Paraná - O governador Beto Richa ressaltou, nesta terça-feira, a dedicação de todos os professores e funcionários da rede estadual para levar às crianças e jovens paranaenses um ensino de qualidade. Beto Richa e o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, se reuniram com cerca de 100 diretores e representantes de escolas especiais vinculadas às Apaes, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, e outras entidades da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral. O governador lembrou os avanços conquistados no Paraná, como a valorização com um aumento de 50% nos salários de professores e pedagogos. Ele também ressaltou as contratações e o concurso realizado neste ano que vão somar 31 mil profissionais de carreira para a área, e o aumento da hora-atividade. De acordo com Beto Richa, a prioridade de investimentos do governo sempre será na Educação e o Paraná é contra a medida do governo federal de acabar com as escolas das Apaes. No fim de agosto deste ano, Beto Richa sancionou a lei do Programa Todos Iguais Pela Educação, que concede às escolas básicas de educação especial, mantidas pelas Apaes e outras instituições sociais, os mesmos direitos e recursos destinados às escolas públicas da rede estadual. A iniciativa é pioneira no País e transforma o auxílio em apoio permanente. Com a lei, 413 escolas e instituições que atendem 42.618 alunos de várias idades com deficiência vão receber dotação orçamentária do Estado para melhorias e adequações nas instalações físicas e pedagógicas. O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, ressaltou que o Estado está do lado das escolas especiais. O presidente da Federação Estadual das Instituições de Reabilitação do Estado do Paraná, Benedito Carlos Bassetti, afirmou que o Paraná será exemplo para o Brasil. O novo texto do Plano Nacional de Educação, que está em debate no Senado, acaba com o atendimento dos alunos com deficiência em escolas e instituições especiais. A proposta, sugerida pelo senador José Pimentel, se aprovada, torna obrigatória a transferência dos alunos para a escola pública convencional e proíbe, de forma indireta, os repasses públicos para as Apaes e as instituições que atuam na educação especial. Segundo a coordenadora da Escola Especializada Primavera, de Curitiba, Fátima Heraki Floriani, as escolas especiais têm estrutura especial para atender alunos com deficiência. Neste ano, na Educação Especial, o Governo do Paraná já investiu 388 milhoes de reais na renovação e ampliação de convênios; mais de 19 milhões e 800 mil reais em ônibus para transporte escolar; 16 milhões e 500 mil reais em reformas descentralizadas; e mais de dois milhões de reais em merenda escolar. Além disso, foram investidos mais de 7 milhões e 900 mil reais em equipamentos, laboratórios de informática e no programa da Brigada escolar.
"Quando alguém carente se aproxima das pessoas, essa aproximação quase nunca é descompromissada ou relaxada. Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados' em suas im...
Comentários
Postar um comentário