Paraná - O governador Beto Richa anunciou um pacote de R$ 52 milhões para melhoria e modernização na infraestrutura escolar para o início do ano letivo de 2013.
Os investimentos vão beneficiar cerca de 2.100 escolas, o que representa 98% das unidades da rede estadual. As medidas foram apresentadas para os chefes de Núcleos Regionais de Educação em solenidade no Palácio Iguaçu, ontem.
Os recursos são do Governo do Estado e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e incluem a aquisição de equipamentos como 32 mil tablets para professores do ensino médio, 122 mil conjuntos de carteiras escolares, mesas para salas de aula e laboratórios, mobiliário para bibliotecas e aparelhos para as cozinhas, além de equipamentos de proteção para mais de 5.400 merendeiras da rede estadual de ensino.
Os novos equipamentos começaram a ser entregues pela Secretaria da Educação no final do ano passado. “A qualidade da educação é a nossa maior obra. Esses investimentos são uma pequena mostra do trabalho que envolve, acima de tudo, valorização e respeito ao professor, alunos e sociedade”, destacou o governador Beto Richa.
Dentro do pacote de investimentos também estão sete conjuntos formados por trator, arado, roçadeira, grade niveladora e carreta, para diretores de colégios agrícolas e centros de educação profissional.
Os equipamentos são específicos para o ensino técnico na área agrícola e fazem parte de um pacote de R$ 200 milhões que está sendo aplicado na Educação Profissional, que inclui construção de novas unidades, reforma e ampliação de escolas existentes, instalação e atualização de laboratórios e acervo e formação continuada.
Professores vão receber aproximadamente 32 mil tablets
Parte do investimento integra um projeto para implantar novas tecnologias para a educação no Paraná. Inicialmente, professores do ensino médio vão receber aproximadamente 32 mil tablets e serão capacitados para usar os aparelhos em sala de aula, com acesso à internet.
O equipamento permite fazer o registro de classe e o lançamento de notas on-line, além de facilitar a consulta a livros e outros conteúdos digitais.
A Secretaria da Educação já iniciou a capacitação de técnicos e multiplicadores que repassarão o conhecimento aos professores. Os próximos a serem incluídos no programa serão os professores da educação básica, de Apaes e escolas de educação especial.
A meta da secretaria é levar internet em banda larga e sem fio para dentro das 25 mil salas de aula da rede estadual. Com o sistema (Wi-Fi), cada sala de aula terá um computador com projetor multimídia integrado, que permitirá ao professor projetar conteúdos educacionais em qualquer superfície, como uma lousa digital.
Equipamentos distribuídos para escolas da rede estadual
32.022 tablets para professores do ensino médio
121.000 conjuntos de carteiras para alunos
5.441 kits de equipamentos para merendeiras
1.000 carteiras para pessoas com deficiência
1.766 aparelhos de ar condicionado
5.000 mesas para bibliotecas
960 fogões industriais
20.000 carteiras para bibliotecas
1.750 fornos industriais
3.500 mesas tipo escrivaninha
1.400 freezers horizontais
1.000 mesas de reunião
1.250 refrigeradores
5.000 banquetas para laboratórios
2.000 mesas para refeitório
,
Comentários
Postar um comentário