Pular para o conteúdo principal

Saúde Orienta Sobre Consumo De Produtos Na Semana Santa


A Secretaria estadual da Saúde recomenda atenção na hora adquirir, preparar e consumir alimentos típicos da Semana Santa. Os principais cuidados que os consumidores devem observar são as condições do local de venda dos alimentos, além do armazenamento, preparo e características dos produtos ofertados. Foto: Divulgação

Paraná - A Secretaria estadual da Saúde recomenda atenção na hora adquirir, preparar e consumir alimentos típicos da Semana Santa. Os principais cuidados que os consumidores devem observar são as condições do local de venda dos alimentos, além do armazenamento, preparo e características dos produtos ofertados. Antes de comprar o peixe fresco, é preciso estar atento ao aspecto da carne do pescado, que deve ser resistente à pressão dos dedos, com as escamas brilhantes e bem aderidas à pele. Além disso, é preciso verificar a órbita dos olhos, a umidade da guelra, a cor e o odor do produto. 
“Peixes, lagostas, camarões, lulas e siris são alimentos altamente perecíveis e necessitam de refrigeração adequada para que estejam próprios para o consumo. A ingestão de alimentos em más condições de conservação pode causar sérios danos à saúde, sobretudo infecções alimentares”, explicou o chefe do Centro de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana. 
O ideal é que os pescados estejam refrigerados a uma temperatura máxima de 4°C. No caso do bacalhau, peixe bastante procurado nesta época, os cuidados devem ser redobrados, pois há a casos de ressalga do produto no local. Esse procedimento é proibido, pois esconde os primeiros sinais de deterioração e resultar também no indevido aumento de peso. 
No caso dos chocolates, eles devem ser mantidos em local fresco e arejado. Ao verificar embalagens danificadas, rasgadas, amassadas ou quebradas, o consumidor deve descartar o produto. 
No rótulo, é obrigatório conter a marca, dados do fabricante, endereço, lista de ingredientes, datas de fabricação/validade e o número do lote. “A mesma orientação é válida para os produtos artesanais, que devem estar legalizados pela vigilância sanitária. Produtos sem procedência devem ser evitados”, alertou Santana. 
A orientação da Secretaria da Saúde é que a população prefira estabelecimentos licenciados pelos serviços municipais de vigilância sanitária e compre produtos legalizados pelos serviços de inspeção. Em caso de irregularidades, o cidadão pode entrar em contato com a ouvidoria da Saúde no Paraná. O telefone é o 0800 644 4414.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Dois Acidentes BR-369 Deixa 3 Pessoas Mortas

Cambé/PR  - Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-369, no trecho que passa por Cambé. O carro Corsa Sedan com placas de Rolândia capotou na madrugada deste domingo, por volta das 3h30. O motorista Thiago Aparecido da Silva, de 26 anos, teve ferimentos graves e corre risco de morte. Já o passageiro Paulo Cesar da Silva, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outros dois rapazes que estavam no veículo, Carlos Henrique da Silva, de 29 anos e Marcos Vinicius de Oliveira, 21, também ficaram feridos. (Com informações do Portal Bonde) Londrina/PR    -  Um acidente de trânsito terminou em tragédia na manhã de sábado (24), na BR-369, na zona leste de Londrina. Dois adolescentes morreram ao colidirem contra uma carreta, no trecho da saída do município para Ibiporã (16 km de Londrina). De acordo com dados preliminares do Corpo de Bombeiros, os garotos de 15 e 16 anos estavam em uma bicicleta e acabaram sendo atingidos pelas rodas da carreta ao caírem na ro

Curiosidades