Pular para o conteúdo principal

Política - Os Eleitos E Seus Desafios

Reportagem: O Diário Do Norte Do Paraná - Caderno Especial • Políticos Da Nossa Região


Nova Esperança

"Estamos preparados
 para enfrentar desafios." 

De família de pioneiros, Gerson 
 Zanusso chega pela segunda vez 
á prefeitura da Capital Da Seda e 
espera vencer os desafios. 

A política está no sangue dos Zanusso. Deste as primeiras eleições em Nova Esperança, a família de pioneiros participa dos pleitos. Nascido em José Bonifácio (SP), Gerson Zanusso volta a prefeitura depois da gestão que presidiu de 2001 a 2004. E a julgar pela votação nas últimas eleições, o povo estava com saudade.
Gerson recebeu 9.728 votos, 58,87% dos votos válidos, mesmo concorrendo com outros quatros candidatos e apesar de começar a campanha somente uns 45 dias depois dos demais concorrente. O irmão dele, Basílio Zanusso, é recordista de mandatos na Assembleia Legislativa com 8 mandatos.
O prefeito é casado com a professo Mirian Cecconi Zanusso. O Casal tem três filhos e três netos. De seus pais Pedro e Filomena, Gerson diz que herdou, principalmente, humildade, dignidade e respeito.
Apesar de aposentado, Gerson Zanusso é técnico em contabilidade e foi diretor da Escola Técnica de Comércio. Presidiu também o Clube Lions de Nova Esperança e a APAE, fundada com um grupo de amigos. Zanusso trabalho muitos anos como Despachante Oficial do Detran e fez da competência e honestidade suas marcas registradas, quando foi chefe da Ciretran local durante 10 anos.
Na anterior gestão, Gerson deixou o registro da cidade como um dos 10 municípios brasileiros com os melhores índices de recursos financeiros deixados em caixa pelo prefeito (considerando dados relativos a arrecadação e população). A situação era muito diferente ou totalmente inversa aquela quando assumiu.
No último pleito, Zanusso (PSD) uniu forças com outro candidato com histórica tradição familiar. O cargo de vice-prefeito está com o advogado Fábio Yamamoto, 37 anos, pós-graduação em Direito do Estado, com ênfase em Direito Administrativo. Nascido no município, Fábio é filho de Jorge e Maria Izue Yamamoto.
Na primeira eleição que participou ao cargo de vereador (2005-2008), ele foi o vereador mais votado, tendo sido reeleito em 2008, Nos dois anos seguintes, Yamamoto foi presidente do Legislativo e sempre votou a favor dos projetos que beneficiassem a população.

Projetos
Para o prefeito Gerson Zanusso, a cidade necessita de respostas imediatas, uma delas é uma nova Política Administrativa. "Sabemos dos problemas e estamos preparados para enfrentar o desafio de administrar o município com responsabilidade, gerando qualidade de vida para toda população", comenta.
Zanusso lembra os resultados conseguidos na primeira administração. Naquele tempo, o orçamento municipal era de 12 milhões. Nos dias de hoje a previsão em torno de 42 milhões.
"Nossa capacidade de obtenção de empréstimos junto ao governo  estadual era de zero, quando iniciamos a gestão. No final, perto de um milhão de reais foram deixados em caixa e nossa credibilidade junto as órgãos financeiros dos Estado e União restaurada. Se com dificuldades administramos com dignidade e honra, com recursos poderemos fazer muito mais", avalia o prefeito.
Segundo ele, a Saúde Pública voltará a ser priorizada no município. "A solução é: menos tempo de espera, mais eficiência e rapidez no atendimento. Antes de construir novos prédios relacionados a saúde, a Prefeitura precisa fazer funcionar bem o que já existe, através de uma nova política de saúde, sentencia.


|  :: zOOm :: |
Nome: Gerson Zanusso Idade: 68 anos
Profissão: Servidor Público
Sonho: Unir o desenvolvimento urbano
com o desenvolvimento social e fazer
a melhor administração para a família
nova esperancense.
Frase:  "Feliz a nação cujo Deus é o Senhor,
e o povo que Ele escolheu para sua herança".
Salmos 33;12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Científica será equipada com novos aparelhos para solucionar crimes

Paraná - O governador Beto Richa autorizou duas licitações para aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta para o trabalho da Polícia Científica do Paraná, que inclui Instituto Médico-Legal (IML) e Instituto de Criminalística. As duas instituições são responsáveis pelos laudos e exames periciais que contribuem na resolução de crimes.  Para suprir as necessidades do IML em Paranavaí, Paranaguá, Toledo, União da Vitória e Curitiba, serão comprados quatro aparelhos intensificadores de imagens e cinco mesas radiotransparentes.  “São aparelhos modernos que permitem, além de localizar projéteis, analisar melhor os orifícios de entrada e saída de disparos com arma de fogo, para confrontar com a arma ou com o projétil localizado em local de crime”, explica o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Leon Grupenmacher. “Essa é uma informação que nos possibilita esclarecer muitos crimes”, complementa ele.  Para o Instituto de Criminalística, será adquirida uma ...

Paraná é o Estado do Sul que mais gerou empregos em microempresas

O Paraná gerou 47.235 empregos com carteira assinada de janeiro a agosto desse ano, em empresas com até quatro empregados, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho. O resultado coloca o Estado em primeiro lugar do ranking da Região Sul e em terceiro lugar nacional, atrás apenas para São Paulo e Minas Gerais. No mesmo período de 2016, o Paraná havia ficado em quarto lugar no ranking nacional, com geração de 42.205 empregos com carteira assinada. O setor que mais contribuiu foi o de serviços, com 41,7%, seguido pelo comércio, responsável por 25% dos postos de trabalho. O município com melhor resultado foi Curitiba, com 19,8% dos empregos. Em seguida, aparecem Londrina e Maringá, responsáveis por 6,3% cada. EMPREENDEDORISMO - O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), ligado à Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, Julio Suzuki Júnior, dis...

Beto baixa imposto. PT quer a volta da CPMF

Paraná - “As diferenças entre o governo do PT e o governo do Paraná ficaram ainda mais claras hoje”, disse o presidente do PSDB, deputado Ademar Traiano, ao comentar o anúncio do pacote de medidas anticrise, divulgado hoje pelo governador Beto Richa. “Enquanto o governo Dilma tenta ressuscitar a CPMF, o governo do Paraná anuncia a redução de impostos, criação de um fundo de combate à pobreza; apoio as pequenas empresas; mais crédito para o setor privado; a manutenção de incentivos fiscais as empresas e a antecipação do décimo-terceiro dos servidores,” enfatizou o presidente do PSDB. Traiano destacou nas medidas anunciadas a redução do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) que, a partir de agora, terá ônus menor para quem tem menos. “Muitas vezes a dor da perda de um ente querido é agravada por um problema financeiro criado por tributos decorrentes do legado. A partir de agora 55% dos contribuintes estarão isentos desse imposto e outros 40% terão redução. Apenas 5% (a...