Pular para o conteúdo principal

Governo envia 900 kits para vítimas das chuvas em Cambará

Secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, verificou os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. Em todo o Paraná, perto de 2 mil pessoas foram afetadas pelos temporais - Foto: Rogério Machado/SECS

O Governo do Estado encaminhou 300 kits dormitório, 300 de kits higiene e 300 kits de limpeza para Cambará, uma das cidades mais afetadas pelos temporais que começaram no domingo (29) em todo o Paraná. A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, esteve no município nesta segunda-feira (30) e verificou os danos provocados pela chuva. O córrego Alambari transbordou, danificou perto de 150 casas e afetou a vida de cerca de 500 pessoas.
Fernanda visitou as áreas mais atingidas acompanhada do coordenador estadual da Defesa Civil e chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira Manoel, e da vice-prefeita Claudia Helena Negrão Batista. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, pelo menos 25 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram ser levadas para abrigo público.
“Desde a madrugada estamos monitorando, junto com a Defesa Civil, a situação de Cambará. Viemos verificar a situação com os moradores e fazer o atendimento emergencial com os kits para a limpeza e higiene. Em segundo momento o município fará levantamento para, em conjunto com o Governo do Estado, retomar a rotina”, disse Fernanda.

RECURSOS – Cambará pode acessar recursos do Benefício Eventual, da Assistência Social, destinado a calamidades públicas. Também pode solicitar pagamento especial do Bolsa Família, que adianta os pagamentos dos dois meses. No município, 1.774 pessoas recebem o benefício federal e, destas, 1.220 são acompanhados pelo programa Família Paranaense e recebem o complemento Renda Família Paranaense.
O município pode dispor ainda do Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e de Emergência. O valor liberado depende do número de famílias atingidas pelo desastre, conforme descrito no decreto de situação de emergência a ser homologado pelo governador.

EMERGÊNCIA – A decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública obedece a critérios explicitados no Formulário de Informações do Desastre (Fide), disponível no Sistema Informatizado da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (SISDC).

As informações servem para caracterizar o desastre, resultado de adventos naturais ou produzidos por humanos, que causem danos humanos, materiais ou ambientais. Os desastres são classificados em três níveis, de acordo com a intensidade e a necessidade de recursos estaduais, federais ou internacionais para normalizar a situação.
Cabe ao coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil incluir o Fide e informar a gravidade da situação em sua cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gleisi recebeu R$ 13,5 mi de empresas denunciadas no ‘esquema’ do Petrolão

Política - Um dos pontos na petição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entregue ao STF para investigar a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) está o pedido de pesquisa das doações eleitorais em favor de Gleisi, através do comitê financeiro e dos diretórios estadual e nacional para “identificar dentre os doadores, as empresas investigadas na Operação Lava-Jato”. Segundo a petição, Gleisi pode ter recebido os recursos desviados, em épocas de campanhas eleitorais, através de doações “oficiais”, devidamente declaradas, pelas construtoras ou empresas coligadas, diretamente para os políticos ou para o diretório nacional ou estadual do partido respectivo, “as quais, em verdade, consistiam em propinas pagas e disfarçadas do seu real propósito”. No levantamento das prestações de contas da petista, nas campanhas de 2010 e 2014, se constata ‘os três cantos’ mencionados pela petição do MPF. Nas duas campanhas,Gleisi recebeu R$ 13,5 milhões de empresas – a maioria empreiteiras – d...

A Diferença Entre Mau Caráter E Sem Caráter

Há situações com as quais a gente se depara que nos trazem algumas surpresas . Antes, ao observar as pessoas, tentava distinguir o caráter delas entre bom, ruim e tendente a... Creio que todos fazem isso, até mesmo como modo de se preservar, para evitar ou, pelo menos se distanciar de pessoas de caráter duvidoso . Entretanto, a soberba é algo aniquilador... e a soberba, no caso, foi minha, em achar que conseguia diferenciar bem esses indivíduos, a fim de me manter a salvo deles. Pois bem, eis que fui surpreendida por alguém mau caráter e por uma pessoa que inaugurou uma nova espécie: os sem caráter .  O "sem" aqui é no sentido de ausência mesmo. Pessoas que não sabem a que vieram , que ocupam o espaço, espalham sua (inútil) futilidade e são massas de manipulação para os seres que detêm o mínimo de caráter (bom ou ruim). Possuem o apelido de "maria-vai-com-as-outras" e, em termos de inaptidão para tomar uma decisão por si mesmas, conseguem sacanear os demais ...

A Origem Do Vidro

A origem do vidro é incerta. Apesar de ser uma das descobertas mais surpreendentes da humanidade, a sua história perde-se nos tempos e está envolta em mistérios. Não existem dados históricos precisos sobre a sua origem, mas sabe-se que foram descobertos objecto de vidro nas necrópoles egípcias, pelo que se supõe que o vidro já seria conhecido cerca de 4000 anos antes de Cristo. Alguns historiadores referem os navegadores fenícios como tendo sido os percursores da produção do vidro. A sua descoberta teria sido, como em muitas outras descobertas, completamente casual: ao prepararem as suas refeições, numa praia algures nas costas da Síria, fizeram uma fogueira e improvisaram “fogões” utilizando blocos de salitre e soda. Naturalmente que passado algum tempo começaram a notar que do fogo escorria uma substância brilhante que rapidamente ficava sólida. Poderá assim, ter sido este o momento da descoberta do vidro, o qual, após o grande desenvolvimento que o Império Romano lhe deu, c...