Pular para o conteúdo principal

Aeroportos do Paraná serão renovados com parceria dos governos federal e estadual

Paraná - O Paraná terá 15 aeroportos regionais renovados. O compromisso é do secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, que esteve reunido nesta terça-feira (28) com o grupo de trabalho para investimentos em aeroportos do Banco do Brasil, que vai disponibilizar recursos para ampliação de terminais em todo o País. Na reunião, ficou acordado que o Estado vai agilizar o processo de licenciamento ambiental e também dar suporte na etapa de desapropriação. “O Paraná já está executando estas ações nos aeroportos Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e Governador José Richa, em Londrina, ambos administrados pela Infraero. Sem este trabalho, os investimentos federais não poderiam ser executados. Por isto é importante a parceria”, disse Richa Filho. 
O Estado já fez o aporte de R$ 16 milhões nas desapropriações em Londrina e está com equipe em campo para levantar os custos das desapropriações dos terrenos no entorno do Aeroporto Afonso Pena. 
Na reunião, a Secretaria de Infraestrutura decidiu disponibilizar sua equipe da área ambiental para dar suporte aos técnicos do Banco do Brasil e auxiliar no processo de licenciamento. 
Os técnicos federais também se reuniram com o secretário de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, para discutir como trabalhar em parceria com o Estado. “Como gestores da política ambiental do Paraná, é importante formarmos esta parceria entre o governo estadual e o Banco do Brasil em prol do desenvolvimento com preocupação ambiental", declarou Cheida. 
Com as ações do Governo do Paraná, o Banco do Brasil e o Governo Federal poderão investir cerca de R$ 400 milhões em aeroportos da Infraero e quantia similar na modernização de 13 aeroportos regionais no Paraná. 
Segundo Viviane Giamberardino, responsável pelo modal aeroviário do Departamento de Fomento Municipal para Ações de Infraestrutura e Logística da secretaria, o transporte aéreo atua como fator de desenvolvimento para as cidades de menor expressividade econômica e com dificuldade de acesso. “O transporte aéreo também surgirá como decorrência do próprio desenvolvimento econômico, responsável pela geração de demanda por esse tipo de serviço”, explicou Viviane. 

REGIONAIS
– O Governo Federal lançou um programa para ampliar os aeroportos regionais. O governo estadual será um facilitador neste processo de modernização dos aeroportos.
Inicialmente, treze aeroportos regionais do Paraná receberão melhorias, localizados nos municípios de Bandeirantes, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória. 
A Secretaria de Infraestrutura e Logística está elaborando um plano aeroviário que, entre diversos itens, vai verificar a demanda de voos e de tipo de aeronaves dos 36 aeroportos regionais, incluindo os 13 apontados como prioritários pelo Banco do Brasil. As equipes já estão em campo e elaborando o estudo. Este levantamento vai atualizar os dados sobre o mercado aeroviário do Paraná cujo último levantamento foi feito em 1998.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meta da Sanepar é produzir 60% de água

Paraná - Até domingo (17), o abastecimento de água em Rolândia deve atender a 60% da população. O anúncio foi feito na manhã de hoje (15) pelo presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, durante entrevista coletiva na cidade. Profissionais da empresa, de várias regiões do Estado, estão trabalhando 24 horas por dia para a recuperação dos serviços de abastecimento na cidade. Em todo o Paraná, o sistema de Rolândia é o mais crítico. As chuvas do início da semana destruíram totalmente a unidade de captação e a estação de tratamento de água. Para garantir essa produção, a Sanepar está captando água de um poço alugado da Cocamar e vai colocar em operação ainda hoje um outro poço, na região do Conjunto Santiago. Empresas da cidade estão colocando à disposição dos moradores água de poços, que não é potável, mas pode ser utilizada para lavar roupa, tomar banho e fazer limpeza. Hoje, já foi restabelecida a energia elétrica nos sistemas danificados para que sejam feitas a limpeza e a desinfecç...

Operação Policial Prende 415 Pessoas Em Todo O Estado

Paraná  - A Polícia Civil desencadeou nesta quarta-feira (27/03) mais uma etapa da Operação Liberdade, em todo o Paraná. Quatrocentas e quinze pessoas foram presas. Destas, 194 são suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas e os demais por outros crimes. Foram apreendidos 49 armas de fogo, 59 quilos de maconha, 13 quilos de cocaína e 2,8 quilos de crack. A Operação teve a participação de 374 policiais civis da Divisão Policial do Interior (DPI) e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), além do apoio de policiais militares. “Esta nova etapa da Operação Liberdade demonstra uma Polícia Civil atuante que, em parceria com a Polícia Militar, identificou e tirou das ruas diversos traficantes”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Vasques.  “É um golpe muito forte contra os marginais de todo o Estado”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto. Segundo o delegado-titular da DPI, Julio Reis, operações como esta que vem s...

Governo garante benefícios e pede volta imediata às aulas

Paraná - O Governo do Estado e a diretoria da APP-Sindicato, que representa os professores da rede estadual, chegaram a entendimento sobre várias questões que levaram à greve da categoria. Em reunião nesta quinta-feira (19/02), no Palácio Iguaçu, os secretários Eduardo Sciarra (Casa Civil), Fernando Xavier Ferreira (Educação) e Dinorah Portugal Nogara (Administração e Previdência) reforçaram a intenção do Estado em seguir discutindo as reivindicações do sindicato e pediram a retomada das aulas no menor prazo possível. Entre os temas debatidos, houve acordo em relação às questões envolvendo benefícios da educação e demais servidores. “Há compromisso do governo em não encaminhar nenhum projeto que altere direitos e benefícios do funcionalismo”, afirmou o secretário Eduardo Sciarra. Ele também destacou que qualquer proposta de mudança no sistema de previdência do funcionalismo será debatida antecipadamente com os servidores. “A questão da Previdência será discutida antes de um novo ...