Pular para o conteúdo principal

Policiais orientam estudantes sobre o risco das drogas

Paraná - Policiais civis da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) desenvolvem um projeto educativo, em parceria com escolas de todo o Paraná, para alertar sobre as consequências do uso de drogas. Profissionais do Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação (Cape) da Denarc ministram palestras em colégios e distribuem cartilhas explicativas, uma específica para os estudantes e outra para os professores. Nesta semana, a palestra foi para estudantes do Colégio Dom Orione, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Aproximadamente 300 adolescentes participaram das explicações sobre os riscos do uso de bebida alcoólica, cigarro, maconha, crack, ecstasy e outras drogas. 
Os policiais também compartilharam as experiências vividas no trabalho na Denarc, para que os alunos tenham conhecimento de casos reais provocados pelo uso de entorpecentes. 
“É importante deixar o tabu de lado e conversar sobre o tema em sala de aula, porque a facilidade na obtenção das drogas é muito grande”, diz a coordenadora do projeto, a policial civil Maria Cristina Venâncio.Explicações sobre as consequências do uso de drogas também devem ser dadas aos estudantes, eles precisam perceber que, quando a droga chega, a saúde, a família, o emprego vão embora. 
O policial Nelson Venâncio Filho, que integra o trabalho desenvolvido pela Cape, afirma que educar é essencial para afastar os jovens das drogas. Nós percebemos resultados positivos com as informações repassadas nessas conversas nos colégios, diz ele. 
O estudante Leonardo Mateus Matoski, de 15 anos, acredita que os conhecimentos repassados na palestra são úteis. É importante e verdadeiro, porque os policiais falam sobre as experiências que vivenciam todos os dias, diz Leonardo. 
A professora Flávia Barcia elogiou o trabalho desenvolvido pela Denarc. Foi muito produtivo, eles trouxeram uma cartilha com informações sobre como identificar um aluno que usou drogas, o que pode nos auxiliar, aponta ela. 

PREPARAÇÃO - As palestras só são ministradas em escolas que já fazem trabalho prévio de conscientização sobre os riscos das drogas, para que a compreensão seja mais ampla. Este é o caso do Colégio Dom Orione. A cada mês temos um tema que é desenvolvido em todas as classes, envolvendo alunos, professores, funcionários e famílias, explica a coordenadora pedagógica da instituição, Tereza Christina Silveira.

CARTILHAS - A cartilha distribuída pela Denarc aos estudantes, sobre consequências do uso de drogas, traz, em um material ilustrado, mitos e verdades sobre diversas substâncias, além da indicação de filmes que abordam o tema.
No material destinado aos educadores, a Denarc menciona estudos sobre tendências da utilização de drogas por adolescentes, além de possíveis abordagens e tarefas que podem ser feitas dentro do colégio, como a montagem de painéis informativos, jogos, feira de ciências e análise da publicidade. 

CONTATO - As escolas que já desenvolvem projeto de prevenção ao uso de drogas e que querem iniciar uma parceria com a Denarc ou tirar dúvidas podem entrar em contato pelo telefone (41) 3321-1920.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de