Pular para o conteĆŗdo principal

27.03.2013 - Dia Do Circo


O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaƧo Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.
Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.
A data foi instituĆ­da em razĆ£o de seu nascimento, no ano de 1897, em RibeirĆ£o Preto, no estado de SĆ£o Paulo.
Abelardo chegou a fazer espetĆ”culos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhĆ³is, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido Ć s pernas compridas e tambĆ©m por sua magreza.
Piolim era engajado com os movimentos artĆ­sticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressĆ£o cultural.
Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, MƔrio de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.
Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de MƔrio de Andrade, atravƩs de uma crƓnica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.
Um dos maiores sonhos desse palhaƧo era montar uma escola circense, para manter as tradiƧƵes artƭsticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizƔ-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola



ComentƔrios

Postagens mais visitadas deste blog

Traumann pede demissĆ£o

PolĆ­tica - A presidente Dilma Rousseff (PT) aceitou nesta quarta-feira (25) o pedido de demissĆ£o do ministro-chefe da Secretaria de ComunicaĆ§Ć£o Social, Thomas Traumann. Ɖ o segundo ministro a deixar o governo Dilma em menos de uma semana. Traumann assumiu o cargo em janeiro de 2014. Desde 2012, porĆ©m, ele jĆ” atuava como porta-voz da presidĆŖncia. Sua permanĆŖncia na pasta sofreu desgaste nas Ćŗltimas semanas quando um documento produzido pela Secom que avaliava erros e estratĆ©gias do governo se tornou pĆŗblico. Com informaƧƵes doUOL. No documento, a Secom avaliava a comunicaĆ§Ć£o do PalĆ”cio do Planalto como “errada e errĆ”tica”. O documento vazou dois dias depois de manifestaƧƵes contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) ter levado 2 milhƵes de pessoas em diversos Estados e cidades do Brasil. A demissĆ£o acontece no mesmo dia em que duas comissƵes da CĆ¢mara dos Deputados aprovaram um convite para que ele explicasse detalhes sobre o documento vazado. Um dos pontos que os deputado

Minons Cantando 'Eu Juro' - Meu Malvado Favorito 2

Beto Richa lidera pesquisa em todos os cenƔrios

PolĆ­tica  - Pesquisa divulgada com exclusividade pela revista Ideias, realizada pelo Instituto ParanĆ” Pesquisas apenas entre os eleitores de Curitiba, mostra o governador Beto Richa na lideranƧa da disputa eleitoral em todos os cenĆ”rios. A grande novidade nessas sondagens Ć© Ratinho Jr, do PSC, que ao ser incluĆ­do no rol de candidatos aparece em segundo lugar, logo atrĆ”s de Beto Richa e superando por boa margem a candidata do PT, Gleisi Hoffmann, e o senador RequiĆ£o, do PMDB. Ratinho Jr jĆ” declarou que nĆ£o serĆ” candidato a governador e que apoia a reeleiĆ§Ć£o de Beto Richa, do qual Ć© secretĆ”rio de Desenvolvimento Urbano. Em confronto direto, Beto Richa vence Gleisi Hoffmann por 43,58% a 37,86%. CENƁRIO 1 Beto Richa- 26,26% Ratinho Junior – 25,19% Gleisi Hoffmann – 19,64% RequiĆ£o – 13,01% Joel Malucelli -3,81% NĆ£o sabe – 6,46% Nenhum – 5,63% CENƁRIO 2 Beto Richa – 35,87% Gleisi Hoffmann – 28,33% RequiĆ£o – 16,57% Joel Malucelli – 5,63% NĆ£o sabe -7,37% Nenhum – 6,21% CENƁRIO 3 Beto Richa