Pular para o conteúdo principal

Fazenda do Iapar celebra 105 anos com destaque na criação do Purunã

O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Florindo Dalberto, participaram na quinta-feira (09) da celebração de 105 anos da Fazenda-Modelo, do Instituto, em Ponta Grossa. A fazenda foi palco das pesquisas genéticas que resultaram na formação da raça de gado 100% paranaense, Purunã, reconhecida oficialmente pelo Ministério da Agricultura em abril deste ano.Ponta Grossa, 09/11/2017.Foto: Divulgação SEAB

O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e o diretor- presidente do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Florindo Dalberto, participaram na quinta-feira (09) da celebração de 105 anos da Fazenda-Modelo, do Instituto, em Ponta Grossa. A fazenda foi palco das pesquisas genéticas que resultaram na formação da raça de gado 100% paranaense, Purunã, reconhecida oficialmente pelo Ministério da Agricultura em abril deste ano.
Foram apresentadas as ações que estão acontecendo para a valorização e o fortalecimento da raça, atualmente com cerca de três a 4 mil animais sendo criados no País. A meta do Iapar é incentivar a reprodução de matrizes, devendo chegar a 3 mil até 2020.
O evento faz parte dos 45 anos do Iapar. Antes disso, a fazenda era de propriedade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Várias parcerias já foram estabelecidas, entre elas estão a Cescage, que propõe a multiplicação da raça com fertilização de embriões in vitro; a Associação de Criadores de Purunã, responsável pelo registro de animais e por torná-la conhecida em todo o País. E a parceria da Padrão Beef, de Cascavel; e está em andamento uma parceria com a rede de restaurantes Madero Prime.
A rede de restaurantes promete colocar carne de gado da raça Purunã para comercialização em suas lojas, após aprovar as características da carne como sabor, maciez e marmoreiro, bem ao gosto do consumidor.
Para Ortigara, a criação e a comercialização do Purunã representa uma opção moderna para pecuaristas e empresários, devido às características obtidas com a nova raça. “É gratificante ver um restaurante paranaense introduzir em sua linha comercial um produto de qualidade, também genuinamente paranaense, com a carne de gado da raça Purunã”, disse.
“Isso é resultado da evolução e da tecnologia empregada na agricultura e na pecuária do Estado. Quem quiser permanecer no campo, tem que estar antenado com as inovações tecnológicas e com o conhecimento”, acrescentou.

GADO PURUNÃ - O gado Purunã é genuinamente paranaense e foi desenvolvido por uma instituição de pesquisa pública, o Iapar. É derivado de cruzamentos das raças Charolês, Caracu, Aberdeen Angus e Canchim, e obteve características de carne aprovadas pelo consumidor como sabor, maciez e marmoreio.
A raça foi desenvolvida pelos pesquisadores José Luiz Moleta e Daniel Peroto, do Iapar, que desenvolveram os cruzamentos genéticos na fazenda Modelo, de Ponta Grossa.
Para o presidente do Iapar, Florindo Dalberto, o desenvolvimento da raça Purunã teve muito trabalho dos pesquisadores, muita ciência e inovação. “Esse trabalho nos enche de orgulho de ver essa transformação. E agora os parceiros vão dar continuidade com a difusão da raça”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tradução Simultânea - Porta Dos Fundos

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News