Pular para o conteúdo principal

Polícias do Paraná apreendem mais armas e fecham o cerco aos traficantes

Segurança - As polícias do Paraná retiraram de circulação 20 armas de fogo por dia nos primeiros seis meses de 2015. De janeiro a junho, a apreensão de armas aumentou 9% na comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 3.607 em todo o Estado. Apenas na capital foram 454.
Conforme os registros criminais analisados pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, o dia da semana com o maior número de apreensões é sábado, no período noturno. As informações oficiais constam no relatório estatístico criminal divulgado pela Segurança Pública nesta sexta-feira (2) – confira aqui.
“Estamos tendo apreensões de vulto, inclusive armas de grandes calibres e isso, somado a um aumento de abordagens e ao trabalho do policial que atua lá na ponta, atendendo à população, é muito importante”, afirma o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.
O crescimento mais expressivo, de 75%, foi verificado na 18ª Área Integrada de Segurança Pública, cuja sede é o município de Apucarana. Foram 89 armas de fogo apreendidas, contra 51 no primeiro semestre de 2014. “Esse aumento gradativo da apreensão de armas é o resultado da intensificação das operações integradas entre os órgãos da segurança pública. Houve um trabalho conjunto entre os setores de inteligência das polícias Civil e Militar, no qual as informações apuradas eram repassadas aos setores operacionais. Como resultado, estamos vendo um maior índice na apreensão de armas”, analisa o delegado-titular da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, José Aparecido Jacovós.
De acordo com o delegado, a apreensão de armas de fogo ajuda a coibir outros crimes, principalmente aqueles contra a vida, uma vez que grande parte desses crimes é cometida justamente por armas de fogos. E esse índice, de homicídios dolosos (aqueles com intenção de matar), continua em queda no Paraná, conforme os dados mais atualizados da Segurança Pública do Paraná já divulgados: 1.203 assassinatos de janeiro a junho, enquanto o total no mesmo período de 2014 foi de 1.321 (redução de 9%). São 217 municípios paranaenses sem registros de homicídio doloso no período.

APREENSÕES NO INTERIOR – Além da região de Apucarana, a 13ª Aisp (que engloba 23 municípios da região oeste, tendo Toledo como sede) também apresentou aumento na apreensão de armas de fogo: foi 55% a mais que no ano passado (169 contra 109).
Na 9ª Aisp, que tem sede em Pato Branco, o comparativo demonstra que o acréscimo nas apreensões de armas foi de 45%, passando de 107 para 155. O comandante do 3º Batalhão da PM de Pato Branco, tenente-coronel Éveron Cesar Puchetti Ferreira, destaca alguns fatores que contribuíram para este resultado. “A intensificação do patrulhamento, o aumento do número de abordagens, o incentivo da população em denunciar pessoas que portam e usam armas irregularmente fizeram com que o nosso trabalho fosse eficiente”.
Ele também destacou a prevenção de crimes contra a vida. “Estamos convictos que quanto menor for o número de armas de fogo ilegais apreendidas e mais pessoas sejam presas por causa desse delito nós teremos um resultado direto no número da diminuição de homicídios. Certamente é por isso que o Paraná vem constantemente diminuindo o número de homicídio em todo território. O 3º Batalhão e a 9ª Aisp colaboram com isso”, complementou.

Polícias do Paraná apreendem mais armas e fecham o cerco aos traficantes

COMBATE ÀS DROGAS – As ocorrências policiais registradas envolvendo tráfico de drogas também continuam subindo, fruto do trabalho intenso de combate a essa modalidade de crime. O crescimento foi de 12%, com 4.667 ocorrências nos primeiros seis meses do ano. De janeiro a junho de 2014 o total foi de 4.181.
“Cada ação é fruto de uma investigação demorada e exaustiva, com resultados surpreendentes. Nosso trabalho não é só prender o transportador e apreender as drogas, mas também prender todos os envolvidos na rede do tráfico de drogas”, afirma o delegado-titular da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Riad Braga Farhat.

CRIMES PATRIMONIAIS – O relatório da Secretaria da Segurança Pública também traz informações sobre os crimes contra o patrimônio, que reduziram 0,77% no primeiro semestre do ano. Os furtos caíram 1,32% e os roubos tiveram aumento de 5%. “Tivemos um aumento em alguns crimes patrimoniais, resultante também da forte atuação contra o crime organizado, no entanto já estamos trabalhando na realocação de recursos para que a gente possa fazer frente a esse quadro”, acrescentou o secretário Mesquita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...