Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado moderniza UTIs da Santa Casa de Londrina

Secretário de Estado da Saúde,Michele Caputo Neto, entrega leitos de UTI na Santa Casa de Londrina.Londrina,07/11/2017Foto:Venilton Küchler

O Governo do Estado inaugurou nesta terça-feira (7) as novas instalações de duas alas de UTI da Santa Casa de Londrina, no Norte do Paraná. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, nesta primeira fase a reforma contemplou os espaços que abrigam 15 leitos de UTI, melhorando as condições de atendimento a pacientes com quadros mais grave de saúde.
Com a entrega desta etapa da obra será possível avançar agora para as outras três alas de Unidade de Terapia Intensiva do hospital, onde hoje funcionam mais 21 leitos. “Estamos investindo R$ 1,6 milhão na revitalização e modernização deste importante hospital. Somados os investimentos também em equipamentos, o montante total chega a R$ 2,3 milhões. Mais uma prova da atenção que o Governo do Estado tem dado à saúde dos moradores de Londrina e região”, explica o secretário.
Atualmente, o governo estadual garante apoio financeiro para 263 hospitais públicos e filantrópicos. Nos últimos seis anos estas instituições receberam cerca de R$ 710 milhões para custeio dos serviços e cerca de R$ 120 milhões para serem aplicados em obras e compra de equipamentos. O incentivo proporcionou a criação de 792 novos leitos de UTI no Paraná, entre outros importantes resultados.

REFERÊNCIA - Com 191 leitos –155 de internação e 36 de UTI – a Santa Casa de Londrina se consolidou como referência regional para a Rede Paraná Urgência. Atualmente, 80% dos atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura é uma das principais portas de entrada para receber pacientes em situação de urgência e emergência.
Por mês, são realizados em média 1,9 mil atendimentos no pronto-socorro, além de 480 internações nas enfermarias e 225 nas UTIs. A unidade também se destaca na área cirúrgica, com oito salas para procedimentos de alta e média complexidade e 500 cirurgias por mês. Entre as especialidades ofertadas estão traumaortopedia, neurocirurgia, cirurgias cardíacas, cirurgias bariátricas, transplante renal e transplante cardíaco.
“Temos a Santa Casa como um hospital parceiro do Estado e que tem desenvolvido um trabalho muito relevante para a saúde da população. Por conta disso, também destinamos recursos de custeio mensal para ajudar na manutenção dos serviços”, enfatiza Caputo Neto. Por ano, o incentivo de custeio repassado pelo governo estadual à instituição, através do programa Hospsus, chega a quase R$ 3,1 milhões.
De acordo com o superintende da Santa Casa, Fahd Haddad, este apoio do Estado tem sido essencial para que a unidade continue em pleno funcionamento. “Sem dúvida, o Hospsus é um dos principais programas de Estado criados na gestão do governador Beto Richa. Uma iniciativa que tem garantido que nós, hospitais filantrópicos, continuemos abertos e atendendo a população”, declarou.
As duas novas alas, com os 15 leitos de UTI reformados, começam a funcionar já na próxima semana. Até o final do ano outros 30 leitos de internação clínica também serão entregues. Segundo a direção da Santa Casa, a obra de revitalização está a pleno vapor e faz parte do conjunto de intervenções físicas que estão em andamento para modernizar as instalações do hospital. Em breve haverá ainda outra obra, reformando mais 30 leitos.

HISTÓRIA - Fundada em 1944, a Santa Casa tem 73 anos de muita história. “Somos o hospital mais antigo de Londrina. Aqui foi o berço dos cursos de medicina da UEL e da PUC”, lembra o superintendente. Segundo ele, milhares de vidas foram salvas neste período, mas com o passar dos anos a estrutura ficou muito antiga.
“Com recursos próprios era inviável fazer este tipo de reforma. Por isso, pedimos o apoio do Estado para realizar estas intervenções que nos adequam às exigências sanitárias e garantem mais segurança ao atendimento”, completou Haddad.
Recentemente, o Governo do Estado também repassou quase R$ 600 mil para investimentos na estrutura de equipamentos da Santa Casa. Com o recurso estão sendo adquiridos uma série de itens para qualificar alas de internação, UTI, centro cirúrgico e laboratório, como mesas cirúrgicas, focos cirúrgicos e camas hospitalares.
O secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, destaca que a cidade vive um novo momento em que o Sistema Único de Saúde tem sido fortalecido em todos os setores. “A entrega destes leitos mostra o quanto a rede hospitalar de Londrina está sendo ampliada e qualificada. Só temos a agradecer ao Governo do Estado pelo volume de investimentos que estão sendo feitos na Saúde da cidade”, comemorou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...