Pular para o conteúdo principal

Escolas recebem 2,8 mil toneladas de alimentos da merenda

Paraná - Os alimentos da primeira remessa de 2015 da merenda escolar começaram a ser entregues em todas as escolas estaduais e conveniadas do Paraná. São 2.864 toneladas de alimentos, que começaram a ser enviadas na última semana aos estabelecimentos de ensino. O investimento é de R$ 15,2 milhões. 
A primeira remessa é composta por 38 itens. Todos são alimentos não perecíveis, que servirão para aproximadamente 50 dias de atendimento. Fazem parte desta entrega produtos como arroz, feijão, açúcar, cereais, macarrão, ervilha, biscoitos, sal, achocolatado, canjica, leite em pó, aveia, sagu, doce de leite e granola. 
“Em todo início de ano letivo as escolas trabalham com uma reserva técnica de alimentos, um estoque para 15 a 20 dias. Após isso fazemos as primeiras entregas de alimentos do ano”, explicou a diretora de Infraestrutura e Logística, Márcia Stolarski. 
No Colégio Estadual Leôncio Correia, no bairro Bacacheri, em Curitiba, os alimentos da primeira remessa foram entregues nesta segunda-feira (23). No colégio estudam 2 mil alunos e são servidas três refeições por dia. 
“A variedade está muito boa, temos diversificado bastante o cardápio com verduras e frutas”, afirmou o diretor do colégio, Vanderlei Carlos Galdioli. 
A escola tem quatro merendeiras para preparar as refeições. A estudante Ingrid Cristine Casco Bonifácio, de 18 anos, do 4° ano integrado do curso técnico em Administração aprova os alimentos que a escola oferece. “A merenda é bem gostosa, é forte e tem bastante variedade”, explicou Ingrid. 

Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Colégio Estadual Leoncio Correia entrega da primeira remessa da merenda escolar . 23-03-15. Foto: Hedeson Alves

CARDÁPIO VARIADO - O Programa Estadual de Alimentação Escolar do Paraná determina que as escolas tenham um cardápio diversificado e ofereçam todos os nutrientes necessários para a saúde dos alunos. 
“Uma das premissas de nosso trabalho refere-se à especificação e composição dos alimentos. Evitamos adquirir produtos com excesso de gordura trans, sódio e açúcares. Existe cuidado desde a aquisição para que a merenda seja saudável”, afirmou coordenadora do Programa Estadual de Alimentação Escolar, Andrea Bruginski. 

AGRICULTURA FAMILIAR - Nesta segunda-feira (23) também começou a distribuição dos alimentos da agricultura familiar para as escolas. 
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná assinou 128 contratos com cooperativas e associações de produtores que vão fornecer os alimentos. Neste ano serão investidos R$ 45 milhões na compra de produtos da agricultura familiar. Esses alimentos são entregues semanalmente nas escolas. 
Desde 10 de março também começaram as entregas dos alimentos congelados nas escolas. São nove tipos diferentes de carnes e peixes que as escolas recebem periodicamente. 
“Com a variedade de produtos disponibilizada às escolas pela secretaria podemos assegurar que nossos alunos terão uma alimentação escolar balanceada, compatível com o desenvolvimento adequado deste período fisiológico”, disse Márcia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Personagens Dos 30 Anos Da Praça É Nossa'

Velha Surda (Roni Rios) Um dos personagens mais lembrados da "Praça", Velha Surda ocupou o banco da praça durante 14 anos, da estreia do programa à morte de seu intérprete, Roni Rios, em 2001. Além da senhora que ouvia mal e irritava Carlos Alberto de Nóbrega e Apolônio (Viana Junior), o ator viveu Philadelpho, Explicadinho e outros papéis marcantes.  Vera Verão (Jorge Lafond) "Bicha, não! Eu sou uma quase mulher!" Quem não se lembra desta frase que Vera Verão gritava quando era chamada de "bicha"? A personagem imortalizou Jorge Lafond, que de bailarino virou ator, humorista e fez novela na Globo até se consagrar na "Praça". Morreu em 2003, aos 50 anos, e ainda rende audiência quando o quadro de Vera Verão é reprisado pelo SBT Pacífico (Ronald Golias) Amigo de Carlos Alberto e do pai, Manuel de Nóbrega, Golias atuou na "Praça da Alegria" (TV Paulista) e na "Praça Brasil" (Band), a...

Mostra De Profissões Da UEM Deve Receber 10 mil Visitantes Estudantes

Paraná  - A sexta edição da Mostra de Profissões que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza dias 10 e 11 de abril deverá receber cerca de 10 mil alunos do ensino médio, segundo previsão dos organizadores do evento. Eles irão passar pelos estandes de cursos, que estarão montados no estacionamento da Biblioteca Central da Universidade. Segundo o diretor de Ensino de Graduação da UEM, Eduardo Radovanovic, no ano passado a mostra foi visitada por estudantes de mais de 50 cidades do Paraná e também de São Paulo. “A Mostra de Profissões é uma iniciativa importante da Universidade, que abre seus portões para receber alunos que se preparam para a escolha de um curso superior”, diz Radovanovic. Segundo ele, a Mostra pode ajudar o escolher melhor a profissão. “No final das contas, o sucesso também reflete na Universidade, já que a escolha certa da futura profissão tende a diminuir os índices de evasão nos cursos”, avalia o diretor. “Quem fica nos estantes são universitários, que tê...

A Dor Mais Forte Do Mundo

Segundo os cientistas, a dor mais forte do planeta é causada pelo Peixe Pedra (Synanceia Verrucosa). Ele é um peixe que vive em águas rasas do Oceano Pacifico e Índico e é muito encontrado em águas australianas, mede entre 30 e 60 centímetros e seu cardápio é composto basicamente de pequenos peixes ou crustáceos. Tem cerca de 13 espinhos venenosos alinhados na região dorsal e se camufla facilmente entre corais, pois sua cor e formato é semelhante ao das pedras, como vive em águas rasas pode a maioria das suas vítimas são humanos que pisam nele. Quando uma pessoa pisa no peixe pedra é injetada uma grande quantidade de veneno que causa uma dor intensa e agonizante, se o ferimento causado pelos espinho do peixe for muito profundo o veneno pode causar choque, delírios, paralisia e a morte de tecidos e as vezes asfixia ou ataque cardíaco, se não for tratado rapidamente nas primeiras horas o veneno pode ser fatal, se uma pessoa com menos de 7 anos de idade um idoso ou alguém com sistema imun...