Pular para o conteúdo principal

Seis Municípios Têm Redução Nos Casos De Dengue

Paraná - Os municípios de Paranavaí, Peabiru, São Carlos do Ivaí, Fênix, Quinta do Sol e Japurá apresentam redução nos casos de dengue, segundo o informe divulgado nesta segunda-feira (18) pela Secretaria da Saúde. O levantamento leva em conta a incidência de casos nos meses de janeiro e fevereiro.Neste período, a maior redução foi em Fênix (95%) e Peabiru (80%). O número de confirmações de casos em Fênix passou de 415 em janeiro para 23 no mês seguinte, e em Peabiru foi de 462 casos para 161.
“Estes municípios conseguiram reduzir os casos de dengue porque trabalharam em todas as frentes de atuação: sensibilização da população e investimentos para o controle do mosquito. Apesar da queda, a dengue é uma preocupação constante e o trabalho tem que ser intensificado”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
O secretário da Saúde de Paranavaí, Agamenon Arruda de Souza, disse que a parceria entre Estado e prefeitura foi essencial para a redução no número de casos. “O apoio enviado pelo Governo do Estado, com medicamentos, veículos e recursos financeiros foi de grande ajuda no período crítico da epidemia. Temos que agradecer também o empenho da população que entendeu que dengue é coisa séria”, disse.
O Governo do Paraná antecipou R$ 6,2 milhões em recursos do VigiaSUS para municípios com situação crítica para dengue. Também estão sendo aplicadas UBVs pesadas (fumacê) em municípios de seis regionais do Estado (10ª RS, 11ª RS, 15ª RS, 14ª RS, 9ª RS e 13ª RS) e nos próximos dias municípios da 20ª RS e 12ª RS também terão a aplicação.
“O fumacê é sempre a última alternativa, pois só combate o mosquito adulto. Além disso, é preciso que todos façam sua parte e elimine os criadouros para que novos mosquitos não se desenvolvam”, ressaltou Paz. A orientação é que a população sempre abra portas e janelas quando a caminhonete do fumacê passar, com isso a ação é mais eficaz.
Os municípios também ganharão um reforço no combate à dengue a partir desta semana. A Seção de Apoio Logístico de Insumos e Equipamentos, instalada em Maringá, recebeu a pedido do secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, seis novos veículos do Ministério da Saúde para a aplicação do fumacê.

NÚMEROS - Atualmente 32 estão em situação de epidemia e outros 42 estão em situação de alerta da doença. Nesta semana, quatro municípios entraram em epidemia: Alto Piquiri, Perobal, Santo Antonio do Caiuá e Paranacity. De acordo com o monitoramento realizado no final de 2012 pelas regionais de saúde, estes municípios têm problemas com o número de agentes de endemias e dificuldades de mobilização da população.
Desde agosto de 2012 até agora foram confirmados 12.366, sendo 11.362 autóctones e 1.004 importados. Quanto à gravidade dos casos, 12.306 pacientes apresentaram a forma clássica da doença e 60 pacientes evoluíram para forma grave da doença (36 pacientes tiveram febre hemorrágica de dengue e 24 tiveram dengue com complicação). Destes pacientes, 51 evoluíram para a cura e nove morreram em razão da doença. 

DENV 4 – Além de Paranavaí, outros dois municípios paranaenses confirmaram casos autóctones de dengue 4 (Foz do Iguaçu e Santa Fé). “A confirmação deste novo sorotipo ainda preocupa, principalmente em Foz do Iguaçu, que esteve em situação de epidemia em anos anteriores. Os moradores que tiveram a dengue podem contrair o sorotipo dengue 4 e apresentarem a forma mais grave da doença, inclusive com risco de morte”, explicou o coordenador da sala de situação da dengue, Ronaldo Trevisan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferença Entre Lider E Politico

Março, 2011 , conhecido como Águas de Março, quando chuvas continuas atingiram alguns municípios do litoral paranaense, deixando muito estrago e também vitimas. Pontes desabaram, comunidades ficaram isoladas, ruas viraram rios, pedras e entulhos causaram quilômetros de estragos. Dezembro 2021/Janeiro 2022 ,  fortes temporais alagam cidades inteiras no sul da .Bahia, mais de 600mil pessoas afetadas Maio, 2024 , Rio Grande do Sul, passa por uma de suas maiores tragédias ambientais, mais de 55 mortos, 317 municípios atingidos pelas fortes chuvas. Estado de calamidade declarado. Semelhanças: Em 3 casos, 2011 Dilma sobrevoou, 2021 Bolsonaro foi passar férias em SC, passear de jet-ski e 2024 Lula, enquanto a primeira dama se divertindo no show da Madona, sobrevoa RS. E os governos dos estados? Bom, na Bahia, Rui Costa sobrevoou sobre a tragédia, o mesmo que Leite faz no RS em 2024... e no PR em 2011? O então governador, junto com a primeira dama, na época secretaria da assistência social nã

Richa confirma equipe de gestão para o novo período de Governo

Paraná - O governador Beto Richa confirmou nesta sexta-feira (19/12) o nome dos secretários que formarão a equipe de governo que vai auxiliá-lo na gestão a partir de 1º. de janeiro de 2015. A nova administração terá 17 Secretarias de Estado. “São nomes dos mais qualificados, dos mais respeitados que vão nos ajudar no segundo período de governo a superar as ações e os avanços conquistados para o Estado no primeiro, que foram muito boas”, afirmou o governador. Richa afirmou que estabeleceu metas ousadas de trabalho para a equipe e acredita que será possível realizar muitos programas em favor da população paranaense. “Vamos desmistificar a tese de que a segunda gestão não consegue superar a primeira. Estou convicto de que isso é possível e muito motivado, até pela equipe que anunciamos hoje”, destacou Richa. O governador ressaltou que passou as últimas semanas fazendo uma análise criteriosa dos nomes para compor a equipe de trabalho. “O sucesso da nossa administração passa obrigat

Carro bate em árvore, tomba e motorista morre

O Diário Paranacity/PR - Um homem de 46 anos morreu em um acidente na PR-494, em Paranacity, na tarde de sábado (6). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, ele conduzia um Fiat Palio Weekend Stile (placa de São João do Caiuá) quando, ao passar pelo quilômetro 6 da rodovia, perdeu o controle da direção em uma curva e bateu em uma árvore da margem esquerda. Com o choque, o veículo tombou. Segundo as equipes de resgate, o corpo da vítima ficou sob o automóvel. O acidente aconteceu por volta das 17h20. O motorista, identificado apenas pelas iniciais D.B., morreu no local.