Pular para o conteúdo principal

PR investe R$ 14,4 bilhões em infraestrutura


Paraná - O Governo do Paraná fez nos últimos quatros anos um dos maiores investimentos na melhoria da infraestrutura do Estado. A Secretaria de Infraestrutura e Logística e suas autarquias aplicaram R$ 4,66 bilhões em obras que melhoraram as rodovias, portos, aeroportos, ferrovia e a infraestrutura dos municípios, além da construção, ampliação e reforma de prédios públicos. Nos próximos quatro anos serão mais R$ 9,8 bilhões, parte dos recursos em parcerias, totalizando R$ 14,46 bilhões em investimentos.
“O Estado do Paraná passou por uma das maiores transformações, reduzindo os gargalos logísticos, melhorando a vida dos paranaenses. Para os próximos anos, a previsão é ampliar os investimentos, com parcerias e financiamentos internacionais”, disse o governador Beto Richa..
“A partir de 2015 até 2018, a previsão é aplicar cerca de R$ 9,8 bilhões em obras rodoviárias”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Pepe Richa Filho. São recursos de parceiros, como a Votorantim e Klabin, da parceria público-privada da PR-323 e do financiamento do BID, cujo valor é de US$ 500 milhões. “Sem contar os recursos próprios do DER e do Estado, que aumentam os investimentos em infraestrutura”, completa Pepe Richa.

DUPLICAÇÕES – O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Nelson Leal Junior, destacou que o maior avanço no setor rodoviário foi o programa de duplicação de rodovias. São 700,5 quilômetros de duplicações, dos quais 48 quilômetros foram entregues e outros 392 estão em andamento. Somam-se a estas obras mais 260,5 quilômetros que começam em 2015.
“Este foi o maior programa de duplicações dos últimos 25 anos, com obras em todo o Paraná”, disse Leal. O diretor afirmou que quando o governador Beto Richa assumiu a administração do Estado, em 2011, o Paraná contava apenas com mil quilômetros de rodovias duplicadas, entre estradas federais e estaduais.
O diretor explica ainda que as obras estão sendo feitas com recursos próprios e com investimentos das concessionárias. Após negociação com as empresas do Anel de Integração, o Estado garantiu a retomada de investimentos, que somam mais de R$ 1,7 bilhão e que vão duplicar 340 quilômetros de rodovias.
unnamed


PARCERIAS – Outro avanço importante é a formalização da parceria público-privada que será responsável pela duplicação entre Maringá e Francisco Alves. Serão 220 quilômetros de pistas duplicadas da PR-323, obra que inclui 19 viadutos, 22 trincheiras, 13 passarelas e nove pontes, além de marginais e ciclovias nas áreas urbanas. A nova rodovia também contará com serviços de atendimento ao usuário, com ambulâncias e serviço de guinchos. Ao longo do programa, de 30 anos, serão aplicados R$ 7,7 bilhões.
A previsão é que as obras de duplicações comecem no primeiro trimestre de 2015, atendendo assim mais de um milhão de paranaenses que vivem na região. A gestão da concessão será feita pelo Consórcio Nova 323.
A Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Rio Branco do Sul, também será duplicada em parceria, neste caso com a Votorantim. Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú terão rodovias implantadas e ampliadas, uma parceria do Estado com a Klabin. Estas duas empresas irão investir R$ 700 milhões, que serão abatidos em ICMS pelo programa de crédito outorgado.

AEROPORTOS E FOMENTOS – Outro destaque da Secretaria de Infraestrutura nos últimos quatro anos foi o apoio aos municípios. O Estado ajudou na melhoria da malha de estradas rurais, com o programa Caminhos da Pedra de recuperação de rodovias com pedras poliédricas, que atenderam mais de 2 mil quilômetros. Também foram investidos recursos na construção de 177 pontes de concretos, além do repasse de recursos para compra de massa asfáltica, usada na pavimentação de ruas.
Mais de R$ 35 milhões foram aplicados em obras nos aeroportos municipais, administrados pelas prefeituras. Além da melhoria da infraestrutura dos aeroportos, como a construção do terminal de passageiros em Cascavel, a secretaria ajudou na desapropriação de terrenos para ampliação dos aeródromos, como no caso de Londrina.

MODERNIZAÇÃO DA FERROESTE – O Estado também investiu na modernização da Ferroeste. Em quatro anos, foram aplicados R$ 4,1 milhões em melhorias, contra R$ 768 mil aplicados em oito anos na gestão passada. A Ferroeste ganhou mais locomotivas e vagões e também reduziu o tempo de trânsito entre Cascavel e Guarapuava.
Com faturamento maior, a empresa quitou o passivo dos oito anos da gestão passada, que passava de R$ 13 milhões. E, pela primeira vez na história da Ferroeste, a empresa conseguiu obter uma certidão negativa.
Outro avanço da Ferroeste foi a implantação do Centro Logístico, cujo investimento, em parceria com o setor público, soma R$ 200 milhões. “A meta para os próximos quatro anos é ampliar este Centro Logístico e adquirir mais cinco locomotivas e mais de 400 vagões, dobrando a capacidade de transporte”, disse o diretor-presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin de Araújo.

PORTOS – Nos portos de Paranaguá e de Antonina, os investimentos somam R$ 511 milhões. “Com mais obras e melhorias na gestão, acabaram as filas de caminhões e foi ampliada a capacidade de escoamento. Os investimentos também permitiram a atracação de navios de grande porte”, disse Richa Filho.
O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, disse que algumas mudanças foram fundamentais para as melhorias nos portos. O Estado está concluindo a troca de quatro shiploaders – equipamento que carrega com grãos os navios cargueiros – e substituindo máquinas de 1970 e 1980. Também foram adquiridos 10 guindastes. A dragagem ampliou o canal de Paranaguá e estão em andamentoas melhorias viárias de acesso ao Porto de Paranaguá.
Outro avanço é no planejamento. O Governo do Paraná já concluiu o Plano de Desenvolvimento do zoneamento portuário, que permitirá o arrendamento de área. Para isto, aguarda a autorização por parte do governo federal. Os projetos dos novos píeres já estão prontos, além da ampliação do pátio de triagem.

NOVAS OBRAS – Na área de edificações, a Paraná Edificações aplicou R$ 900 milhões na construção, ampliação e reformas de prédios públicos. Somente na área de Justiça, são 39 obras que já foram entregues. Também foram finalizadas 31 obras em segurança, 18 em saúde e 26 para a Secretaria de Administração, atendendo todas as áreas, com exceção da Secretaria da Educação, que administra suas próprias obras.
“São obras importantes para toda população, como o Hospital do Câncer em Umuarama, o IML de Londrina e o quartel do Corpo de Bombeiros de Matinhos”, disse o diretor da Paraná Edificações, Luiz Fernando Jamur.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...