Pular para o conteúdo principal

Saúde Orienta Sobre Consumo De Produtos Na Semana Santa


A Secretaria estadual da Saúde recomenda atenção na hora adquirir, preparar e consumir alimentos típicos da Semana Santa. Os principais cuidados que os consumidores devem observar são as condições do local de venda dos alimentos, além do armazenamento, preparo e características dos produtos ofertados. Foto: Divulgação

Paraná - A Secretaria estadual da Saúde recomenda atenção na hora adquirir, preparar e consumir alimentos típicos da Semana Santa. Os principais cuidados que os consumidores devem observar são as condições do local de venda dos alimentos, além do armazenamento, preparo e características dos produtos ofertados. Antes de comprar o peixe fresco, é preciso estar atento ao aspecto da carne do pescado, que deve ser resistente à pressão dos dedos, com as escamas brilhantes e bem aderidas à pele. Além disso, é preciso verificar a órbita dos olhos, a umidade da guelra, a cor e o odor do produto. 
“Peixes, lagostas, camarões, lulas e siris são alimentos altamente perecíveis e necessitam de refrigeração adequada para que estejam próprios para o consumo. A ingestão de alimentos em más condições de conservação pode causar sérios danos à saúde, sobretudo infecções alimentares”, explicou o chefe do Centro de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana. 
O ideal é que os pescados estejam refrigerados a uma temperatura máxima de 4°C. No caso do bacalhau, peixe bastante procurado nesta época, os cuidados devem ser redobrados, pois há a casos de ressalga do produto no local. Esse procedimento é proibido, pois esconde os primeiros sinais de deterioração e resultar também no indevido aumento de peso. 
No caso dos chocolates, eles devem ser mantidos em local fresco e arejado. Ao verificar embalagens danificadas, rasgadas, amassadas ou quebradas, o consumidor deve descartar o produto. 
No rótulo, é obrigatório conter a marca, dados do fabricante, endereço, lista de ingredientes, datas de fabricação/validade e o número do lote. “A mesma orientação é válida para os produtos artesanais, que devem estar legalizados pela vigilância sanitária. Produtos sem procedência devem ser evitados”, alertou Santana. 
A orientação da Secretaria da Saúde é que a população prefira estabelecimentos licenciados pelos serviços municipais de vigilância sanitária e compre produtos legalizados pelos serviços de inspeção. Em caso de irregularidades, o cidadão pode entrar em contato com a ouvidoria da Saúde no Paraná. O telefone é o 0800 644 4414.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença Entre Lider E Politico

Março, 2011 , conhecido como Águas de Março, quando chuvas continuas atingiram alguns municípios do litoral paranaense, deixando muito estrago e também vitimas. Pontes desabaram, comunidades ficaram isoladas, ruas viraram rios, pedras e entulhos causaram quilômetros de estragos. Dezembro 2021/Janeiro 2022 ,  fortes temporais alagam cidades inteiras no sul da .Bahia, mais de 600mil pessoas afetadas Maio, 2024 , Rio Grande do Sul, passa por uma de suas maiores tragédias ambientais, mais de 55 mortos, 317 municípios atingidos pelas fortes chuvas. Estado de calamidade declarado. Semelhanças: Em 3 casos, 2011 Dilma sobrevoou, 2021 Bolsonaro foi passar férias em SC, passear de jet-ski e 2024 Lula, enquanto a primeira dama se divertindo no show da Madona, sobrevoa RS. E os governos dos estados? Bom, na Bahia, Rui Costa sobrevoou sobre a tragédia, o mesmo que Leite faz no RS em 2024... e no PR em 2011? O então governador, junto com a primeira dama, na época secretaria da assistência social nã

Richa confirma equipe de gestão para o novo período de Governo

Paraná - O governador Beto Richa confirmou nesta sexta-feira (19/12) o nome dos secretários que formarão a equipe de governo que vai auxiliá-lo na gestão a partir de 1º. de janeiro de 2015. A nova administração terá 17 Secretarias de Estado. “São nomes dos mais qualificados, dos mais respeitados que vão nos ajudar no segundo período de governo a superar as ações e os avanços conquistados para o Estado no primeiro, que foram muito boas”, afirmou o governador. Richa afirmou que estabeleceu metas ousadas de trabalho para a equipe e acredita que será possível realizar muitos programas em favor da população paranaense. “Vamos desmistificar a tese de que a segunda gestão não consegue superar a primeira. Estou convicto de que isso é possível e muito motivado, até pela equipe que anunciamos hoje”, destacou Richa. O governador ressaltou que passou as últimas semanas fazendo uma análise criteriosa dos nomes para compor a equipe de trabalho. “O sucesso da nossa administração passa obrigat

Mudança No Tráfego BR-376

Paraná  - A partir desta quinta-feira (20), os motoristas que trafegarem pela BR-376, sentido Jandaia do Sul a Mandaguari, deverão acessar a pista da direita, na altura do quilômetro 213. De acordo com a concessionária Viapar, a mudança se deve ao ínicio das obras do Contorno de Mandaguari, que deverá desafogar o trânsito da cidade. Não há prazo para a conclusão do serviço.