Pular para o conteúdo principal

Com 55% concluída, duplicação da PR-323 vai melhorar fluidez do trânsito no Noroeste

Paraná - As obras de duplicação da PR-323, entre Maringá e Paiçandu, no Noroeste do Estado, completaram nesta semana 55% dos serviços. O Governo do Estado investiu R$ 30 milhões na obra, que deverá ser concluída até março do ano que vem. Além da duplicação de quatro quilômetros, estão sendo construídos cinco viadutos, duas passarelas, três trincheiras e instalação de calçadas e ciclovias. A expectativa é que a obra de duplicação diminua os congestionamentos e melhore a segurança no trânsito, além de favorecer a atração de indústrias para a região. 
A obra segue determinação do governador Beto Richa para que os principais corredores viários tenham maior segurança e facilitem a circulação da produção.“Uma belíssima obra, aguardada há muito tempo, que irá desafogar o tráfego de veículos neste trecho. Minha expectativa é inaugurá-la o mais breve possível”, disse o governador. A rodovia recebe diariamente cerca de 30 mil veículos. 
O funcionário de um abatedouro de Paiçandu, Maurício Gomes, disse que as obras eram aguardadas há tempo pelos usuários da estrada. Ele mora em Maringá e diariamente pega ônibus para trabalhar. “Chego atrasado com a demora dos ônibus. É uma importante via que depois que receber esses investimentos irá melhorar, principalmente porque terá menos congestionamento”, disse. O trecho duplicado é considerado um dos mais perigosos da rodovia. De acordo com estatísticas da Polícia Rodoviária Estadual, na localidade aconteceram mais de 900 acidentes em 2011. 
A execução da duplicação está sendo feita pela empresa Extracon Mineração e Obras e a fiscalização e acompanhamento das obras pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER). “Já finalizamos as terraplanagens da estrada e agora começamos a fazer a pavimentação e cobrir as trincheiras com as lajes. Apesar das chuvas do começo do ano, o ritmo das obras está sendo satisfatório e com excelente qualidade”, avaliou Osmar Lopes Ferreira, superintendente regional Noroeste do DER. 
O prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis, disse que, sem a duplicação, o motorista demora 40 minutos neste trecho. “A obra reduzirá o tempo para dez minutos”, afirmou. “Trará desenvolvimento para toda a região, irá melhorar a situação para a indústria e o comércio e garantirá mais segurança aos motoristas e pedestres”, afirmou Tarcísio dos Reis. 
O prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, ressaltou que a duplicação daquele trecho da PR-323 é reivindicada pela população há muitos anos. “É importante lembrar que serão construídas ciclovias, passarelas e calçadas, ampliando a segurança dos pedestres”, afirmou Pupin. 
As obras de duplicação da PR-323, entre Maringá e Paiçandu, no Noroeste do Estado, completaram nesta semana 55% dos serviços. O Governo do Estado investiu R$ 30 milhões na obra, que deverá ser concluída até março do ano que vem. Foto: Ivan Biueno/SEIL

DUPLICAÇÃO COMPLETA – O governador Beto Richa explicou que técnicos do governo estadual começaram a avaliar o projeto elaborado por uma empresa privada para obras de duplicação da toda a PR-323, no trecho de Maringá a Iporã e até Guaíra. “Depois do estudo pronto, iremos discutir com a sociedade a melhor alternativa para viabilizar a obra, que garantirá ainda mais segurança aos usuários desta rodovia, que tem problemas, muitos acidentes, inclusive fatais”, disse o governador. As obras, que são uma revindicação antiga da população, devem ser realizadas por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
A expectativa do ciclista Helielton Santos Ribeiro, de 19 anos, é que a construção de ciclovias permita rapidez e segurança no percurso até o trabalho. Ele mora em Paiçandu e percorre de bicicleta cerca de 10 quilômetros diariamente para ir ao trabalho. “Estamos otimistas. Uma estrada com bastante movimento e bem perigosa precisa urgente dessas melhorias”, disse. 
Os recursos para a duplicação na PR-323 estão inseridos no investimento de R$ 1,2 bilhão que o governo estadual aplicou nos próximos dois anos em obras rodoviárias. O maior recurso, R$ 840 milhões, será aplicado em recuperação e conservação de estradas. Outros R$ 19,5 milhões serão aplicados diretamente em segurança e sinalização rodoviária. Os demais recursos estão destinados para recuperação de pontes, patrulha rodoviária e projetos.

As obras de duplicação da PR-323, entre Maringá e Paiçandu, no Noroeste do Estado, completaram nesta semana 55% dos serviços. O Governo do Estado investiu R$ 30 milhões na obra, que deverá ser concluída até março do ano que vem. Foto: Ivan Biueno/SEIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...