Pular para o conteúdo principal

Donetsk é alvo de ataques no Dia da Independência da Ucrânia

Mundo - Donetsk, reduto dos separatistas pró-Rússia, foi alvo de novos bombardeios no Dia da Independência da Ucrânia. Um hospital foi atingido, mas o atentado não deixou vítimas. Os poucos funcionários presentes conseguiram retirar as dezenas de pacientes.
Enquanto isso, milhares de ucranianos se reuniram no centro de Kiev para acompanhar o desfile militar, o primeiro desde 2009.
"Estou convencido de que a batalha pela Ucrânia, pela independência, será um sucesso", afirmou o presidente Petro Poroshenko à multidão, em um discurso antes do desfile.


Marinheiros marcham durante a parada militar do Dia da Independência da Ucrânia, no centro da capital, em 24 de agostoFoto: Gleb Garanich / Reuters
"A guerra chegou até nós por cima do horizonte, de onde nunca esperávamos" disse, em referência a Rússia.
"No século XXI, no centro da Europa, há uma tentativa flagrante de violar a fronteira de um Estado soberano sem declarar a guerra", disse. "É como se o mundo tivesse retornado aos anos 30, às vésperas da Segunda Guerra Mundial".
Poroshenko prometeu destinar 40 bilhões de grivnas (quase três bilhões de dólares) para rearmar nos próximos três anos o exército. O investimento é "apenas o início humilde" do renascimento do exército ucraniano, completou. O dinheiro será usado para comprar aviões, navios e helicópteros, disse.
A multidão, com roupas tradicionais e bandeiras nos ombros, cantou o hino ucraniano ao mesmo tempo que era hasteada a bandeira da Ucrânia na praça da Independência, conhecida pelo nome de Maidan.
A praça foi o epicentro dos protestos dos manifestantes pró-Europa que resultaram na queda do presidente pró-Moscou Viktor Yanukovytch em fevereiro.
Em Donetsk, reduto dos separatistas, os insurgentes prepararam o próprio "desfile", com material militar roubado do exército ucraniano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gleisi recebeu R$ 13,5 mi de empresas denunciadas no ‘esquema’ do Petrolão

Política - Um dos pontos na petição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entregue ao STF para investigar a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) está o pedido de pesquisa das doações eleitorais em favor de Gleisi, através do comitê financeiro e dos diretórios estadual e nacional para “identificar dentre os doadores, as empresas investigadas na Operação Lava-Jato”. Segundo a petição, Gleisi pode ter recebido os recursos desviados, em épocas de campanhas eleitorais, através de doações “oficiais”, devidamente declaradas, pelas construtoras ou empresas coligadas, diretamente para os políticos ou para o diretório nacional ou estadual do partido respectivo, “as quais, em verdade, consistiam em propinas pagas e disfarçadas do seu real propósito”. No levantamento das prestações de contas da petista, nas campanhas de 2010 e 2014, se constata ‘os três cantos’ mencionados pela petição do MPF. Nas duas campanhas,Gleisi recebeu R$ 13,5 milhões de empresas – a maioria empreiteiras – d...

A Diferença Entre Mau Caráter E Sem Caráter

Há situações com as quais a gente se depara que nos trazem algumas surpresas . Antes, ao observar as pessoas, tentava distinguir o caráter delas entre bom, ruim e tendente a... Creio que todos fazem isso, até mesmo como modo de se preservar, para evitar ou, pelo menos se distanciar de pessoas de caráter duvidoso . Entretanto, a soberba é algo aniquilador... e a soberba, no caso, foi minha, em achar que conseguia diferenciar bem esses indivíduos, a fim de me manter a salvo deles. Pois bem, eis que fui surpreendida por alguém mau caráter e por uma pessoa que inaugurou uma nova espécie: os sem caráter .  O "sem" aqui é no sentido de ausência mesmo. Pessoas que não sabem a que vieram , que ocupam o espaço, espalham sua (inútil) futilidade e são massas de manipulação para os seres que detêm o mínimo de caráter (bom ou ruim). Possuem o apelido de "maria-vai-com-as-outras" e, em termos de inaptidão para tomar uma decisão por si mesmas, conseguem sacanear os demais ...

A Origem Do Vidro

A origem do vidro é incerta. Apesar de ser uma das descobertas mais surpreendentes da humanidade, a sua história perde-se nos tempos e está envolta em mistérios. Não existem dados históricos precisos sobre a sua origem, mas sabe-se que foram descobertos objecto de vidro nas necrópoles egípcias, pelo que se supõe que o vidro já seria conhecido cerca de 4000 anos antes de Cristo. Alguns historiadores referem os navegadores fenícios como tendo sido os percursores da produção do vidro. A sua descoberta teria sido, como em muitas outras descobertas, completamente casual: ao prepararem as suas refeições, numa praia algures nas costas da Síria, fizeram uma fogueira e improvisaram “fogões” utilizando blocos de salitre e soda. Naturalmente que passado algum tempo começaram a notar que do fogo escorria uma substância brilhante que rapidamente ficava sólida. Poderá assim, ter sido este o momento da descoberta do vidro, o qual, após o grande desenvolvimento que o Império Romano lhe deu, c...