Pular para o conteúdo principal

Após cheias, pescadores de Guaíra promovem limpeza do Rio Paraná

G1

Guairá/PR - Um grupo de pescadores fará um mutirão de limpeza no Rio Paraná, em Guaíra, no oeste do estado, na segunda-feira (29). Durante a ação que deve reunir cerca de 20 barcos e 60 pessoas será recolhida uma grande parte do lixo trazido pela cheia e que se espalhou pelas margens e ilhas da região após as chuvas do fim de julho e início de julho. Na Ponte Ayrton Senna, que liga os municípios de Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, o nível do rio subiu cerca de 2,5 metros.
“Sempre que vemos alguma coisa jogada no rio durante a pesca, juntamos”, explica o presidente da Associação dos Pescadores Artesanais de Guaíra, Ivo Alves dos Santos. “Nunca vi tanto lixo como dessa vez. É tanta coisa, que vamos ter que reservar um dia só para essa limpeza”. A ação terá início às 8h desta segunda e deve ser encerrada por volta do meio-dia. O ponto de encontro será o Porto Barrinha.
A iniciativa surgiu durante uma oficina de debates com técnicos da Hidrelétrica de Itaipu. O reservatório da usina que fica a cerca de 230 quilômetros de Guaíra, onde será realizado o mutirão, recebe toda a água que abastece o Rio Paraná. Um técnico da binacional vai acompanhar o trabalho de limpeza. A prefeitura será responsável pela destinação correta do material recolhido.
“Esse lixo não é o pescador que joga, mas se a gente depende do rio, tem que limpar”, observa Santos. De acordo com o presidente da associação, entre os materiais mais encontrados, principalmente depois das enchentes, são sacolas e sacos plásticos, garrafas pet, pedaços de lona e latas de alumínio. “Quase tudo de pessoas que vêm passear no rio e em vez de levar para casa jogam o lixo no rio ou deixam nas ilhas.”

Mutirão de limpeza será realizado nas ilhas próximas à ponte Ayrton Senna, em Guaíra (Foto: Divulgação / Itaipu Binacional)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Origem Do Vidro

A origem do vidro é incerta. Apesar de ser uma das descobertas mais surpreendentes da humanidade, a sua história perde-se nos tempos e está envolta em mistérios. Não existem dados históricos precisos sobre a sua origem, mas sabe-se que foram descobertos objecto de vidro nas necrópoles egípcias, pelo que se supõe que o vidro já seria conhecido cerca de 4000 anos antes de Cristo. Alguns historiadores referem os navegadores fenícios como tendo sido os percursores da produção do vidro. A sua descoberta teria sido, como em muitas outras descobertas, completamente casual: ao prepararem as suas refeições, numa praia algures nas costas da Síria, fizeram uma fogueira e improvisaram “fogões” utilizando blocos de salitre e soda. Naturalmente que passado algum tempo começaram a notar que do fogo escorria uma substância brilhante que rapidamente ficava sólida. Poderá assim, ter sido este o momento da descoberta do vidro, o qual, após o grande desenvolvimento que o Império Romano lhe deu, c...

Batman Misterioso Entrega Ladrão Na Esquadra

Mundo  -  O insólito aconteceu em Bradafford , Inglaterra . Um homem vestido como o conhecido super herói entrou numa esquadra, largou um suspeito e saiu. Vestido a preceito como o super herói Batman , um homem entrou pela esquerda da polícia de Bradfford, em Inglaterra, e entregou um criminoso. Depois saiu, misteriosamente, sem dar a conhecer a sua identidade, soube-se hoje. Segundo a Reuters, o insólito episódio aconteceu no passado dia 25 , tendo as autoridades revelado que o homem, de 27 anos, levado aos agentes era de facto um suspeito, acusado de roubo e fraude, que ficou detido e será ouvido por um juiz na próxima sexta-feira. Já sobre o desconhecido Batman, nada se sabe. Nem quem é, nem o que o levou a agir, nem se voltará a entrar em cena. Andará por aí?

Acidente Deixa Feridos Em Nova Esperança/PR

Quatro pessoas ficam feridas em acidente com três veículos em Nova Esperança Nova Esperança/PR - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente com três veículos na noite de sábado (29) em Nova Esperança (a 42 quilômetros de Maringá). Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Paranavaí (a 73 quilômetros de Maringá), por volta das 22h, um caminhão tanque de placas de Palmeira (a 395 quilômetros de Maringá) estava entrando no trevo de Atalaia (a 52 quilômetros de Maringá), no km 146 da BR-376, quando foi atingido por um Ford Focus de placas de Nova Esperança. Ao parar para prestar socorro às vítimas, o motorista e o passageiro de uma Chevrolet Silverado acabaram sendo atropelados por um Fiat Saveiro de placas de Sarandi (a 13 quilômetros de Maringá), que seguia no sentido Paranavaí. Os condutores do Focus, da Saveiro e da Silverado, além do passageiro da Silverado, foram socorridos e encaminhados para atendimento médico no Hospital Universitário de Maringá e Hospital Santa Rita. ...