Pular para o conteúdo principal

A História De O Diário

O Diário do Norte do Paraná foi fundado no dia 29 de junho de 1974 por um grupo de investidores liderados pelo empresário Joaquim Dutra. O novo jornal que surgia na cidade de Maringá trazia, como um dos seus grandes diferenciais, um moderno parque gráfico com impressora offset, o primeiro do Estado a utilizar esse tipo de impressão. No restante do Paraná, os jornais ainda trabalhavam no sistema de linotipos.Quatro anos depois, Franklin Vieira da Silva e sua esposa na época, Rosey Rachel, assumiram o controle total de O Diário. Apesar de, naquela época, o jornal enfrentar grandes dificuldades financeiras, a empresa conseguiu se erguer e conquistar um grande crescimento com muito emprenho e criatividade. ¿Lenta e gradualmente nós sempre estivemos na vanguarda, nunca recuamos um milímetro, dentro das nossas condições¿, afirma.
Uma mostra da importância que o jornal conquistou após essa mudança de diretoria pode ser comprovada em 1983. Naquele ano, o então presidente João Baptista Figueiredo visitou Maringá atendendo a um convite que recebera, meses antes, do presidente de O Diário. 
Os dois se conheceram quando Frank esteve no Palácio do Planalto ,em Brasília (DF), integrando e presidindo uma comitiva da Associação dos Jornais e Revistas do Interior (Adjori).
A atual sede do jornal, na avenida Mauá, foi inaugurada em 1985, construída em um terreno com 2 mil metros quadrados. As inovações do jornal também continuaram ao longo dos anos. 
Em 1995, O Diário publicou sua primeira edição a cores. Em 2002, o jornal adquiriu a Rádio Cultura AM, que na época estava com uma audiência de 2% e hoje chega a 37% em seu segmento.
Outro grande marco para a história do jornal foi o ano de 2004, quando começaram a ser realizadas grandes mudanças em todos os seus departamentos para alcançar um maior nível de profissionalismo e qualidade no produto O Diário. 
Neste mesmo ano, começou uma reforma gráfica e a implantação de novidades editoriais que adequaram o jornal à nova realidade da mídia mundial, como o portal, os suplementos e os projetos especiais, além da auditagem do Instituto Verificador de Circulação (IVC), consolidando O Diário entre os jornais de maior tiragem do Paraná e o segundo maior do interior do Estado.
No ano passado, em homenagem ao Imin 100 ¿ o centenário da imigração japonesa, uma das capas do jornal foi publicada em japonês. No mesmo ano, outro marco para a história do jornal. Pela primeira vez, O Diário publicou uma revista especializada, no caso, tratando da imigração japonesa.
Hoje, O Diário é o terceiro maior jornal do Paraná e é o líder absoluto no setor em Maringá e região, com circulação em 66 municípios.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.