Pular para o conteúdo principal

Beto Richa reassume o Governo e faz balanço da viagem oficial ao exterior

Paraná - O governador Beto Richa retornou nesta sexta-feira (23) da missão internacional à China, Rússia e França e retomou as atividades no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Richa teve uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, e o primeiro secretário da Casa, deputado Plauto Miró, e fez um balanço das ações nos três países. “Foi uma missão bastante produtiva, de contatos com empreendedores e potenciais parceiros em áreas estratégicas para o Estado, como a de energia”, afirmou o governador.
Ele ressaltou a importância, para o Estado, de atrair novos investimentos estrangeiros para enfrentar a crise econômica nacional. A comitiva internacional liderada pelo governador teve reuniões técnicas com dirigentes de diversas multinacionais e reforçou, nas exposições, os diferenciais do Estado para os investidores privados. “Mostramos o Paraná como um estado que oferece excelentes condições estruturais para os investidores. O Paraná também possui uma localização estratégica com relação a outros países da América do Sul e a grandes centros consumidores brasileiros, o que favorece a questão logística das empresas aqui instaladas”, disse o governador.
Richa explicou que o Estado está aberto para a possibilidade de estabelecer parcerias com o setor privado. “O poder público necessita de apoio para investir em setores importantes e em obras que melhorem ainda mais nossa infraestrutura. A iniciativa privada tem condições de atuar em conjunto com o Estado para promover o desenvolvimento econômico e social”, explicou o governador.

ENERGIA – Ele mencionou as reuniões com diretores de empresas do setor energético, para estreitar o relacionamento com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Na China, a comitiva esteve na sede da State Grid, a maior empresa de transmissão energética do mundo, que mantém três investimentos no Brasil em parceria com a Copel, no valor de R$ 3,6 bilhões. No encontro foi discutida a possibilidade de novos investimentos conjuntos na área de geração de energia, como a construção de usinas hidrelétricas e termoelétricas.
Na Rússia, Richa e o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna, reuniram-se com a diretoria da Gazprom, a maior produtora e uma das principais exportadoras de gás natural do mundo. Eles buscam parceria para a construção de usinas térmicas a gás no Paraná. Também foi feita consulta sobre a viabilidade de a empresa fornecer gás natural liquefeito (GNL) ao Estado.
O Governo do Estado e a Copel elaboraram um plano estratégico de GNL, que prevê a expansão da Copel na área de termoeletricidade e o potencial de crescimento do mercado da Companhia de Gás do Paraná (Compagas), que tem a Copel como principal subsidiária.
Outro exemplo de investimento do setor privado no Paraná são os recursos que a empresa de fertilizantes russa Uralkali aplica no porto de Antonina. A companhia está destinando R$ 160 milhões para a ampliar a capacidade de descarregamento de fertilizantes no porto. Em visita à sede da empresa, em Moscou, Richa ressaltou que a presença da Uralkali é de grande importância para o Estado e afirmou que há capacidade para ainda mais investimentos.

AMBIENTE FAVORÁVEL – Richa ressaltou, tanto nas reuniões com investidores quanto em palestra ministrada a empresários chineses, o bom ambiente de negócios que o Governo do Estado construiu no Paraná. “Institucionalizamos a criação de um ambiente favorável aos negócios, caracterizado pela segurança jurídica e pela estabilidade política”, disse Richa. A palestra aconteceu no dia 16 de outubro, na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).
O governador mostrou o programa Paraná Competitivo, criado pelo governo estadual em 2011 para atrair novas empresas ao Paraná. Neste período, o Estado recebeu mais de R$ 35 bilhões em investimentos estatais e de empresas nacionais e estrangeiras, que se instalaram ou ampliaram suas plantas industriais.
Na missão internacional, a comitiva esteve nas sedes da montadora Foton, da fabricante de equipamentos tecnológicos para o setor energético Nari e da indústria de aeronaves russa Irkut Corporation. A Inkurt já anunciou que irá implantar em Maringá, na região Noroeste, unidades de fabricação de peças e partes da aeronave MC-21, novo modelo desenvolvido pela empresa, além de centros de operação e treinamento para atender o Brasil e a América Latina.

richa - deputados - foto arnaldo alves - 2

ACORDOS – Um dos objetivos da missão internacional liderada por Richa foi fortalecer as relações internacionais do Paraná. Na China, o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, assinou um acordo com o vice-diretor-geral da montadora Jac Motors, David Zhang, para conduzir estudos de viabilidade para implantação de novos projetos da montadora no Paraná.
Pelo acordo, a APD dará o suporte para facilitar os negócios da Jac Motors no Estado, levando em conta o objetivo de reforçar o intercâmbio tecnológico, comercial e industrial entre a China e o Brasil.
O Estado também firmou um memorando de cooperação com a província de Anhui, localizada na região Leste da China. O acordo envolve áreas como educação, inovação, transporte urbano, energia e agricultura. Além disso, a cooperação entre os dois governos deve, também, acelerar a implantação de várias frentes de trabalho e promover encontros com as empresas de Anhui que contam com projetos imediatos para o Brasil.

TRANSPORTE PÚBLICO – A missão internacional também buscou soluções para áreas de interesse dos municípios paranaenses, como o transporte metropolitano. Na França, o governador Beto Richa esteve na sede da NTL, empresa que desenha, fabrica e comercializa Veículos Leves sobre Pneus (VLP), além de operar uma linha de transporte público na capital francesa.
Richa conheceu os veículos e andou por toda a linha T6, operada pela NTL desde o ano passado. A linha tem 14 quilômetros, incluindo passagens subterrâneas, e conta com 21 estações. Entre 82 mil e 120 mil passageiros utilizam, por dia, o transporte da NTL em Paris.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...