Pular para o conteúdo principal

Governo do Paraná já destinou mais de R$ 1 bilhão para saúde em 2015

Um paraná Que Acredita - O Governo do Paraná já aplicou nos quatro primeiros meses de 2015 cerca de R$ 1,1 bilhão para custear, fortalecer e ampliar as ações de saúde pública em todo Estado. São pelo menos R$ 720 milhões em recursos próprios do Tesouro Estadual que refletem em melhorias significativas na qualidade do atendimento prestado à população paranaense. 
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (09) pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, na apresentação do relatório quadrimestral na Assembleia Legislativa, em Curitiba. De acordo com o secretário, os recursos fazem parte do maior orçamento já reservado na história do Estado para a área da saúde. 
“Isso mostra que continuamos investindo pesado para proporcionar mais e melhor saúde a todos os paranaenses”, ressaltou Caputo Neto. “Até o final do ano vamos aplicar R$ 4,4 bilhões no setor, garantindo um atendimento digno e de qualidade em todas as regiões”, afirmou. 
Segundo o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz, neste primeiro quadrimestre o governo estadual investiu principalmente na abertura de novos serviços de saúde, na entrega de equipamentos a hospitais e municípios, no reforço à estrutura de transporte de pacientes e na capacitação de milhares de profissionais. 
“Todo esse processo de fortalecimento da rede pública de saúde teve impacto em áreas prioritárias, como a atenção materno-infantil, o atendimento de urgência e emergência, a oferta de serviços especializados, o transplante de órgãos e a doação de sangue”, destacou. 

PARLAMENTARES - 12 deputados estiveram presentes na audiência e acompanharam como está o andamento dos principais projetos da política estadual de saúde. Para o presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia, deputado estadual Dr. Batista, os encontros favorecem o diálogo entre o poder legislativo e o executivo.
“Temos o compromisso de fiscalizar o que o governo está fazendo. Contudo, também somos a voz da sociedade e por isso desempenhamos o papel de dar sugestões aos gestores visando atender as demandas da população”, declarou o deputado. 

REDES - A Rede Mãe Paranaense vem sendo fortalecida com o aprimoramento dos processos de trabalho, bem como a incorporação de novos serviços de saúde. Mais dois hospitais foram habilitados para se tornarem referências de atendimento para gestação de risco intermediário nas regiões de Guarapuava e Telêmaco Borba. 
O Estado está desenvolvendo um projeto-piloto para a implantação da metodologia de “gestão de caso” em diversas regiões. O objetivo é garantir um atendimento diferenciado a mães e bebês com alto grau de vulnerabilidade, prevenindo mortes evitáveis. 
Na área de urgência e emergência, o destaque ficou por conta da aplicação de R$ 8 milhões para o custeio das atividades dos Samus Regionais, que auxiliam no atendimento pré-hospitalar de 80% da população paranaense. Também foi realizada uma série de capacitações para atualizar os profissionais que atuam nos diversos pontos de atenção da Rede Paraná Urgência. 

UNIDADES DE SAÚDE – De janeiro a abril, investimentos no atendimento básico ofertado pelos municípios também estão dando resultado. Unidades de Saúde foram inauguradas por todo o Estado. Curitiba, Floraí, Santa Cruz do Monte Castelo e Fernandes Pinheiro foram algumas das cidades que ganharam novas unidades construídas, reformadas ou ampliadas com financiamento estadual. Neste período, R$ 6,7 milhões foram destinados para dar andamento às obras e 12,6 milhões para o custeio das ações da atenção primária dos municípios. 

OBRAS - Entre os serviços que receberam recursos do Governo do Estado e entraram em funcionamento neste início do ano estão os 20 leitos de UTI adulto do Hospital Regional João de Freitas, em Arapongas; o novo prédio de serviços de apoio do Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava; os Centros de Especialidades do Paraná, de Toledo e Cornélio Procópio; o Laboratório Municipal de Curitiba; e o Serviço Integrado de Saúde Mental – SIMPR, de Cascavel.
Ainda estão em fase de projeto, licitação ou execução as obras dos centros de especialidades de Apucarana, Londrina, Guarapuava, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa; do prédio anexo ao Hospital Regional do Litoral (Paranaguá); da UTI do Hospital Regional do Norte Pioneiro (Santo Antônio da Platina); da construção do Hospital Regional de Guarapuava, do Hospital do Câncer de Umuarama (UOPECCAN), do Hospital Regional de Telêmaco Borba e da Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí; além de uma série de reformas e ampliações em serviços públicos ou filantrópicos de todo o Estado. 

EQUIPAMENTOS - Estruturas já existentes receberam atenção especial neste início de 2015. Vários equipamentos foram destinados a unidades hospitalares de todo o Estado, como o Hospital Cristo Rei de Astorga, Hospital Santa Clara de Colorado, hospitais municipais de Loanda e Nova Esperança, Hospital da Providência de Apucarana, Santa Casa de Maringá, Hospital Metropolitano de Sarandi, Hospital João de Freitas de Arapongas, Hospitais Universitários, Hospitais Regionais, entre outros. 
Os aparelhos entregues vão desde raio-x até monitores fetais e oxímetros de pulso, que são utilizados para realização do teste do coraçãozinho. Somente na rede própria, o Estado garantiu pelo menos R$ 8 milhões em novos equipamentos. 

TRANSPORTE SANITÁRIO – O Governo do Estado também deu continuidade ao projeto para melhorar o transporte de pacientes que necessitam realizar consultas, exames ou tratamento fora de suas cidades de origem. As regiões de Guarapuava e Francisco Beltrão, por exemplo, receberam nove ônibus adaptados para este fim. 

IMUNIZAÇÃO – Outra ação que beneficiou indiscriminadamente todos os municípios foi o processo de informatização das salas de vacina das unidades de saúde. 1.880 computadores foram entregues às secretarias municipais de saúde, permitindo a atualização em tempo real dos dados referentes ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. 

OPERAÇÃO VERÃO – Destaque no período, a participação da área da Saúde na Operação Verão 2014/2015 também fez parte do relatório. Os serviços localizados no Litoral fizeram 72.458 atendimentos básicos ou emergenciais. Para isso, o Estado contratou mais de cinco mil plantões extras de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, suprindo assim o aumento na demanda da região. Foram enviados ainda lotes de medicamentos, equipamentos e ambulâncias, entre outros itens para reforçar a retaguarda de hospitais e prontos socorros do litoral. 

SOLIDARIEDADE – Na área de Transplantes, o desempenho do Paraná foi o melhor dos últimos anos. Dados preliminares apontam que de janeiro a abril de 2015 foram 78 doações de órgãos que resultaram em 139 transplantes. Para se ter uma ideia, no mesmo período do ano passado, foram 55 doações e 124 transplantes concretizados. 
No fim de fevereiro, por exemplo, a Central Estadual de Transplantes coordenou a maior operação já realizada no Estado para a captação, transporte e transplante de órgãos. Em dois dias foram seis captações de múltiplos órgãos em diversas regiões, o que possibilitou o atendimento de pelo menos 27 pacientes na fila de espera por um transplante no Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. 
A solidariedade dos paranaenses também pôde ser verificada no número de doações de sangue realizadas no primeiro quadrimestre. Com as melhorias promovidas nas 22 unidades do Hemepar espalhadas pelo Estado e as constantes campanhas de conscientização da população, houve um aumento de cerca de 20% no número de coletas de sangue. 
O crescimento garantiu o abastecimento normal de hospitais e serviços de saúde vinculados à Hemorrede estadual, inclusive em datas críticas como o réveillon, o carnaval e demais feriados. 

DENGUE – Em relação ao enfretamento à doença, o Estado apoiou as ações de controle ao mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti), principalmente nas cidades em epidemia. Foram destinadas 40 camionetes de UVB pesado (fumacê), 35 nebulizadores costais, lote de medicamentos e outros insumos, equipe técnica de apoio, testes de diagnóstico laboratorial pelo Laboratório Central do Estado e testes rápidos para o diagnóstico precoce da dengue. 

EDUCAÇÃO PERMANENTE – Dando continuidade ao processo de fortalecimento da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), a Secretaria da Saúde solicitou o credenciamento da instituição junto à Escola Nacional de Saúde Pública para ofertar cursos de Educação à Distância (EAD). Em quatro meses, a ESPP avançou na abertura de turmas para os cursos técnicos em Saúde Bucal, Prótese Dentária, Hemoterapia e Formação Inicial de Agentes Comunitários de Saúde. 

SERVIDORES – Outro processo encaminhado pela Secretaria neste período foi a proposta de projeto de lei para a criação de 2.462 vagas no quadro próprio de servidores da saúde. Este é o primeiro passo para a abertura de um concurso público para a recomposição e ampliação da força de trabalho da saúde no Estado. 

OUVIDORIAS – Por intermédio da Ouvidoria Geral da Saúde/Sesa, o Paraná também ganhou no início do ano mais 19 ouvidorias municipais de saúde. Agora, 247 cidades já contam com serviço próprio para receber sugestões, reclamações, denúncias, elogios e demais manifestações sobre a rede pública de saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...