Pular para o conteúdo principal

Novo Mascote: Conta De Luz Mais Barata

O Brasil já tem um mascote para a economia: a conta de luz. Em meio a tanto pessimismo e dúvidas sobre os rumos do país, o governo resolveu escolher um tema sensível aos brasileiros e à popularidade da presidente Dilma Rousseff. A promessa de redução da conta de energia elétrica para residências e industrias vem balançando sem cair desde o anúncio da medida, no ano passado.Agora a promessa deve ganhar um reforço inesperado: a presidente está para anunciar uma redução ainda maior das tarifas de energia – 18% para as casas e comércio e até 32% para indústria. Já estava difícil acreditar, ou pelo menos entender, como seria possível manter o compromisso original (queda de 20%) com a confusão gerada pelo plano de renovação das concessões das companhias elétricas e agora com o uso prolongado das termelétricas para garantir o abastecimento de energia do país.


Com os obstáculos atuais, o governo teria que “financiar” a queda das contas de luz para não jogar as empresas do setor no limbo (ou na escuridão). O subsídio virá através do Tesouro Nacional, emitindo dívida nova para levantar caixa e bancar a promessa, já disse o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Romeu Rufino.

Ora, o Brasil mal conseguiu fechar as contas em 2012 para cumprir a meta do superávit primário (poupança para pagar juros da dívida). Como vai conseguir a proeza em 2013 se aumentar ainda mais os gastos públicos? Não se pode esquecer que o governo já terá que lidar com uma queda importante na arrecadação em função das desonerações e isenções de impostos já comprometidas e que vão pesar mais este ano.

Junte isso com as notícias divulgadas sobre a economia nestes primeiros 23 dias de janeiro. Algumas delas só nesta quarta-feira (23): o déficit na conta corrente (todas as transações brasileiras com o exterior) é recorde em 2012 – ficamos negativos em US$ 54 bilhões; a inflação dos 15 primeiros dias do ano fica em 0,88% e faz o IPCA chegar a 6,02% em 12 meses, sendo que mais de 70% dos preços apresentaram alta; FMI reduz as projeções de crescimento para o Brasil, na correção mais acentuada feita pelo Fundo para as maiores economias do mundo – para eles o Brasil vai crescer 3,5% em 2013. 

A conta de luz não vai conseguir sozinha iluminar essa trilha pedregosa que a economia brasileira atravessa agora. Desviar o foco dos problemas mais urgentes para tentar avançar com maior rapidez pode acabar custando caro para o país. O mapa do “tesouro” tem mais mistérios do que indicações de como vamos, por exemplo, controlar uma alta mais acentuada da inflação. Essa sim uma baita pedra no caminho, com ou sem luz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem É Baleado E Fica Em Estado Crítico

Nova Esperança/PR  - Um homem de 30 anos foi vítima de disparo por parte de uma arma de fogo no começo da madrugada deste domingo (13). Por volta da 00 horas e 50 minutos, André de Brito trafegava pela Rua Pres. Kennedy, próximo ao Parque das Grevílias, na Vila Garça quando foi vítima de quatro disparos; o homem foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Municipal em estado grave, com risco de morte. A Polícia Civil investiga o caso.  

# Lugares Estranhos - Floresta Aokigahara , Japão

Mais de 500 pessoas já se suicidaram lá. O problema é tanto que o pessoal colocoram   placas com mensagens de incentivo pra galera, do tipo: pense melhor, pense na sua família, nos seus amigos e coisas do tipo… A Floresta tem um clima tão pesado que os japoneses proíbem suas crianças de passarem por perto. Casos de desaparecimentos são comuns naquela região e são raros aqueles que são solucionados. Melhor não arriscar e ficar longe desse agradável com a natureza.

Polícia prende homem apontado como estuprador de garota de 15 anos em crime ocorrido perto da estação rodoviária

Nova Esperança/PR - A Polícia Civil de Nova Esperança prendeu, na última terça-feira, um homem apontado como sendo o estuprador de uma garota de 15 anos. O caso ocorreu no dia 13 de junho nas proximidades da estação rodoviária de Nova Esperança. A garota teria saído pra tomar um sorvete e enquanto se deslocava para sua casa, foi abordada pelo homem de 48 anos, W.B., que já teve uma passagem pela Policia pelo crime de furto. O delegado dr. Gustavo Mendes Marques de Brito contou à reportagem detalhes da ação do criminoso: “Ele chegou até a menina perguntando pelas horas. Como ela tem uma dificuldade na fala, resultado de um acidente de carro que sofrera tempos atrás, usa, em decorrência disso, um aparelho na garganta, denominado ‘traq’ e para evitar falar, mostrou seu celular para que ele visualizasse as horas. Ele, rapidamente, pegou a garota pelos braços e arrastou até uma construção antiga e ali praticou o ato”, relatou o delegado.  Psicologia:   A Policia Civil, visa...