Pular para o conteúdo principal

Ações de cidadania serão ampliadas em áreas de UPS

Paraná - O projeto de policiamento comunitário realizado pelas Unidades Paraná Seguro (UPS) passa agora para segunda fase. Além de policiamento permanente, os bairros onde estão instaladas as unidades receberão serviços públicos voltados à cidadania. Nesta sexta-feira (24), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o governador em exercício Flávio Arns assinou o termo que institui o Programa de Ações Integradas de Desenvolvimento e Cidadania. “As forças de segurança foram importantes num primeiro momento e continuarão fazendo seu excelente trabalho. Mas, agora, é hora de combatermos a violência com o acesso à cidadania”, disse Arns. O programa, antes mesmo de ser oficializado, teve início em unidades mais antigas, como a do bairro Uberaba, em Curitiba, e agora será ampliado. O termo assinado também define prazos e ações específicas. 
O comitê gestor do programa foi oficializado sob a coordenação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e é composto por um representante de cada secretaria e órgão envolvido. “Podemos classificar esta como a segunda etapa do projeto, que não é só de polícia, mas de revitalização de espaços comunitários com acesso à cidadania. A ideia é que o projeto se expanda para todas as UPS no Paraná”, explicou o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques. 



AÇÕES INTEGRADAS
– Em parceria com órgãos da administração federal, estadual, municipal e sociedade civil, serão executadas ações integradas e políticas públicas que contribuam para melhorar a segurança pública e o desenvolvimento socioeconômico das áreas das UPS.
O governo realizou um estudo técnico nas comunidades do Uberaba e Tatuquara. Os principais problemas constatados foram crianças fora da escola no contraturno, alto índice de gravidez na adolescência, saneamento básico precário, falta de iluminação pública, consumo de álcool e drogas por grande parte da população, falta de documentos e ocupações irregulares. 
“Queremos que as UPSs transcendam a segurança pública, com ações intersetoriais onde cada um se engajará em sua responsabilidade. É uma mobilização para um movimento de paz”, ressaltou a secretária estadual da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes. As ações serão realizadas com feiras de serviços, mobilizações de cidadania e ações continuadas. 
“Teremos, consequentemente, a redução da criminalidade, pois vamos melhorar a qualidade de vida daquele morador”, ressaltou o coordenador do projeto UPS na Polícia Militar, tenente-coronel Heraldo Régis da Silva. Para ele, as ações vão valorizar ainda mais o projeto de polícia comunitária, que tem aproximado a relação entre polícia e morador. 
No Paraná estão instaladas 13 Unidades Paraná Seguro: dez em Curitiba e as demais em Colombo, Cascavel e Londrina. As feiras de serviço, por exemplo, serão realizadas cada mês em uma unidade, atendendo Curitiba, região metropolitana e interior. A feira piloto foi instalada em março no Uberaba, que recebeu a primeira UPS. Há duas semanas, no Tatuquara, foram feitos cerca de 7 mil atendimento em 33 serviços disponíveis. A ação teve a participação de vários parceiros, como Prefeitura, Exército e Federação das Indústrias do Estado do Paraná, além de órgãos estaduais e municipais. 

RESULTADOS – O trabalho de levar serviços e políticas públicas às áreas de UPS já foi iniciado. Na educação, o principal trabalho é a oferta de contraturno escolar, para tirar crianças e jovens das ruas e oferecer-lhes capacitações e formação. Vinte e cinco escolas que ficam no entorno das regiões de UPS (tanto na capital como em Cascavel e Londrina) foram identificadas e estão oferecendo contraturno escolar para cerca de 3 mil crianças e jovens.
Em Curitiba, foi criado também o Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania (CAPVC), no bairro Uberaba, onde 122 alunos da comunidade têm atividades especiais voltadas à formação pessoal e profissional das crianças. A meta é chegar a 1.370 alunos. 

RESSOCIALIZAÇÃO
– Arns formalizou a cooperação entre a Secretaria da Justiça, Departamento de Execução Penal (Depen) e a Secretaria da Educação, para utilização da mão de obra de apenados. Com isso, presos do regime semiaberto da Colônia Penal Agroindustrial, em Piraquara, prestarão serviços e terão a pena reduzida.
“É um trabalho de ressocialização onde todos ganham”, ressaltou Arns. Inicialmente eles trabalharão em reforma em escolas, creches e outras unidades públicas nos bairros das UPSs. Posteriormente, serão estudados outros trabalhos que poderão executar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de