trabalho para a equipe e acredita que será possível realizar muitos programas em favor da população paranaense. “Vamos desmistificar a tese de que a segunda gestão não consegue superar a primeira. Estou convicto de que isso é possível e muito motivado, até pela equipe que anunciamos hoje”, destacou Richa. O governador ressaltou que passou as últimas semanas fazendo uma análise criteriosa dos nomes para compor a equipe de trabalho. “O sucesso da nossa administração passa obrigat

Mudança No Tráfego BR-376

Paraná  - A partir desta quinta-feira (20), os motoristas que trafegarem pela BR-376, sentido Jandaia do Sul a Mandaguari, deverão acessar a pista da direita, na altura do quilômetro 213. De acordo com a concessionária Viapar, a mudança se deve ao ínicio das obras do Contorno de Mandaguari, que deverá desafogar o trânsito da cidade. Não há prazo para a conclusão do serviço.