Pular para o conteúdo principal

Gleisi Hoffmann está na lista do petrolão, diz Folha de S. Paulo

Política - A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) está na lista das 54 pessoas, envolvidas na Operação Lava-Jato, que serão investigadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), revelou nesta quarta-feira, 4, o jornal “Folha de S. Paulo”. Na lista entregue pela Procuradoria-Geral da República, Rodrigo Janot, estão ainda os deputados Nelson Meurer (PP-PR) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente do legislativo federal; e os senadores Fernando Collor (PTB-AL), Edison Lobão (PMDB-AM), Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado. Investigação sobre dois governadores, um do PT e outro do PMDB, já estão no STJ (Superior Tribunal de Justiça).
O nome de Gleisi e de seu marido, o ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), já haviam sido divulgados pelos jornais “Folha de S. Paulo” e “O Estado de S. Paulo”, além das revistas se circulação nacional. Gleisi e Bernardo foram citados pelo doleiro Alberto Youssef e pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, como destinatários de R$ 1 milhão para a campanha da petista ao Senado em 2010. Segundo os delatores, Bernardo pediu o dinheiro entregue em quatro parcelas em um shopping de Curitiba. Os jornais apontaram ainda como prova uma anotação na agenda de Youssef com os dizeres “PB 0,1″, em referência ao ex-ministro. Tanto Gleisi quanto Bernardo negaram conhecer o doleiro ou ter recebido recursos do esquema.

gleisi - lista

SenadoEm 2010, Gleisi teve ainda a maior parte de sua campanha irrigada em R$ 3,7 milhões doados por empreiteiras envolvidas no Petrolão ou com obras contratadas pelo governo federal. Detalhando os valores, Gleisi recebeu das seguintes empreiteiras e seus diretores: Camargo Correa (R$ 1 milhão), OAS (R$ 780 mil), UTC Engenharia (R$ 250 mil), CR Almeida (R$ 250 mil), Coesa Engenharia (R$ 220 mil), João Sanches Junqueira (R$ 170 mil), Antonio Sanches (R$ 170 mil), Paulo Francisco Tripoloni (R$ 170 mil), Cavalca Construções (R$ 100 mil), Construtora Central do Brasil (R$ 100 mil), Contax (R$ 100 mil), Alusa Engenharia (R$ 70 mil), Paranapanema (R$ 50 mil), Carlos Roberto Nunes Lobato (R$ 50 mil), José Maria Ribas Muller (R$ 50 mil), Cimento Itambé (R$ 50 mil), Brookfield Brasil (R$ 30 mil), Ecoplan Engenharia (R$ 25 mil), Arteleste Construções (R$ 25 mil), Fidens Engenharia (R$ 25 mil) e Enpa Engenharia (R$ 25 mil).
Nota-se que Gleisi recebeu R$ 510 mil de três diretores da construtora Sanches e Tripoloni, a empreiteira responsável pela construção do Contorno Norte, em Maringá – obra suspeita de superfaturamento e investigada pelo TCU – e que custou R$ 412 milhões. Gleisi e Bernardo foram acusados ainda de usar o jatinho da empreiteira na campanha de 2010. Na sua prestação de contas, a petista declarou R$ 7,97 milhões arrecadados. Gleisi recebeu, ainda, mais R$ 1,9 milhão do diretório nacional do PT. E como as doações das empreiteiras representaram 75% da arrecadação do PT, estima-se que Gleisi recebeu outros R$ 2,08 milhões de forma indireta das empreiteiras.

GovernoEm maior volume, as doações das empreiteiras envolvidas no Petrolão se repetiram na campanha de Gleisi em 2014. A petista recebeu mais 7,7 milhões: Triunfo (R$ 2 milhões), Sanches e Tripoloni (R$ 1,9 milhão), Queiroz Galvão (R$ 475 mil), Andrade Gutierrez (R$ 950 mil), UTC (R$ 950 mil) e Galvão Engenharia (R$ 420 mil). Gleisi recebeu mais R$ 150 mil do Banco Pactual, agora listado na Operação Lava-Jato. E mais R$ 200 mil da TV Técnica Viária Construções Ltda. Apesar dos gastos, Gleisi declarou R$ 21,6 milhões em doações na campanha de 2014, a petista perdeu feio e fez apenas 881.857 votos, 14,87% entre os seis candidatos na disputa.

TestemunhaO ex-ministro Paulo Bernardo enfrenta outro problema na Justiça Federal em Curitiba. A defesa do presidente da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa protocolou nesta terça-feira (3), uma petição para que o diretório do PT de São Paulo informe seu endereço. Bernardo foi arrolado como testemunha de defesa do executivo em um dos processos da Lava Jato. Porém, Bernardo não foi intimado porque a Justiça não o localizou.
Na petição, o advogado Alberto Toron afirma que “embora os esforços empreendidos, não foi possível localizar o endereço atual do Sr. Paulo Bernardo Silva”. De acordo com o advogado, informações que circulam nas redes sociais dão conta de que o ex-ministro estaria morando na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo.
“Dessa forma, considerando que a testemunha é filiada ao Partidos dos Trabalhadores, requer-se que seja oficiado ao Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores (…) solicitando que informem seu atual endereço”, diz um trecho do documento protocolado pela defesa de Ricardo Pessoa.
O ex-ministro foi arrolado como testemunha de defesa de Ricardo Pessoa em janeiro deste ano, mas ainda não foi localizado para receber a intimação judicial. Ele foi procurado no endereço onde morava em Curitiba, mas os oficiais de Justiça não tiveram sucesso. O telefone que o ex-ministro utilizava também está desativado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Coca-Cola

Existem vários tipos de vícios, Vícios por drogas ilícitas e licitas, Vícios por Vídeo Game, Internet, TV, Celular, Rede Social. Vícios com chocolate e outros mais. E existe o Vício por Coca-Cola . É impressionantemente como esse Refrigerante entra na vida das pessoas, Principalmente dos jovens. É raro quem não goste, quem não tome. Algumas pessoas dizem que vícia porque tem cocaína, Outros dizem que é a cafeina, a receita ninguém sabe, Não está no rótulo. Dizem que Coca-Cola faz mal a saúde, Mas é um mal que compensa, Pois é o melhor refrigerante do mundo! Curiosidades Sobre A Coca-Cola • A agência antidrogas do Peru, afirmou que a Coca-Cola Company compra 115 folhas do coca do Peru e 105 da Bolívia. • Um laudo da Polícia Federal Do Brasil concluiu que a Coca-Cola usa folha de coca como matéria prima na fabricação de extrato vegetal. • Quando criada em 1886, um copo de Coca-Cola custava US$ 0,05. • Em muitos estados dos EUA, ...