Pular para o conteúdo principal

Principais Propostas De Richa Para O Segundo Mandato

A Folha de Londrina do dia 30 relacionou as principais propostas de Beto Richa para o seu segundo mandato, divididas em nove temas. Reproduzo-as:

SAÚDE
  • Implantar mais mil leitos nos hospitais regionais em Ivaiporã, Telêmaco Borba, Guarapuava, Cascavel, Londrina, Toledo, Umuarama, e Paranavaí, sendo 500 deles de UTI.
  • Construir, ampliar, reformar e equipar mais 600 unidades de saúde da família em todas as 22 regiões de saúde do Paraná.
  • Instituir 11 novos centros de especialidades, cobrindo toda a população do Estado e dobrando, assim, o número atual de consultas especializadas, exames e cirurgias eletivas.
  • Implantar Centros Especializados em Reabilitação em todas as 22 regiões do Estado.
HABITAÇÃO
  • Construir e melhorar moradias para beneficiar 140 mil famílias: 90 mil moradias urbanas, 20 mil rurais, além de 30 mil regularizações fundiárias e titulações de propriedades.
AÇÃO SOCIAL
  • Atender 200 mil famílias em situação de vulnerabilidade nos 399 municípios do Estado, por meio do Programa Família Paranaense (90 mil já em atendimento + 110 mil novas)
  • Implantar 20 restaurantes populares nas regiões de maior concentração populacional, em parceria com municípios e organizações da sociedade civil.
AGRICULTURA E AGRONEGÓCIO
  • Tornar o Paraná área livre de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica. O governo pretende obter reconhecimento internacional até 2017, com mais segurança para o mercado interno e para os exportadores.
  • Modernizar as Centrais de Abastecimento (Ceasas) de Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Curitiba, com investimentos estimados em R$ 600 milhões (recursos privados e públicos).
EDUCAÇÃO
  • Criar “novos ambientes digitais de aprendizagem”, com lousas digitais, tablets e banda extra larga da Companhia Paranaense de Energia (Copel) de 100 mega para 100% das escolas, beneficiando 1,5 milhão de estudantes.
  • Melhorar e reformar 400 escolas, além de construir 100 novas, para beneficiar 400 mil alunos.
  • Oferecer ensino profissionalizante para os jovens, conforme as necessidades e vocações locais, com 11 novas escolas estaduais e parcerias.
  • Oferecer educação integral, por meio de atividades complementares, como ensino de línguas e empreendedorismo, para todas as escolas (1,5 milhão de alunos).
  •  Promover a cooperação técnica entre as universidades, os institutos tecnológicos e o setor produtivo.
CULTURA
  • Consolidar o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura, alocando R$ 30 milhões em 2015.
TRABALHO E EMPREGO
  • Criar 400 mil empregos com carteira assinada em todo o Estado, dobrando a carteira de investimentos no Paraná para R$ 35 bilhões nos próximos quatro anos.
  • Ampliar o Programa Paraná Competitivo para empresas novas e já instaladas em processo de expansão, de forma vinculada com a geração de empregos.
  • Implantar o “Polo de Hardware” do Paraná, com legislação baseada em incentivos, certificação e sinergia para adensamento de cadeia produtiva.
  • Criar o Programa Paraná Criativo (startups): incubadoras para projetos na área de indústria, comércio, serviços e economia criativa.
INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA
  • Duplicar 750 quilômetros de estradas.
  • Construir o Trem Pé-Vermelho, que efetuará a ligação entre o eixo Ibiporã-Paiçandu, interligando 13 cidades de pequeno e médio portes, no Norte (em parceria com o governo federal).
  • Realizar uma série de intervenções no Porto de Paranaguá: dragagem de aprofundamento, terminal de passageiros, ampliação e recuperação de piers, remodelação do cais, aquisição de shiploaders e expansão do pátio.
  • Investir R$ 10 bilhões de 2015 a 2018 na área de energia elétrica, incluindo energias renováveis.
  • Retomar o programa “Tudo Aqui”, cuja ideia é descentralizar os serviços públicos, por meio de parceria com a iniciativa privada. Implantar, gradativamente, unidades nas principais cidades-polo do Paraná.
  • Manter a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) como empresa pública, sob o controle acionário do Estado.
SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA
  • Contratar mais dez mil policiais.
  • Construir e ampliar 20 novas unidades prisionais. Segundo o Executivo, com a proposta, que já estaria em execução, o sistema penitenciário vai ganhar 6.670 vagas para abrigar detentos. Com isso, segundo o Executivo, o sistema penitenciário vai ganhar 6.670 vagas para abrigar detentos.
  •  Implementar o Programa Vigia: um sistema de segurança que integra todas as câmeras de monitoramento, públicas e privadas, auxiliando no combate ao crime.
  • Adquirir mais 300 módulos móveis de segurança.
  • Construir e reconstruir unidades de socioeducação em Cascavel, Pato Branco, Toledo, Guarapuava, Apucarana, Telêmaco Borba e Cornélio Procópio, para atender mais 400 adolescentes em conflito com a lei.
  • Nomear 400 novos educadores sociais, para atuar nas unidades socioeducativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...