Pular para o conteúdo principal

Programa vai instalar caixas de água para famílias carentes

Programa incentiva instalação de caixas de água para famílias em vulnerabilidade social - Foto: Aliocha Maurício/SEDS

Cerca de 500 famílias de nove municípios paranaenses serão as primeiras beneficiadas pelo programa Caixa D’Água, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Sanepar. As famílias receberão auxílio financeiro para investir na mão de obra necessária à instalação de caixas de água. Na segunda fase, a intenção é levar o programa para cerca de 20 mil famílias em situação de pobreza, em todo o Paraná.
“Muitos não têm como armazenar água, o que prejudica o abastecimento em momentos de eventuais manutenções da rede pública”, explica a coordenadora do programa Família Paranaense, Letícia Reis. “O acesso à água é um item básico para garantir a saúde e a qualidade de vida”, completa.
Um estudo feito pela Sanepar e pela Secretaria da Família indica que a cada cinco casas paranaenses uma não tem caixa de água, o que representa 20% das residências. Entre a população com renda mensal abaixo de R$ 1,3 mil, a falta é ainda mais comum e é observada em 30% das casas.

SELEÇÃO – Para a seleção das famílias, foram escolhidas aquelas que cumpriam com os critérios do programa, como estar inserida no benefício da tarifa social da água, receber até meio salário mínimo e residir em área urbana com abastecimento de água pela Sanepar. Os materiais serão fornecidos pela Sanepar e caberá às prefeituras distribuir os kits às famílias que se enquadram nos critérios do projeto. “Esse desdobramento do programa Família Paranaense traz mais uma possibilidade de melhoria das condições de vida das famílias”, destaca Letícia.
O diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Junior, explica que o objetivo é que as famílias executem o projeto para que tenham garantida a continuidade no abastecimento. “A Sanepar fará treinamento, orientação de consumo e capacitação para execução do serviço”, destaca o diretor.
Segundo a coordenadora do Família Paranaense, isso também é uma forma de fazer com que as famílias se capacitem e possam, no futuro, prestar serviço para outras famílias e gerar renda.
Um dos municípios beneficiados é Nova Laranjeiras, que já atendeu 124 famílias pelo Família Paranaense. “Em nosso município, o programa Família Paranaense foi excelente. Conseguimos melhorar a qualidade de vida das pessoas que fazem parte do programa. Com o benefício da caixa d’água, as famílias poderão ter mais segurança no abastecimento de água”, avalia.

MUNICÍPIOS – O Família Paranaense dá prioridade aos municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). Os municípios contemplados com o projeto-piloto são: Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Criança pula de prédio para escapar de incêndio em Londrina

Londrina/PR - Uma menina de dez anos ficou ferida depois de pular de um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de condomínio da rua Pedro Marcos Prado, no bairro Lima Azevedo, em Londrina.  A criança teria pulado do prédio para fugir de um incêndio. Apesar da queda, a garota sofreu apenas contusão em um dos joelhos.  Os pais da menina permaneceram no apartamento para apagar as chamas, que teriam se iniciado na cozinha do imóvel.  O casal inalou bastante fumaça. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 39, apresentaram dificuldades respiratórias e vermelhidão em garganta e olhos.  A criança e a mulher foram atendidas pelo Siate e levadas para o Hospital do Coração de Londrina. O homem também foi atendido pelos socorristas, mas recusou encaminhamento hospitalar. Bonde News

Tradução Simultânea - Porta Dos Fundos