Pular para o conteúdo principal

Polícias do Paraná apreendem mais armas e fecham o cerco aos traficantes

Segurança - As polícias do Paraná retiraram de circulação 20 armas de fogo por dia nos primeiros seis meses de 2015. De janeiro a junho, a apreensão de armas aumentou 9% na comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 3.607 em todo o Estado. Apenas na capital foram 454.
Conforme os registros criminais analisados pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, o dia da semana com o maior número de apreensões é sábado, no período noturno. As informações oficiais constam no relatório estatístico criminal divulgado pela Segurança Pública nesta sexta-feira (2) – confira aqui.
“Estamos tendo apreensões de vulto, inclusive armas de grandes calibres e isso, somado a um aumento de abordagens e ao trabalho do policial que atua lá na ponta, atendendo à população, é muito importante”, afirma o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.
O crescimento mais expressivo, de 75%, foi verificado na 18ª Área Integrada de Segurança Pública, cuja sede é o município de Apucarana. Foram 89 armas de fogo apreendidas, contra 51 no primeiro semestre de 2014. “Esse aumento gradativo da apreensão de armas é o resultado da intensificação das operações integradas entre os órgãos da segurança pública. Houve um trabalho conjunto entre os setores de inteligência das polícias Civil e Militar, no qual as informações apuradas eram repassadas aos setores operacionais. Como resultado, estamos vendo um maior índice na apreensão de armas”, analisa o delegado-titular da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, José Aparecido Jacovós.
De acordo com o delegado, a apreensão de armas de fogo ajuda a coibir outros crimes, principalmente aqueles contra a vida, uma vez que grande parte desses crimes é cometida justamente por armas de fogos. E esse índice, de homicídios dolosos (aqueles com intenção de matar), continua em queda no Paraná, conforme os dados mais atualizados da Segurança Pública do Paraná já divulgados: 1.203 assassinatos de janeiro a junho, enquanto o total no mesmo período de 2014 foi de 1.321 (redução de 9%). São 217 municípios paranaenses sem registros de homicídio doloso no período.

APREENSÕES NO INTERIOR – Além da região de Apucarana, a 13ª Aisp (que engloba 23 municípios da região oeste, tendo Toledo como sede) também apresentou aumento na apreensão de armas de fogo: foi 55% a mais que no ano passado (169 contra 109).
Na 9ª Aisp, que tem sede em Pato Branco, o comparativo demonstra que o acréscimo nas apreensões de armas foi de 45%, passando de 107 para 155. O comandante do 3º Batalhão da PM de Pato Branco, tenente-coronel Éveron Cesar Puchetti Ferreira, destaca alguns fatores que contribuíram para este resultado. “A intensificação do patrulhamento, o aumento do número de abordagens, o incentivo da população em denunciar pessoas que portam e usam armas irregularmente fizeram com que o nosso trabalho fosse eficiente”.
Ele também destacou a prevenção de crimes contra a vida. “Estamos convictos que quanto menor for o número de armas de fogo ilegais apreendidas e mais pessoas sejam presas por causa desse delito nós teremos um resultado direto no número da diminuição de homicídios. Certamente é por isso que o Paraná vem constantemente diminuindo o número de homicídio em todo território. O 3º Batalhão e a 9ª Aisp colaboram com isso”, complementou.

Polícias do Paraná apreendem mais armas e fecham o cerco aos traficantes

COMBATE ÀS DROGAS – As ocorrências policiais registradas envolvendo tráfico de drogas também continuam subindo, fruto do trabalho intenso de combate a essa modalidade de crime. O crescimento foi de 12%, com 4.667 ocorrências nos primeiros seis meses do ano. De janeiro a junho de 2014 o total foi de 4.181.
“Cada ação é fruto de uma investigação demorada e exaustiva, com resultados surpreendentes. Nosso trabalho não é só prender o transportador e apreender as drogas, mas também prender todos os envolvidos na rede do tráfico de drogas”, afirma o delegado-titular da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Riad Braga Farhat.

CRIMES PATRIMONIAIS – O relatório da Secretaria da Segurança Pública também traz informações sobre os crimes contra o patrimônio, que reduziram 0,77% no primeiro semestre do ano. Os furtos caíram 1,32% e os roubos tiveram aumento de 5%. “Tivemos um aumento em alguns crimes patrimoniais, resultante também da forte atuação contra o crime organizado, no entanto já estamos trabalhando na realocação de recursos para que a gente possa fazer frente a esse quadro”, acrescentou o secretário Mesquita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de