Pular para o conteúdo principal

Paraná é o único Estado com crescimento na produção industrial

Exemplo - A produção da indústria do Paraná avançou 1,4% em abril de 2015 diante redução na média nacional de 1,2%, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Regional - Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o Estado recuperou parte da perda de 2,4% observada em março. Com isso, o índice trimestral registrou variação positiva de 0,2% nos três meses encerrados em abril frente ao nível do mês anterior.
Entre os 14 locais pesquisados no País, apenas o Paraná apresentou aumento no ritmo da produção industrial. Os ramos que influenciaram positivamente no índice geral do Estado foram produção de alimentos, fabricação de veículos automotores e fabricação de produtos químicos.
Em abril de 2015, na comparação com abril de 2014, o setor fabril paranaense apontou recuo de 2,6%, frente contração de 7,6% para o Brasil, com retração em 13 dos 15 locais pesquisados. Os setores que afetaram negativamente o desempenho da indústria no Estado foram fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-25%). Houve menor produção de caminhão-trator para reboques e semirreboques e caminhões.
Também interferiu o recuo fabricação de produtos minerais não-metálicos (-14%), pressionado pela menor produção de blocos e tijolos para construção, cimentos Portland e artigos de fibrocimento. Houve ainda a influência da queda na produção de borracha e material plástico (-12,7%), explicada pela menor saída de peças e acessórios de plástico para veículos automotores, câmaras de ar usadas em ônibus e caminhões, chapas, folgas, tiras ou fitas de plásticos e películas autoadesivas de plásticos, e da fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-8,9%), que desceu por causa da redução de fogões de cozinha, fios, cabos e condutores elétricos com capa isolante, chicotes elétricos para transmissão de energia, refrigeradores ou congeladores e lustres, luminárias, abajures e outros aparelhos de iluminação elétrica.
Também influenciou o declínio na fabricação de bebidas (-7,2%), pressionado pela diminuição na produção de preparações em pó para elaboração de bebidas, e na produção de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,4%), devido à menor produção de gasolina automotiva, asfalto de petróleo, gás liquefeito de petróleo (GLP) e óleo diesel.

CRESCIMENTO - os setores de máquinas e equipamentos (26,2%), produtos de madeira (15,1%), fabricação de celulose, papel e produtos de papel (6,5%), produtos químicos (5,4%) e produtos alimentícios (3,2%) exerceram as influências positivas mais importantes sobre o total da indústria paranaense.

ACUMULADOS - No índice acumulado no primeiro quadrimestre de 2015, a indústria do Paraná desacelerou 8,5%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, e a produção nacional teve redução de 6,3%. 
Dos 13 setores pesquisados, sete diminuíram a produção, puxados por fabricação de veículos automotivos (-34,6%), fabricação de produtos de minerais não-metálicos (-17,7%), produtos de borracha e de material plástico (-9,2%), fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-8,1%), e fabricação de produtos de metal (-5,3%).
No índice acumulado nos últimos doze meses, terminado em abril de 2015, a indústria do Paraná desacelerou 7,6%, versus retração de 4,8% na produção nacional. Os setores que afetaram negativamente o desempenho do Estado foram fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-29,5%), fabricação de máquinas e equipamentos (-9,8%), produtos minerais não-metálicos (-7,4%), produtos de borracha e plástico (-7,1%), fabricação de móveis (-6,6%), e fabricação de produtos alimentícios (-5,2%).
O setor que contribuiu mais intensamente para os resultados da produção industrial foi o automotivo, que passa por forte queda das vendas, com o aumento dos estoques nas fábricas e revendas. Cabe destacar a redução nas vendas para a Argentina, maior parceiro comercial do País e do Estado nesse ramo. Como consequência, as grandes montadoras vêm adotando medidas de corte de produção, suspensão temporária de contratos de trabalho, férias coletivas e programas de demissão voluntária (PDV).
O impacto das condições macroeconômicas, como a escalada da inflação, desequilíbrio financeiro nacional, alta volatilidade da taxa cambial, e aumento das taxas de juros interromperam a dinâmica do setor industrial, traduzida na desaceleração dos níveis de atividade verificada no País e, consequentemente, no Paraná.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pessoas Carentes

"Quando alguém carente se aproxima  das pessoas, essa aproximação quase  nunca é descompromissada ou relaxada.  Existe sempre uma certa tensão" Carência é esse sentimento incômodo que muitas pessoas carregam, percebida por elas como um tipo de buraco, uma fome constante que chega a doer. Às vezes é fome de afeto, de amor... mas também pode aparecer como fome de atenção, como o desejo de estar sempre no palco das relações, sendo valorizado, cuidado, tratado de forma especial. A carência de uma pessoa pode ser por vários motivos: uma pessoa sem família (pode não ter familiares por perto), sem um amor (não consegue achar sua alma gêmea), sem amigos (não consegue fazer amizades, é excluído...). E essa carência é triste, pois a pessoa vive isolada, e cria um mundo que não existe. A maioria ' pira ', pois criam um mundo imaginário e se isolam cada vez mais das outras pessoas. Tem pessoas carentes que ficam tão ' pirados'  em suas im...

Dor De Cotovelo

Dor de cotovelo: é uma expressão coloquial, que significa que uma pessoa está com saudade de alguém, que está com inveja de algo ou outra pessoa. Quem tem essa dor diz ser uma dor muito insuportável, quase impossível de aguentar. Em Nova Esperança há muitas pessoas com essa dor, pois seus candidatos perderam, e ficam, já colocando defeito antes mesmo da nova administração assumir. E ficam mais com dor ainda, quando eles veem nas ruas buracos, sujeiras e salários de funcionário públicos atrasados e veem que todos fornecedores que deixaram a cidade por falta credibilidade da prefeitura, voltarem.  E é engraçado ver esse pobres coitados com dor de cotovelo, choram, reclamam, gemem, mas fazer o que né?  E essa dor de cotovelo, atingi o cérebro da maioria que torcem para uma má administração de Gerson e Fabio, e essa dor deixa essas pessoas burras, porque elas esquecem que vivem em nossa cidade. Você torcer para um candidato, ficar com...

Brasil - Desperdícios De Alimentos

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, produz +- 25,7% a mais do que necessita para alimentar sua população. E desta riqueza, a grande parte é desperdiçada. Segundo pesquisas, 26,3 milhões de alimentos por ano tem o lixo como destino . Diariamente, desperdiçamos 39 toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e janta.  De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva: 20% na colheita; 8% no transporte e armazenamento; 15% na indústria de processamento; 1% no varejo; 20% no processamento culinário e hábitos alimentares. Segundo Instituto Akatu, 2004: Os números supracitados fazem do Brasil um dos campeões mundiais de desperdício. Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasi...