Pular para o conteúdo principal

População católica no Brasil cai de 64% para 57%

Brasil - O papa Francisco desembarca nesta segunda-feira em um país ainda majoritariamente católico, mas onde a presença do catolicismo diminuiu de forma acentuada com o avanço dos evangélicos nas últimas décadas. Segundo o Datafolha, 57% da população segue a religião católica - patamar mais baixo da história do país. Essa parcela atingia 64% dos brasileiros em 2007 e 75% em 1994. A pesquisa mostra que esses fiéis que pouco vão às missas, contribuem menos com a igreja financeiramente que os evangélicos e são mais liberais, demonstrando maior tolerância em relação a temas como o casamento gay e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, alvos da condenação do Vaticano. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
As conclusões vêm de pesquisa do Datafolha realizada nos dias 6 e 7 de junho, com 3.758 entrevistados em 180 municípios do Brasil. A margem de erro dos resultados é de dois pontos percentuais. 
O papa chega ao Rio em um momento histórico, após uma onda de protestos que começou a sacudir o país em junho e na semana passada voltou a assustar as autoridades envolvidas com a segurança do papa e os preparativos da Jornada. 
Com expectativa de receber mais de 5 milhões de fiéis do mundo inteiro, a Jornada Mundial da Juventude pode se tornar símbolo da nova direção que o papa quer imprimir à igreja para reagir à perda de fiéis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renato Russo - Mais Uma Vez

A Origem Do Vidro

A origem do vidro é incerta. Apesar de ser uma das descobertas mais surpreendentes da humanidade, a sua história perde-se nos tempos e está envolta em mistérios. Não existem dados históricos precisos sobre a sua origem, mas sabe-se que foram descobertos objecto de vidro nas necrópoles egípcias, pelo que se supõe que o vidro já seria conhecido cerca de 4000 anos antes de Cristo. Alguns historiadores referem os navegadores fenícios como tendo sido os percursores da produção do vidro. A sua descoberta teria sido, como em muitas outras descobertas, completamente casual: ao prepararem as suas refeições, numa praia algures nas costas da Síria, fizeram uma fogueira e improvisaram “fogões” utilizando blocos de salitre e soda. Naturalmente que passado algum tempo começaram a notar que do fogo escorria uma substância brilhante que rapidamente ficava sólida. Poderá assim, ter sido este o momento da descoberta do vidro, o qual, após o grande desenvolvimento que o Império Romano lhe deu, c...

Paraná reduz número de pessoas em extrema pobreza, mostra IPEA

Paraná - O número de pessoas que vivem em extrema pobreza continua caindo no Paraná, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em 2003, um total de 840.225 pessoas consideradas miseráveis vivia no Estado, número que caiu para 214.352, em 2013. A redução, que chega a 74,5%, é maior do que a registrada no país, que foi de 60%, no mesmo período. Em 2013, o Estado tirou da linha de extrema pobreza mais de 10 mil pessoas. A redução de 4,4% coloca o Estado em uma situação de destaque em relação ao país que, ao contrário, viu aumentar em 3,7% o número de pessoas consideradas extremamente pobres, no mesmo ano. Os números foram publicados na quarta-feira (5) no banco de dados do Ipea, a partir da análise da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) feita, no ano passado, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Ipea considera que a pessoa que vive em extrema pobreza é aquela que não possui renda suficiente para comprar uma cesta de alimentos com ...