Pular para o conteúdo principal

Richa vistoria obra na BR-376 e destaca os 336 km de duplicações no Paraná

Paraná - O governador Beto Richa acompanhou na manhã desta terça-feira (24) o andamento das obras de duplicação da Rodovia do Café (BR-376), que liga Ponta Grossa a Apucarana. A obra, a maior dentro do Anel de Integração do Estado, faz parte de um conjunto de duplicações de rodovias que somam 336,3 quilômetros e aprimoram a infraestrutura rodoviária do Estado. 
Richa esteve no primeiro lote da duplicação da Rodovia do Café, de 11 quilômetros, entre o trevo do Caetano e a ponte do rio Tibagi, em Ponta Grossa. É a maior ponte em construção no Estado. A duplicação da BR-376 foi antecipada em dois anos, a partir de negociação do governo estadual com a concessionária. "É uma obra fundamental para o Paraná, que atende a antiga reivindicação da população da região Norte”, ressaltou o governador. 
Serão duplicados 231 quilômetros em 26 trechos da Rodovia do Café, um investimento de R$ 1 bilhão, feito pela concessionária Rodonorte. O diretor da Rodonorte, José Alberto Moita, afirmou que a duplicação deste primeiro trecho deverá ser entregue até o fim do primeiro semestre. “Estamos na reta final, com 70% da obra já concluída”, disse ele. 
Quando pronta, a duplicação da BR-376 vai reduzir o engarrafamento na rodovia nos pontos mais urbanizados, onde o fluxo atual supera mais 40 mil veículos por dia. A obra, executada pela Rodonorte, tem hoje três frentes. As equipes estão trabalhando na construção da nova pista entre o Trevo do Caetano e o distrito de Tibagi dos Coreanos, em Ponta Grossa. Outra frente é na ponte do rio Iguaçu. E também há mais uma frente que está construindo o novo acesso em Apucarana, na duplicação até Califórnia. 
A mesma concessionária também iniciou a duplicação entre Piraí do Sul e Jaguariaíva. As equipes já estão construindo o novo trevo de acesso de Jaguariaíva. Depois será feita a duplicação de 40 quilômetros entre as duas cidades. 

Governador Beto Richa, acompanhado pelo Secretário de Infrestrutura e Logística, José Richa Filho e pelo Prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, vistoria obras de duplicação da BR-374 que liga Ponta Grossa a Apucarana.Ponta Grossa, 24/03/2015Foto: Ricardo Almeida / ANPr

MAIOR PONTE – O governador visitou a obra de construção da ponte sobre o rio Tibagi, que que é a maior obra de arte em construção no Estado. A ponte possui 130 metros de vão, 11 metros de largura e foi necessário escavar 35 metros de profundidade do rio Tibagi para fixar a estrutura nas rochas. Deverá ser entregue até o fim do ano. 

ANEL DE INTEGRAÇÃO – Richa lembrou que no momento existem dez frentes de trabalho ao longo do Anel de Integração. São 336,3 quilômetros de implantação de pistas duplas em andamento. “A melhoria da infraestrutura rodoviária é um dos pilares da nossa política de desenvolvimento econômico, para atração de investimentos, para dar agilidade e reduzir custos da produção. Isso representa mais emprego e mais riquezas para toda a população”, afirmou o governador. 
O secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, ressaltou que são obras antecipadas e incluídas após negociação do governo estadual com as concessionárias. “O objetivo é acabar com gargalos rodoviários e melhorar o escoamento da produção paranaense, além de mais segurança aos usuários”, afirmou ele. Juntas, essas obras somam mais de R$ 1,9 bilhão de investimento. 
Além da Rodovia do Café, estão em andamento outras obras de ampliação da capacidade das rodovias do Anel de Integração. Há frentes de trabalho entre Mandaguaçu e Nova Esperança, onde a BR-369 está sendo duplicada. Também está em andamento a construção de nova pista entre Floresta e Campo Mourão, no Noroeste. 
Está em execução, ainda, a duplicação entre Matelândia e o acesso a Ramilândia, no Oeste. Na região Central, o trabalho está concentrado entre Guarapuava e Relógio. E há também a obra entre Apucarana a Jandaia do Sul. 
Outra melhoria no Anel de Integração é a duplicação da rodovia PR-407, que liga a BR-277 ao Litoral . Esta obra não estava prevista em contrato e foi incluída pela atual gestão. Em Foz do Iguaçu, a concessionária Ecocataratas assume as obras do viaduto da Avenida Paraná, que serão retomadas no início de abril. 
Além das obras nas rodovias concessionadas, está sendo feita a duplicação entre Pinhais e Piraquara, com recursos próprios. Outra obra em fase final de acabamento é a nova trincheira em Francisco Beltrão, que traz mais seguranças para motoristas e pedestres da região. 

Governador Beto Richa, acompanhado pelo Secretário de Infrestrutura e Logística, José Richa Filho e pelo Prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, vistoria obras de duplicação da BR-374 que liga Ponta Grossa a Apucarana.Ponta Grossa, 24/03/2015Foto: Ricardo Almeida / ANPr

AS OBRAS 

Rodovia do Café - duplicação de 231 km 

Investimento: R$ 1 bilhão – Até 2021 

Apucarana/Ponta Grossa (Rodonorte) – até o fim do primeiro semestre de 2015, será entregue o primeiro trecho duplicado, de 11 km, entre o trevo do Caetano e a Ambev (no distrito Tibagi dos Coreanos, em Ponta Grossa) e a ponte sobre o Rio Tibagi. 

Equipes trabalham na duplicação, também, entre Apucarana e Califórnia. 

Obras ao longo do Anel de Integração 

Investimento total: R$ 1,9 bilhão 

Já entregues 

- Duplicação 14,4 Km Medianeira/Matelândia (Ecocataratas) R$ 49,3 Milhões 

- Contorno de Mandaguari 11 km (Viapar) - R$ 86 milhões 

- Duplicação 5,5 km Londrina/Warta (Econorte) - R$ 45 milhões 

- Contorno de Campo Largo 11 km (Rodonorte) - R$ 75 milhões 

- Viaduto Morretes (Ecovia) - R$ 15 milhões 

Em andamento 

- Apucarana/Ponta Grossa (Rodonorte) - Rodovia do Café - duplicação de 23 

km – investimento R$ 1 bilhão 

- Piraí do Sul a Jaguariaiva - PR-151 (Rodonorte) - primeira etapa viaduto na PR 

151 com a PR-092, em Piraí do Sul - investimento nesta fase R$ 21 milhões 

- Duplicação 23 km Mandaguaçu/Nova Esperança (Viapar)- R$ 130 milhões 

- Duplicação 53 km Floresta/Campo Mourão (Viapar)- R$ 208 milhões 

-Duplicação 5,3 km Matelândia/Ramilândia (Ecocataratas)- R$ 41,5 milhões 

- Viaduto Avenida Paraná em Foz do Iguaçu (Ecocataratas)- R$ 9,7 milhões (retorno das obras em 6 de abril e conclusão em agosto desse ano) 

- Duplicação 6,7 km Guarapuava/Relógio (Caminhos do Paraná) - R$ 30 milhões 

- Duplicação 11 km Apucarana/Jandaia do Sul (Viapar)- R$ 42 milhões (aguardando desapropriação para conclusão) 

- Duplicação de 6,6 km PR-407, Praia de Leste a Pontal do Paraná (Ecovia)- R$ 57 milhões 

Obras em andamento do Governo do Paraná 

Investimento r$ 149 milhões 

- Duplicação 15 Km Curitiba-Pinhais-Piraquara (DER-PR)- R$ 145 Milhões 

- Trincheira de Francisco Beltrão (DER-PR) - R$ 3,9 milhões (conclusão até o fim desta semana)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...