Pular para o conteúdo principal

Governo Inicia Trabalhos Para Recuperar Microbacias

Paraná - O Programa de Gestão de Solos e Água em Microbacias será colocado em prática no Paraná a partir deste mês de abril, quando serão iniciadas as obras das primeiras 26 microbacias que já contam com projeto definido. Os trabalhos de conservação de solos, água e biodiversidade a partir da microbacia serão financiados pelo Banco Mundial, atendendo os requisitos para a prática de uma agricultura sustentável. Até o final do próximo ano, 350 microbacias serão trabalhadas. Segundo a Emater, 143 delas já estão cadastradas. “Estes são os recursos naturais mais importantes e precisam de cuidado. Temos que garantir trânsito ao agricultor para que ele possa buscar insumos e escoar a produção, além de garantir a qualidade da água por meio de um manejo correto”, destaca Oromar João Bertol, coordenador do Instituto Emater, responsável pelo programa. 
O coordenador explica, no entanto, que o programa não abrange apenas as obras, mas inclui também a educação ambiental dos produtores e de todas as instituições que dependem destes recursos. “É importante criar consciência no produtor rural, capacitar os atendentes locais e privilegiar a educação para que eles entendam que o solo precisa de cuidados especiais”, explica o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. 
A preocupação com a conscientização do produtor decorre dos gastos e problemas recorrentes nos últimos anos. O governo já investiu algumas vezes nas áreas mais necessitadas, mas, confiando no plantio direto, os agricultores acabaram por retirar o terraço colocado, o que gera erosão, desgaste do solo e outros problemas no futuro. 
O secretário explica que, por isso, a prioridade não é a quantidade de microbacias atendidas ou a velocidade com que as obras serão realizadas, mas sim a escolha da área, do produtor e a certeza da continuidade do trabalho a ser desenvolvido. “Temos que ser ágeis, mas também temos que escolher com cuidado onde aplicar o programa. As instâncias regionais têm que selecionar as áreas de maior risco e, principalmente, pessoas que se comprometam com o projeto para que não precisemos investir no mesmo chão novamente”, diz Ortigara. 
As primeiras 26 microbacias a serem colocadas em práticas estão localizadas nos núcleos regionais da Secretaria da Agricultura e Abastecimento em Londrina, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Pato Branco, Toledo, Umuarama, Cornélio Procópio, Laranjeiras, Paranavaí e Apucarana. 


O PROGRAMA - O programa de Gestão Ambiental Integrada em Microbacias reflete a preocupação do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável e com a biodiversidade, demonstrando que há relação direta entre a importância da boa gestão do solo e a disponibilidade e a qualidade da água. 
O programa fortalece a participação popular, capacita prefeituras e comunidades locais para a elaboração de projetos e na gestão do uso de microbacias hidrográficas, além de articular linhas de crédito para recuperação e manutenção das microbacias. O programa visa, ainda, concentrar na microbacia a implementação de todos os demais programas da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, como o de adequação de estradas rurais, de aplicação de calcário, proteção de minas, de integração lavoura, pecuária e floresta, entre outros, para que a microbacia seja um modelo de desenvolvimento sustentável para a região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro

Era Uma Casa Muito Engraçada....