Pular para o conteúdo principal

Após cheias, pescadores de Guaíra promovem limpeza do Rio Paraná

G1

Guairá/PR - Um grupo de pescadores fará um mutirão de limpeza no Rio Paraná, em Guaíra, no oeste do estado, na segunda-feira (29). Durante a ação que deve reunir cerca de 20 barcos e 60 pessoas será recolhida uma grande parte do lixo trazido pela cheia e que se espalhou pelas margens e ilhas da região após as chuvas do fim de julho e início de julho. Na Ponte Ayrton Senna, que liga os municípios de Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, o nível do rio subiu cerca de 2,5 metros.
“Sempre que vemos alguma coisa jogada no rio durante a pesca, juntamos”, explica o presidente da Associação dos Pescadores Artesanais de Guaíra, Ivo Alves dos Santos. “Nunca vi tanto lixo como dessa vez. É tanta coisa, que vamos ter que reservar um dia só para essa limpeza”. A ação terá início às 8h desta segunda e deve ser encerrada por volta do meio-dia. O ponto de encontro será o Porto Barrinha.
A iniciativa surgiu durante uma oficina de debates com técnicos da Hidrelétrica de Itaipu. O reservatório da usina que fica a cerca de 230 quilômetros de Guaíra, onde será realizado o mutirão, recebe toda a água que abastece o Rio Paraná. Um técnico da binacional vai acompanhar o trabalho de limpeza. A prefeitura será responsável pela destinação correta do material recolhido.
“Esse lixo não é o pescador que joga, mas se a gente depende do rio, tem que limpar”, observa Santos. De acordo com o presidente da associação, entre os materiais mais encontrados, principalmente depois das enchentes, são sacolas e sacos plásticos, garrafas pet, pedaços de lona e latas de alumínio. “Quase tudo de pessoas que vêm passear no rio e em vez de levar para casa jogam o lixo no rio ou deixam nas ilhas.”

Mutirão de limpeza será realizado nas ilhas próximas à ponte Ayrton Senna, em Guaíra (Foto: Divulgação / Itaipu Binacional)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente entre carro e ônibus deixa uma pessoa morta e três feridas

O Diário Paraná - Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas - uma em estado grave - em uma colisão entre um ônibus e um carro na noite de quinta-feira (17), por volta das 20 horas, na PR-218, no trecho entre Iguaraçu (a 31 quilômetros de Maringá) e Ângulo (a 36 quilômetros de Maringá). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), duas vítimas estavam no Chevrolet Vectra, placas de Ângulo, que seguia em direção a Iguaraçu quando foi atingido transversalmente pelo ônibus, placas de Astorga, no Km 276+800 da rodovia. A passageira do Vectra, Hindiara Cristina Rojas Mazzaran, de 21 anos, morreu na hora. A motorista Francieli Medeiros Vidigal, de 20 anos, sofreu ferimentos graves, com risco à vida. Ela foi socorrida por equipes do Siate e Samu, e encaminhada ao Hospital Santa Rita, em Maringá. Na manhã desta sexta-feira (18) a paciente permanecia internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Duas passageiras do ônibus também ficaram feridas. Eloiza Brunheira da Si...

Nova York faz apreensão recorde de armas

EUA - As autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira uma apreensão recorde de armas de fogo na cidade, com a descoberta de 250 unidades de armamento, de diversos modelos. A apreensão foi resultado de um longo trabalho de agentes da polícia disfarçados e de membros da promotoria de Nova York, e permitiu que "254 armas de fogo fossem retiradas das ruas da cidade, além do indiciamento de 19 indivíduos por tráfico de armas" procedentes das Carolinas do Sul e do Norte. "Trata-se da maior descoberta de armas ilegais da história da cidade" e entre o material apreendido estão fuzis de assalto de alta capacidade e outras armas automáticas, longas e curtas. "Nova York é a grande cidade mais segura do país, mas ano após ano as armas ilegais chegam aqui a partir de Estados que não têm as mesmas leis para manter as armas longe das mãos dos criminosos", destacou o prefeito Michael Bloomberg. Segundo a prefeitura, o percentual de armas procedentes de outros ...

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.